Summer University 2002

Confiança no Futuro

A paisagem com que fomos brindados à chegada a Wengen era deslumbrante. E quando somamos a tudo isto a celebração constante da alegria de ser Judeu, vivida em uníssono por quatrocentos e trinta jovens de toda a Europa, obtemos a receita ideal para uns dias que dificilmente serão esquecidos por quem os viveu. Como se vem repetindo pelo 19º ano consecutivo, realizou-se entre 25 de Agosto e 1 de Setembro a Summer University, o mais importante evento anual organizado pela EUJS (European Union of Jewish Students). Escolhendo como país anfitrião a Suiça, os organizadores de Bruxelas contaram com a preciosa ajuda dos membros da União Suiça de Estudantes Judeus, que contribuíram com toda a sua experiência e entusiasmo para uma das melhores Summer Universities dos últimos tempos. O mote escolhido para este ano e que serviu de ideia de ordem durante toda a semana foi a ideia de Confiança: Trust, era este o tema. Confiança em tudo: no nosso passado e na nossa História, no nosso presente e na nossa capacidade de construir as bases para um mundo melhor e, acima de tudo, no nosso futuro e em nós próprios! Foi em torno desta ideia, tão simples mas tão poderosa e cheia de potencial, que várias palestras se foram sucedendo ao longo dos dias. Conferencistas vindos de todo o mundo foram recebidos com salas cheias e estudantes curiosos de descobrir mais. As grandes questões em debate foram, inevitavelmente, Israel e o conflito existente no Médio Oriente. Não podemos, aliás, deixar de citar alguns nomes que enriqueceram esta semana com todo o seu conhecimento, tais como os de David Harris, Director Executivo do American Jewish Comitee, Isi Leibler, Vice Presidente do Congresso Mundial Judaico ou Hagai Sagal, especialista em questões do Médio Oriente, só para citar alguns nomes.
Foi uma semana inesquecível, enriquecedora e motivante e a sua descrição não estaria completa se não fosse mencionado um facto muito importante, relacionado com a delegação portuguesa. Este ano embarcaram de Lisboa sete jovens com destino à Suiça: Ana Arié, Diana Kolinski, Sara Mucznik, Débora Ettner, Diana Ettner, José Miguel Weinberg e David Ruah. A esta lista temos necessariamente que juntar o nome do Michel Wizenberg que veio de Londres juntar-se à delegação portuguesa e de Marta Mucznik, que desde Bruxelas vem desempenhando brilhantemente o cargo de Directora Executiva da EUJS. É um grupo significativo, numeroso e bem demonstrativo de que esta geração quer fazer qualquer coisa pelo seu futuro judaico!
Não percamos nunca o entusiasmo e a alegria de sermos Judeus que vivemos todos os dias durante aquela semana. Temos que ter confiança, em nós e no nosso futuro! Só assim daremos continuidade a tudo o que vivemos na Suiça e só assim seremos capazes de transportar aquela magia até Lisboa.

Jovem da CIL participa de tradicional Campo de férias judaico na Califórnia

Neste verão, estive um mês num campo de férias judaico nos Estados Unidos. Quero começar por dizer que me é quase impossível descrever a experiência, porque foi extraordinariamente intensa.
O campo de nome BCI (Brandeis Collegiate Institute) teve a duração de 25 dias, em Brandeis, perto de Los Angeles, na Califórnia, com 60 jovens vindos de todo o mundo. Acordávamos todos os dias às 6.45 da manhã e íamos trabalhar no campo até às 9h. Depois do pequeno almoço, às 10h, tínhamos uma hora e meia de artes (música, pintura, escrita criativa, dança ou teatro), a seguir uma hora de Beit Midrash e depois do almoço tínhamos tempo livre.
O campo tem 3000 hectares rodeados de montanhas. Podíamos dormir lá fora, por baixo das estrelas e acordar com o nascer do Sol. Tem cavalos, piscina que utilizávamos durante o tempo livre. À noite antes do jantar aprendíamos sempre música ou dança israelita e depois do jantar havia sempre o programa da noite. Tanto o Beit Midrash como o programa da noite contavam com a presença de rabinos, sobreviventes do holocausto, artistas...
O Shabbat era celebrado duma maneira maravilhosa e os serviços eram lindos e muito alegres.
Conheci lá todos os tipos de judaísmo. É um campo muito aberto no qual cada um expressa o seu judaísmo da maneira que quer e sente. Foi uma das experiências mais enriquecedoras e marcantes da minha vida e aconselho a todos os jovens entre os 18 e os 26 a irem lá!
Sara Mucznik (jovem da CIL e madrichá do Movim. Juvenil Dor Chadash)

Guil Hazaav – Novo Projecto da CIL

É com imensa satisfação que comunicamos o início de mais um projecto que marca o actual processo de revitalização da CIL. Trata-se do novo Grupo Guil Hazaav. Após a criação do Movimento Juvenil Dor Chadash são agora os menos jovens que tem seu espaço cativo na comunidade, espaço este cujas actividades iniciaram com muito sucesso durante o mês de setembro, numa agradável tarde que contou com a presença de 15 participantes que, durante quase 2 horas participaram activamente da apresentação deste novo projecto, quando houve também muita música, ginástica, alegria e descontração. O Grupo Guil Hazzav é dirigido para adultos a partir dos 60 anos que acreditam que a velhice é apenas um estado de espírito e não uma imposição do tempo, e que cada indivíduo pode e tem o direito de decidir se a quer assumir ou não como sua realidade de vida. Os que não querem já decidiram: preferem estar em actividade, pois a actividade é o segredo para eterna juventude e a longevidade. Música, palestras, bingos, poesias, apresentações artísticas, ginástica, lanches, passeios e comemoração das festividades judaicas são algumas das actividades que serão oferecidas aos participantes nesta nova iniciativa da CIL que nada verdade é a forma mais honrosa de dar a estas pessoas a dignidade e respeito que merecem pela história de vida e pelo representam à comunidade. Os encontros serão inicialmente quinzenais e ocorrem às 5ª feiras 15:30h às 17:00h na sede da CIL à Rua do Monte Olivete, 16 - R/C. Mais informações e inscrições através de nossa secretaria pelo tel. 21 3931130.
Marcos Prist
Director executivo da CIL

Actividade do Dor Chadash em Rosh Hashaná

O movimento Juvenil Dor Chadash realizou actividades especiais para jovens e crianças por ocasião de Rosh Hashana. Apesar do mau tempo que se fez notar durante os dias de Rosh Hashaná, contamos com a participação de cerca de 20 chanichim (educandos) que participaram activamente das actividades lúdicas e interactivas alusivas ao ano novo judaico. Os jogos realizados deram às crianças um conhecimento que, por muito ligeiro que fosse, as integrou na festa. Perguntas sobre o significado de Rosh Hashana, sua relação com o Iom Kippur, os símbolos, tradições e costumes já podem certamente ser dadas pelas crianças que participaram nesta actividade. Com isto sentimos que estamos a alcançar o nosso objectivo, que é o de dar aos chanichim uma base e noção de nossa rica história, cultura e religião.
Débora Ettner e Nuno W.Martins
Madrichim do Dor Chadash

Rosh Hashaná no Jewish Linha Club

Realizou-se no dia de 6 de Setembro, o jantar de Rosh Hashaná do JLC na bonita Quinta de Sto. Antonio na Malveira da Serra. A coordenação do grupo esmerou-se na organização do evento ao qual compareceram cerca de 50 pessoas. Uma noite de agradável convívio e muito significado para todos os presentes.

Comemoração de Sucot na CIL

A Festa de Sucot foi intensamente comemorada este ano na CIL. Além de um actividade especial sobre a festa realizada na Sinagoga no dia 22 de setembro pelo Movimento Juvenil Dor Chadash para jovens e crianças no, realizou-se também 2 dias depois, uma grande festa para toda Comunidade que contou com a presença de dezenas pessoas, entre as quais as sempre prestigiosas presenças do Embaixador de Israel em Portugal – Sr. Shmuel Tevet e sua esposa Nava Tevet . Também o novo Cônsul de Israel – Sr. Yaacov Zahari e sua esposa estiveram presentes. Todos participaram activamente de uma noite curta, mais muito intensa e agradável, que iniciou com mensagens e muita música dança – uma tradicional “Hora”.

Em seguida o Sr. Embaixador de Israel – dirigiu conduziu gentilmente o Kidush e bençãos de Sucot sob a bela SUCÀ construída no pátio da Sinagoga e especialmente decorada pelos jovens do Movimento Juvenil Dor Chadash, momento este que confraternizou e integrou a todos, crianças, jovens e adultos dentro de espítiro desta tradicional festa judaica. Para fechar a noite todos puderam saborear o delicioso jantar sempre preparado com muito carinho pela Sra. Rebeca Assor. O evento contou também com a presença de David Bar on – Presidente Mundial do International Israel Bonds, que estava de visita à Portugal.

Sessão de Autógrafos de Susana em Lágrimas na FNAC

Alona Kimhi, a escritora israelita de quem a ASA publicou recentemente o romance Susana em Lágrimas, traduzido directamente do hebraico por Lúcia Liba Mucznik, esteve na FNAC do Centro Comercial Colombo, no dia 20 de Setembro para autografar o seu livro. O livro, já anunciado no último Tikvá, tem sido um sucesso de vendas, mais de 10 mil, estando há várias semanas no top de vendas. Foi traduzido para numerosas línguas, tendo o editor destacado a qualidade da tradução portuguesa.

Fundada a Associação inter-religiosa Universos

No passado dia 29 de Agosto, foi fundada a Associação Universos, associação para o diálogo inter-religioso que congrega pessoas individuais e não confissões ou comunidades. Entre os seus fundadores encontram-se pessoas pertencentes a diferentes religiões e o objectivo desta associação é desenvolver o estudo, o conhecimento, a divulgação e o diálogo entre as diferentes religiões e entre estas e a população portuguesa. É uma associação aberta a todos os interessados.

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links