Uma tarde Iluminada na CIL

     

     

(clique nas fotografias para as aumentar ou clique aqui para ver todas as fotografias da festa)

Esta talvez seja a melhor maneira de definir a realização da comemoração da Festa de Chanuka na CIL. Foi de facto uma tarde iluminada pela energia e alegria das mais de 160 pessoas presentes neste dia no Espaço Chiado. A festa foi marcada pela bela e simpática manifestação artística dos cerca de 50 jovens presentes do Movimento Juvenil Dor Chadash, e das queridas integrantes dos recém criados Grupo Guil Hazaav e do Coral Etz Chaim, que de maneira muito marcante transmistiram através da música, do teatro e da dança, a beleza do significado e da história desta tão importante festa de nosso calendário judaico.

Outro ponto alto desta comemoração foi o simbólico, mas tocante acendimento das velas em homenagem a temas diversos, entre os quais o judaísmo e a cultura judaica, o Estado de Israel, a Cil e a paz entre os povos. Também importantes mensagens e discursos foram realizados durante a comemoração, entre os quais o proferido pelo Sr. Embaixador de Israel - Shmuel Tevet, que como de costume esteve gentilmente presente com sua esposa e Embaixadora – Sra. Nava Tevet, a prestigiar mais este grande momento do judaísmo em Portugal.

A festa encerrou-se com canção “Ossé Shalom” cantada pelo coro do Grupo Guil Hazaav, que acompanhado por todos os presentes, marcou um momento de grande emoção para todos. A seguir realizou-se o sorteio de uma passagem para Israel e todos foram convidados a saborear as comidas típicas desta festa, dando-se por terminado o evento.

Foi este sem dúvida, o ápice de um trabalho de ampla reformulação na Comunidade Judaica de Lisboa, que veio a coroar o grande apoio e engajamento de todos neste grande projecto que conta hoje com a participação efectiva de todos os seus segmentos. Da menor idade aos mais idosos, pais, Direcção, simpatizantes, enfim; todos embuídos do mesmo objectivo e motivados pela chama que marcou esta Festa de Chanuka e que de certo seguirá a iluminar o caminho desta Comunidade. Para melhor caracterizar este belo momento creio que as imagens ao lado digam mais do que 1.000 palavras ....
(mais fotos da festa podem ser vistas neste site, clique aqui)

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links