Lubavitcher Rebbe visita Lisboa

Entre os muitos refugiados que passaram por Portugal e Lisboa na fuga do Shoah estava o grande tzadik, o Rabino Menachem Mendel Schneerson, que mais tarde viria a ser o 7º Lubavitcher Rebbe. O Rebbe viajava da França com a sua mulher a Rebetsin Chaya Moussia, filha do 6º Rebbe.

Pouco se sabe sobre a estadia do Rebbe em Portugal já que falta fazer um trabalho de pesquisa nos arquivos nos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna. O que se sabe e que deixou Portugal no dia 17 de Sivan 5701 (12 de Junho 1941) no navio Serpa Pinto da Companhia Colonial de Navegação para Nova Iorque. Viajaram 1ª Classe, Porão. A mala de viajem utilizado para a travessia do Atlântico ainda existe na sede do movimento Lubavitch em Nova Iorque.

Nos acervo do Rebbe existem notas para uma palestra, escritas durante a estadia em Portugal, sobre um texto bastante obscuro, tirado do tratado de Sanhedrim do Talmud, sobre a vinda de Moshiach: "O filho de David só virá quando procurarão um peixe para os doentes e nenhum será encontrado."

Desconhece-se onde o Rebbe deu a sua palestra mas será que foi no nosso Centro ou na sinagoga Ohel Yaakov?

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links