European Council of Jewish Communities

Encontro de Presidentes em Praga. Novembro 1-4, 2002.

A 'Jewish Prague' inserida na parte antiga da cidade foi, durante séculos um 'ghetto' nas margens do rio Vltara. Os seus monumentos, como por exemplo o cemitério (século XV) e as torres das suas antigas sinagogas, Maisel, Pinkas, Klaus, Tall Spanish e Jubilee, testemunham uma presença judaica muito antiga
mas ainda presente, com cerca de 1.600 correligionários.

Sexta,1 de Novembro
A Conferência começou com a Assembleia Geral presidida por Cobi J. Benatoff, actual Presidente da ECJC, no Hotel Hilton. Foram apresentados os novos presidentes e convidados, e discutidos assuntos relativos ao passado e estabelecidas novas agendas. O resto do dia foi dedicado a visitas às sinagogas e a um 'Shabbat Dinner' oferecido nas instalações da Comunidade de Praga.

Sábado, 2 de Novembro.
Depois dos serviços da manhã nas diversas sinagogas e um passeio pela cidade
antiga, almoçou-se num restaurante típico 'Kosher' e procedeu-se à
continuação da Assembleia Geral.
O 'Jantar de Gala' foi Presidido por Cobi Benatoff.

Domingo, 3 de Novembro
A sessão de trabalho começou no Hotel Hilton com o tema 'The Jewish World today', Global Challenges. Os intervenientes foram : Jonathan Joseph, Vice-Presidente da ECJC, Londres, UK, Cobi Benatoff,
Presidente da ECJC, Milano, Roger Cukierman, Presidente do Crif França, David Harris, Vice-Presidente da American Jewish Commmmitee, USA, Seigei Gitman, Vice Presidente, Russian Jewish Congress, Marta Mucznik, Directora Executiva, European Union of Jewish Students, Portugal, que teve uma intervenção destacada e muito referenciada. De manhã debateram-se ainda os temas ' To be a Jewish leader in the XXl century e 'Jewish issues in our communities'. O coordenador destes temas foi o Mario Izcovich, da J.D.C. de Barcelona. O dia terminou com um jantar de despedida e um concerto.

Segunda-feira, dia 4 de novembro.
A sessão da manhã foi um resumo detalhado de todos os trabalhos e suas
conclusões, presidida por Cobi Benatoff.

Fiquei muito bem impressionado com toda a organização, o 'espírito' de colaboração, criatividade e optimismo tão raros no mundo em que vivemos.

José Oulman Carp

Sessão comemorativa em Tel Aviv do Centenário da "Shaaré Tikvá"

Ocorreu recentemente a sessão comemorativa do centenário da sinagoga "Shaaré Tikvá", na Liga de Amizade Israel-Portugal, em Tel Aviv, e, embora modesto, foi um sucesso muito superior ao que os membros da direcção esperavam. Estiveram 62 pessoas, o que, nas nossas actividades, é um número muito elevado.Outro aspecto agradável é que estavam umas 25 pessoas não provenientes de Portugal. Esteve o embaixador de Portugal, Dr. António Tânger Corrêa, que fez uma saudação muito simpática. Estiveram também presentes a filha do embaixador e os consules honorários de Portugal em Tel Aviv (Nathan Mucznik) e em Haifa (Reuben Sadnaí) e respectivas esposas. Depois da saudação do embaixador, eu fiz em hebraico uma curta palestra, descrevendo as sinagogas particulares e públicas, que houveram em Lisboa, nos últimos 200 anos e os antecedentes da construção da "Shaaré Tikva". Depois apresentámos o vídeo, que foi realmente muito apreciado, tanto pelas pessoas que não conhecem a sinagoga, e a acharam grande e bonita, como pelas pessoas que a conhecem e naturalmente tentaram reconhecer familiares e amigos, apesar da rapidez das imagens. Foram feitas muitas observações favoráveis à solenidade do acto e à organização perfeita, e ao excelente trabalho da apresentadora, Diana Ettner. Um grande "Hazak u Baruch" para todos os que labutaram na obra, sobretudo para a Esther Mucznik e para o Samuel Levy.
Inácio Steinhardt

O World Monument Fund atribui subsídio para as obras da Sinagoga

Após ter concorrido a um subsídio do WMF, a CIL foi contemplada com um montante de 15 mil dólares destinados à obra de restauro da nossa sinagoga, atribuídos pelo Jewish Heritage Program e pelo World Monument Fund (WMF) Esta é uma instituição altamente prestigiada que apoiou igualmente o restauro do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

A Comunidade Israelita recebida pelo Presidente da Câmara de Lisboa

O Dr. Santana Lopes recebeu em audiência, no passado dia 24 de Outubro, o Presidente e a Vice-Presidente da Comunidade, respectivamente José Oulman Carp e Esther Mucznik, em representação da Direcção. Após a apresentação de cumprimentos, estes expuseram a situação das obras da Sinagoga, paradas por falta de verba, assim como as dificuldades na resolução dos problemas do Centro Israelita. Em relação a esta última questão, o Presidente da Câmara prontificou-se a contribuir para acelerar o processo. Relativamente às obras da Sinagoga, Santana Lopes destacando a importância do Centenário da Sinagoga, prometeu atribuir à obra de restauro e instalação de um museu judaico, a verba de 150 mil euros.

A nova direcção da CIL recebida pelo Senhor Embaixador de Israel

Num gesto fraterno e amigável, o Embaixador e Embaixatriz de Israel, Senhores Shlomo e Nava Tevet, receberam na sua residência, a Direcção da Comunidade recentemente eleita, para uma troca informal de informações e cumprimentos. Este encontro, no qual foi abordada de forma geral a situação da Comunidade é mais um passo no excelente relacionamento entre a Embaixada e a nossa Comunidade, de que muito nos orgulhamos e que procuraremos sempre estreitar.

Representantes da CIL na Mesquita de Lisboa

Por ocasião das comemorações do Ramadão, representantes da nossa Comunidade participaram nos dias 15 e 22 de Novembro, em debates sobre Ética e o Pluralismo Religioso na Mesquita de Lisboa, a convite do Presidente da Comunidade islâmica, Dr. Abdool Vakil. Esta colaboração no seguimento de tantos outros actos evidencia o excelente relacionamento entre as duas comunidades, o que nos tempos que correm não deixa de ser relevante.

Caravana Sionista em Lisboa

Dezenas de pessoas participaram da Caravana Sionista realizada recentemente no Hotel Metropolitan em Lisboa, pela Organização Sionista Mundial. Com a presença do Sr. Embaixador de Israel que dirigiu algumas palavras ao público, seguido também de uma mensagem de agradecimento do novo Presidente da CIL – Dr. José Oulman Carp, a sessão iniciou-se com a projeção de um filme de 1998, comemorativo dos 50 anos de Israel, seguindo-se apresentação de canções israelitas pelo cantor Ilan Telerman. A finalizar, o jornalista Marcelo Kisilevski fez uma breve análise da actual situação do conflito Israelo-Palestiniano, encerrando-se a sessão com o Hino Hatikvá. Os presentes puderam ainda apreciar uma pequena exposição, tendo sido servido um cocktail. Vale a pena salientar que esta Caravana tem circulado por toda Europa, tendo desta feita sido escolhida a Península Ibérica para sua realização.

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links