Livros

"Em Defesa dos Judeus" - Padre António Vieira - Contexto Editora

Em 1643, uma voz ousava lembrar ao rei de Portugal, D. João IV que os judeus eram do mesmo sangue de Cristo e, por essa razão, não fazia qualquer sentido persegui-los.

Essa voz era do Padre António Vieira, cujos textos em defesa dos judeus portugueses perseguidos pela Inquisição são editados neste livro.

"Vidal e o seus" - Edgar Morin - Instituto Piaget

A história de Vidal Nahum, pai do escritor, um dos sobreviventes do mundo desaparecido da Salónica Sefardita. Através da sua vida é toda a cultura judaico-espanhola que é evocada neste livro.

"A Demanda de D. Fuas Bragatela", de Paulo Moreiras, Temas e Debates

Embora este tema não esteja directamente ligado ao Judaísmo, a epopeia deste aventureiro medieval leva-nos ao encontro de Judeus medievais. Às vezes é bom navegarmos por outros mundos. Um regresso a uma aventura quixotesca faz esquecer o mundo em que vivemos.

"Os Marranos em Portugal" 1920-1950

Publicado por nosso querido amigo Arnold Diesendruck. Arnold viveu a sua infância e juventude em Lisboa e era filho do Revº Mendel Diesendruck que foi Rabino de nossa Comunidade de 1930 a 1953 e membro activo de nossa juventude. Estudo sobre o Marranismo em linguagem agradável e acessível. Regista as rezas e orações hebraicas misturadas a expressões características do catolicismo, evidência dos esforços que os marranos faziam para manter sua tradições. Transcreve a íntegra do auto de fé contra Brites Henriques, um caso exemplar de como funcionava a máquina de repressão que deixou marcas e conhecimento suficiente para alimentar a tecnologia do horror da perseguição e da iniquidade por todas as ditadiuras que se sucederam nos séculos seguintes. O livro está a venda exclusivamente em nossa secretaria. Preço : 20,00 € . Quantidade limitada. Compre já o seu !

Revistas

Revista de estudos judaicos, n.º 6 - Os judeus no islão

Com a colaboração de numerosos especialistas portugueses e estrangeiros.
Editada pela Associação Portuguesa de Estudos Judaicos.

Sites

Morashá.com

Web site da revista brasileira Morashá. Único portal de notícias judaicas em língua portuguesa actualizado diariamente. Traz notícias sobre Israel e comunidades judaicas em todo o mundo. Clipping de jornais internacionais, matéria especiais e muito mais.
http://www.morasha.com

Hehaver

Fórum na Internet destinado exclusivamente ao intercâmbio entre pessoas das diversas gerações, que pertenceram ao antigo Hehaver, Centro, Maccabi Hatsair em Portugal. http://groups.yahoo.com/group/Hehaver

Cursos

Curso On-Line de Hasbara

Os interessados poderão aceder através do site ou email: contactcenter@jazo.org.il. Este projecto é particularmente interessante para as camadas mais jovens da Comunidade mas também para todos os que tenham interesse em conhecer mais a fundo factos e informação sobre Israel.

VI Curso de Estudos Sefarditas

Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"
Docente: Paulo Mendes Pinto

1. A Escrita da História (quatro horas e meia - três sessões)
2. Os Sefarditas na historiografia portuguesa: séculos XVIII/XX (seis horas - quatro sessões)

O curso funciona duas vezes por semana e terá início a 4 de Novembro.
Informações e inscrições na Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras de Lisboa, Cidade Universitária
Tel.: 217920000; email: cat.ests.sefarditas@mail.fl.ul.pt

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links