Comunicado sobre o falecimento do Papa

A SUA EMINÊNCIA, O SENHOR CARDEAL PATRIARCA DE LISBOA, D. JOSÉ POLICARPO

A Comunidade Israelita de Lisboa apresenta a Sua Eminência, o Senhor Cardeal Patriarca e a toda a Igreja Católica Portuguesa, os mais sentidos pêsames pelo desaparecimento de Sua Santidade, o Papa João Paulo II.

Foi com grande pesar e emoção que soubemos do seu falecimento e inclinamo-nos perante a coragem que demonstrou face à doença que o atingiu dolorosamente nestes últimos anos.

João Paulo II foi um exemplo de fé, feita de compaixão e solidariedade com os mais pobres e oprimidos deste mundo, que toca e comove todos os crentes, independentemente da religião professada. Foi também um homem que se ergueu sempre pela liberdade e contra a tirania, e por isso será igualmente lembrado.

A Comunidade Israelita de Lisboa saúda a obra de aproximação entre Católicos e Judeus à qual o Papa se consagrou ao longo do seu magistério. Em diversos momentos e em locais e circunstâncias altamente simbólicas, o Papa mostrou a via do diálogo e da reconciliação, em particular, com a sua visita inédita à Sinagoga de Roma em 1986, onde classificou os judeus como os irmãos mais velhos da Igreja e onde manifestou a sua dor profunda perante o horror do Holocausto.

Em Março de 2000, a sua visita a Jerusalém constituiu um imenso progresso no diálogo pacificado entre Católicos e Judeus. João Paulo II deixou na nossa memória essa imagem absolutamente histórica do seu recolhimento perante o Muro Ocidental, vestígio do Templo e local sagrado para os judeus, quando retomou a tradição judaica de aí colocar uma oração escrita.

Por todas estas razões, a morte do Papa João Paulo II deixa um grande vazio, mas simultaneamente a esperança de continuidade da sua obra.


O Presidente                                         A Vice-Presidente
José Oulman Carp                                  Esther Mucznik


Lisboa, 3 de Abril de 2005

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links