Eleita a nova direcção da CIL

Domingo, 6 de Outubro de 2002, 15h

ELEITA NOVA DIRECÇÃO NA CIL

Teve lugar no passado Domingo, 6 de Outubro, a assembleia geral mais concorrida dos últimos anos na nossa comunidade. O primeiro ponto da ordem de trabalhos iniciou-se com a apresentação, pelo Presidente demissionário, Dr. Samuel Levy, do relatório  de actividades e contas da anterior direcção, relatório que foi amplamente discutido e aprovado por larga maioria. Entre os assuntos que mereceram um debate mais aceso, estiveram os problemas da educação religiosa e o papel do rabino, a questão da casherut, e os problemas financeiros, entre outros. Nos aspectos mais positivos da anterior gestão salientou-se a contratação de um Director Executivo profissional para a CIL, cujo importante papel na organização e dinamização comunitária foi destacado. O segundo ponto da ordem de trabalhos foi dedicado à eleição da única lista candidata, encabeçada pelo Dr. José Oulman Carp e que constitui, uma grande renovação, não apenas nos nomes que inclui, mas na idade e representatividade comunitária.

A lista foi eleita com base num programa que foi apresentado pelo Dr. José Oulman Carp com os votos favoráveis da esmagadora maioria dos presentes.

Esther Mucznik

   

 

Board / Direcção
 

Presidente

Jose Oulman Carp

 

 

Vice-Presidente

Esther Mucznik

Vice-Presidente

Ronald Brodheim

 

 

Tesoureiro

José Salomão Ruah

 

 

Secretário

Vera G. Ferreira

 

 

Vogal efectivo

Clara K. Cassuto

Vogal efectivo

Charles Arie

Vogal efectivo

Salomão Kolinski

Vogal efectivo

Arnaldo Grossman

 

 

Vogal Suplente

Sonia Bernfeld

Vogal Suplente

Eva Ettner

 

Objectivos e programa

União, mobilização e motivação da comunidade (jovens e menos jovens)

Incrementar o trabalho de organização e dinamização comunitária, levado a cabo pelo Director Executivo da CIL, Marcos Prist.

Resolver a curto prazo o problema do Centro Israelita. Criar um clube com sede própria, para promover a reunião social, cultural e recreativa dos membros da CIL, eventualmente nas instalações do Centro Israelita.

Associar os membros da comunidade ás actividades e decisões da direcção, através da organização de reuniões comunitárias mais frequentes, quer gerais, quer temáticas; da instituição de um Conselho Consultivo de membros representativos da CIL; do melhoramento do Tikvá para se tornar de facto um elo de ligação comunitária. 

Educação religiosa

Promover a educação religiosa sem a qual a comunidade desaparecerá a médio prazo, estimulando a liderança espiritual da comunidade e levando a cabo uma educação nos valores da religião, de acordo com as tradições da Comunidade.

Serviços e Actividades

Incrementar a oferta de actividades e de serviços comunitários, nomeadamente os serviços religiosos na Sinagoga, em torno dos objectivos comuns e conglomerar no seu seio novos membros.

Gestão Financeira e Imobiliária

Planear profissionalmente a gestão financeira da CIL e do seu património imobiliário e, através de inversões deste último, garantir fundos para fazer frente aos custos correntes e extraordinários da instituição. Inverter a grave tendência deficitária dos exercícios dos últimos anos, que tem vindo a ser coberta com a “delapidação” do património. No prazo de seis meses, apresentar à AG uma proposta para a quotização dos seus membros e/ou eventuais custos dos serviços requisitados.

Organização Administrativa

Incrementar a reorganização, já em curso, de todos os serviços administrativos da CIL por forma a que possam servir os seus membros da melhor forma.

Papel institucional da CIL e o seu envolvimento civil e religioso

Reforçar o papel institucional da CIL, na defesa dos interesses dos seus membros e reforçar o seu envolvimento no meio e no país, dialogando e interagindo com as autoridades e instituições civis e religiosas. Estar em permanente contacto com Israel e com o mundo judaico em Portugal e no estrangeiro. A criação, a prazo, da Federação das Comunidades Judaicas em Portugal insere-se neste objectivo.

Património histórico judaico

Manter e recuperar o nosso património histórico (sinagoga, cemitério), incluindo a instalação de um museu judaico, envidando todos os esforços para que o grosso do esforço financeiro para este fim seja suportado pelo Estado português, assim como por instituições judaicas internacionais vocacionadas nesse sentido.

Estatutos

Apresentar à AG no prazo de um ano uma reformulação dos estatutos da CIL, tendo em conta a nova Lei de Liberdade Religiosa, redefinindo a sua missão, valores e objectivos.

Grupo Guil Hazaav - Espírito Jovem

Com força total ! É assim que se define o início das actividades do simpático e recém criado Grupo Guil Hazaav que em apenas 03 actividades já conta com cerca de 15 participantes com idade a partir dos 60 anos. Senhores e senhoras que chegaram de coração aberto, cheios de vontade e com o espírito juvenil e que vem participando intensamente das actividades musicais, sociais e até físicas desenvolvidas com este grupo. O Guil Hazaav prepara-se agora para sua primeira apresentação artística que ocorrerá na Festa de Chanuká da Cil, no início de dezembro. As actividades ocorrem quinzenalmente, às 4ª feiras - das 15:30 às 17:00 na sede em Monte Olivete. As inscrições seguem abertas. Participe e desperte o jovem que há dentro de si !

     

Comemoração de Simchat Thorá na CIL

Foi com muita alegria e animação que comemorou-se no final do mês de setembro a Festa de Simchat Thorá da CIL. Após o serviço de Arbit, dezenas de pessoa, entre as quais crianças, jovens e adultos cantaram e dançaram alegremente, reverenciando e honrando a Thorá, como manda esta data. Para encerrar a noite, todos saborearam um delicioso jantar.

   

Portugal-Israel - Casos de Sucesso Empresarial

O Ministro da Economia, Carlos Tavares entregou os prémios de sucesso empresarial às empresas que se destacaram nas suas relações comerciais com Israel, numa cerimónia que teve lugar no dia 08/10/02, pelas 18h30 na Associação Comercial de Lisboa. O evento, organizado pelo departamento comercial da Embaixada de Israel e pelo Icep Portugal - Investimento Comércio e Turismo, pretende promover e aplicar o conceito de diplomacia económica ao incentivar as trocas comerciais entre os dois países, através da conjugação de sinergias entre a via diplomática e económica. Ao nível da importação e representação de empresas israelitas foram galardoadas as seguintes empresas: Irricampo e Hubel Comercial (irrigação), Henrique Fiel Lourenço (frutos tropicais), M. Medina Têxteis e Visater (químicos), Lusis, Compta, Pahldata e Edisoft (telecomunicações e software), TAV (consultadoria), Medeuropa (cápsulas para diagnóstico) e SVEP(pulseiras electrónicas). Entre as empresas a ser galardoadas devido ao seu volume de exportação para Israel encontram-se: a SPEM e Edilasio Carreira da Silva (moldes), a Ricardo Gallo e Atlantis (vidro e cristais respectivamente), Amorim (cortiça), SONAE (plásticos), TEMA (mobiliário), Conservas Portugal-Norte, FITOR (têxteis), SANINDUSA (materiais de construção) e Manuel Marques Herdeiros (cutelaria). O prof. Abecassis Empis , nomeado pelo então ministro Mariano Gago para corresponder a uma inciativa israelita de promover as relações tecnológicas entre os dois países, foi a individualidade laureada pelo seu papel de elo de ligação entre empresas dos dois países, sobretudo no sector da biotecnologia. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas na cerimónia, entre elas o presidente da Câmara de Comércio Israel Portugal, Sr Michael Itzhar, o vice- presidente da Câmara de Comércio Portugal-Israel, Sr Oulman Carp, homens de negócios, representantes do ministério da economia, membros da comunidade
israelita e individualidades.

Presidente da Fisesp visita Lisboa

O Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Natan Berger e sua esposa estiveram de à Lisboa no início do mês de outubro. Apesar de tratar-se de uma viagem turística, o líder comunitário encontrou-se com o Director Executivo da CIL- Marcos Prist e sua esposa Lilian Prist, num agradável jantar, no qual puderam trocar impressões e informações a respeito das respectivas comunidades em que actuam.

Educação Moral e Religiosa Católica fora do Currículo Escolar

Na sequência de numerosos protestos de diversos sectores da sociedade portuguesa, o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, promulgou o decreto-lei de revisão do Ensino Básico, retirando a Educação Moral e Religiosa das 25 horas que compõem o currículo escolar do 1º ciclo. Esta passará assim a ser extra-curricular, a pedido dos pais, como está contemplado na Lei de Liberdade Religiosa. Na realidade, em Portugal, onde a separação do Estado com a Igreja data da Revolução Republicana, em 1910, e onde foi recentemente aprovada a Lei de Liberdade Religiosa que consagra essa mesma separação, a decisão governamental de inclusão no currículo escolar da Religião e Moral para além de representar um retrocesso na liberdade religiosa, era claramente inconstitucional.

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links