Mensagem do Rabino

4 Pensamentos Errados

bulletO Judaísmo é tudo ou nada.
bulletAlguns Judeus pensam que são melhore do que outros.
bulletA religião acaba com a diversão das nossas vidas.
bulletSer um Judeu observante é um escape.

1. "O Judaísmo é tudo ou nada."

"Todos estes preceitos para cumprir? Estás a gozar!"

Algumas pessoas pensam que se cumpres todo o programa Judaico, não vale a pena começar. O Judaísmo Tradicional é uma proposta de tudo ou nada? Imagine que encontrava uma mina de ouro. Deixaria todo o ouro só porque sabia que não podia encontrar todas as minas do mundo?

Esta é a única mina de ouro que nos fará ricos para o resto da vida. Cada Mitzva é uma mina de ouro. Se cumprimos uma parte de alguma Mitzva, as nossas vidas enriquecerão para sempre. O Judaísmo é um processo, uma viagem onde cada paragem conta. Não é um tudo ou nada. O que podermos fazer hoje será grandioso. Devemos é fazer, um passo de cada vez.

2. "Alguns Judeus pensam que são melhores do que outros."

Alguma vez conheceu um Judeu que menosprezava qualquer um que era menos religioso do que ele? Pode ser preconceituoso, condescende e um verdadeiro desvio do Judaísmo, mas de acordo com a Torah poderemos saber quem é um bom Judeu?!
Se um terrorista ordenasse ao maior Rabino da Terra matar um ladrão sob pena de ser morto, o Rabino não o pode matar, mesmo se isso o salve a vida. Porquê? Será por acaso a vida deste rabino será mais apreciada por D´us que a de um qualquer criminoso?

O Talmud ensina que nada pode julgar o valor de outra pessoa, porque ninguém sabe onde estão as pessoas na escada da vida, onde começou e quantos degraus subiu. Talvez o ladrão, de acordo com as circunstâncias da vida, tenha que tomar decisões maiores e mais difíceis que o Rabino mais Pio. Deixemos de preconceitos passemos a respeitarmo-nos mutuamente.

3- " A Religião acaba com a diversão nas nossas vidas."

O Judaísmo refere-se a D´us como o nosso Pai Celestial. Assim como os nossos Pais querem que tenhamos tudo de bom para nós, o Todo Poderoso também o quer. Ele quer que nos sintamos o melhor possível! A palavra "Torah" significa "instrução" porque contém as instruções para aprender a viver. Os computadores vêm com grandes e grossos manuais de instrução e sem eles estamos perdidos. A vida é muito mais complicada e se queremos tirar o melhor dela, um "set" de instruções seguro pode fazer a diferença. Há mais de 3000 anos que a Torah nos ensina como construir uma vida com significado e conteúdo e como maximizar o nosso prazer. Não se conforme só com uma Banana Split, assegure-se de receber o melhor, uma satisfação duradoura. É isto que o Judaísmo nos vem a ensinar.

4-"Ser um Judeu observante é um escape."

"É uma muleta." "Não estou preparado para dar este salto de fé." "Não tem que pensar nunca mais." Longe de ser um escape, o Judaísmo ensina-nos que somos responsáveis por todo o Mundo. O Talmud diz que cada um de nós deve sentir que o Mundo foi criado especificamente para Ele e a Sua responsabilidade é cuidar deste Mundo.

Os nossos Heróis são justos e estudiosos porque durante mil anos os Judeus foram um "noviazgo" com o estudo sobre a vida e desejosos de crescer.

A Torah é um Guia e um standard de ética que rege a nossa conduta, contudo, depois do estudo vem a parte difícil, que é a de aplicar estes princípios morais e viver de acordo com eles na dura e difícil existência diária. "É um salto de Fé?" Não. Isso não é Judaísmo. O primeiro dos Dez Mandamentos é saber que existe um D´us, o qual se opõe ao conceito de crer. Ser um honesto intelectual, não é um produto da sociedade. Devemos escutar as provas e começar a construi uma base racional para as nossas crenças, quaisquer que elas sejam.

Rabino Shlomo Vaknin

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links