Além de jejum, cujos detalhes vou explicar
separadamente, existem duas categorias de "actividades"
que são proibidas em Tish'a BeAv 1. Actividades
relacionadas com o "prazer" e 2. Actividades
relacionadas à alegria ou que possam distrair-nos do
clima de luto. Nos abstemos delas para expressar ou
desperar um estado emocional de tristeza.
A primeira categoria inclui as seguintes acções:
Banhar-se: O mesmo que Yom Kippur, tomar um banho, ou
duche ou lavar-se por prazer, relaxar-se, ou conforto é
proibido em Tish'a BeAv. No entanto, se uma parte do
corpo está suja, pode-se lavá-la. Lavar a boca não é
permitido em Tish'a BeAv. Muitos rabinos autorizam a
usar lenços humedecidos para limpar a cara, as mãos, etc,
porque não é considerado banhar-se. Podemos lavar as
mãos para Netilat Yadaim de manhã, porque é para Mitzva
e não por prazer. O costume, porém, é despejar a água
apenas nos dedos.
Sicá: Usar perfumes ou cremes para o prazer ou o conforto não é permitido. Cremes médicos são permitidos. Usar desodorizante é permitido.
Neilát Sandal: os sapatos de couro são considerados um item de luxo por isso durante Tish'a BeAv não podemos usá-los. Outros artigos de couro, como um cinto são permitidos.
Tashmish Mitá: As relações conjugais são suspensas em Tish'a BeAv como se fosse tempo Niddah (período da menstruação e semana seguinte). Se a noite do Mikveh da mulher, calhar na véspera de Tisha BeAv (segunda-feira 08 de agosto) a Tevilá tem que ser adiada para a noite seguinte.
Há
algumas outras actividades que
são proibidas em Tish'a BeAv,
seja porque envolvem alguma
expressão de felicidade, prazer,
alegria, ou porque nos distraem
de atingir o clima de tristeza e
luto que é apropriado para o dia
mais triste do calendário
judaico.
É por isso que em Tish'a BeAv
não é recomendado trabalhar. O
trabalho irá desviar as nossas
mentes da sensação de dor.
Abster-se de trabalhar em Tisha
BeAv, no entanto, não é uma
proibição formal, mas sim
opcional, dependendo em última
instância, de se for uma
tradição da família, e da
situação financeira e
profissional.
Estudo de Torá: Em Tish'a BeAv
não estudamos Torah, pois
estudar Torá é considerada uma
actividade que da prazer. Nós é
permitido só ler e estudar
livros ou textos com teor
"triste", como o livro de Jó ou
Ekha, Josefus Flavius, etc
Tefilin: É costume não usar
Tefilin de manhã. Os Tefilin são
um sinal de "honra", uma coroa
nas nossas cabeças que declara
que somos o povo de Deus. Na
nossa sinagoga usamos Talit e
Tefilin em Minchá. Em Israel, o
Minhag Sefradita de Jerusalém é
usar Talit e Tefilin inclusive
em Shacharit, rezar toda a
oração, tirar Talit e Tefilin e
logo sentar no chão a dizer as
Kinot e o livro de Ekhá. .
Cumprimentas: Não cumprimentamos
uns aos outros, conforme o
costume, porque o nosso humor
está num estado de espírito de
luto.
Sentar-se no chão: Neste dia é
costume que durante a leitura de
Meguilat Ekha as pessoas não se
sentam nos bancos da sinagoga,
mas no chão, enquanto as luzes
se apagam, também como uma
indicação de luto.
Nosso sábios garantiram-nos que
aqueles que choraram a
destruição de Yerushalaim terão
o mérito de se alegrar com a
reconstrução dela, B’H em breve,
em nossos dias!
Malka di Martino
Rabino Eliezer Shai di Martino