Mensagem de Shmuel Tevet

Embaixador de Israel em Portugal

(inclui carta de Moshe Katsav, Presidente do Estado de Israel)

Representar o Estado de Israel nesta ocasião tão emocionante é para mim uma enorme honra.

Uma primeira pedra representa sempre o inicio de uma nova etapa, e há exactamente 100 anos atrás, iniciou-se neste local, não só o processo de construção da Sinagoga, mas também um processo de restauração da confiança do povo judeu no Estado português e iniciou-se um processo de construção de um centro espiritual para a renovada comunidade judaica em Lisboa.

A presença do Presidente de Portugal, hoje aqui na Sinagoga, simboliza a liberdade religiosa e ritual existente neste país democrático e pode servir como exemplo fundamental para outros países da Europa.

Numa ocasião tão especial como esta, fui designado pelo Presidente do Estado de Israel, para lhe transmitir, Dr. Samuel Levy, na qualidade de Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, e através de si, a cada membro da comunidade, a seguinte missiva traduzida para português:

Carta de Moshe Katsav, Presidente do Estado de Israel


Dr. Samuel Levy
Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa

Caro Dr. Levy,
Tenho o prazer de enviar-lhe de Jerusalém, a capital de Israel e do povo judeu, saudações pelo 100º aniversário da Sinagoga "Shaare Tikva" de Lisboa.

Depois da destruição do Segundo Templo, as Sinagogas foram o local de oração e de estudo para o povo judeu, e também um ponto de convergência da vida e existência judaica, ao longo de gerações de exílio da sua terra natal. O livro de orações uniu os judeus que se encontravam espalhados pelo mundo.

A vida judaica em Portugal tem raízes que datam do inicio da história de Portugal. É uma narrativa de luzes e trevas - de grandes feitos e acontecimentos trágicos da Inquisição.

Nós temos gratas lembranças e grande respeito pelos justos entre as Nações - Sr. Aristides de Sousa Mendes, que salvou a vida de milhares de judeus durante os dias negros do Holocausto.

O último ano e meio tem sido difícil para o Estado de Israel e para o povo judeu. Ataques terroristas e o ressurgimento do anti-semitismo, especialmente na Europa, têm despertado as memórias do passado judaico.

Creio que unidos, com determinação e fé, venceremos a nossa luta para alcançar a paz e a segurança.

Com os meus melhores cumprimentos,

Moshe Katsav
Presidente do Estado de Israel

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links