Número de Judeus no mundo desce para 12.9 milhões

 

O número de judeus no mundo está a diminuir, segundo um novo estudo realizado pelo Instituto para a Política de Planeamento Populacional da Agência Judaica, na sequência de um exame preliminar feito ao mais recente recenseamento da população judaica na América.
De acordo com o referido Instituto, que organizou uma sessão de emergência para tratar desta “crise demográfica”, existem neste momento cerca de 12.9 milhões de Judeus no mundo. Uma estimativa do início deste ano apontava para o número de 13.2 milhões. A maior razão para esta diminuição surge nos dados revelados pelo recenseamento das Comunidades Judaicas dos Estados Unidos, que demonstram que houve uma redução de 300 mil pessoas na população judaica americana (de 5,5 milhões em 1990 para 5,2 milhões em 2002). Os especialistas afirmam que cerca de 300 mil judeus emigraram para os Estados Unidos durante a década de 90 mas que, ainda assim, a Comunidade foi perdendo cerca de 500 mil judeus por ano, a maior parte devido a um desgaste natural.

O Instituto, dirigido conjuntamente pelo antigo enviado americano para a Paz no Médio Oriente, Dennis Ross, e pelo Professor Yehezel Dror, um especialista em planeamento governamental, tem como missão estabelecer políticas para a população judaica a longo prazo.
Estudos publicados na conferência afirmam que a redução é manifesta noutras comunidades judaicas espalhadas pelo mundo. A Comunidade francesa viu o seu número reduzido de 535 mil pessoas em 1980 para cerca de 500 mil membros hoje, enquanto o número de judeus na Antiga União Soviética caiu de 1.45 milhões em 1989 para 437 mil nos dias que correm. A maior parte desses judeus emigrou para Israel durante os anos 90.
De acordo com o Professor Sergio della Pergola, um especialista em questões demográficas, “no ano passado, só na Rússia, registaram-se mais de 8000 mortes entre os maios idosos e somente 600 nascimentos. É o final de um longo processo de assimilação e envelhecimento”.

A única Comunidade Judaica no mundo que está a crescer é Israel, onde reside a maior parte dos jovens judeus abaixo dos 15 anos. Sallai Meridor, o Presidente nomeado pelo Likud para a Agência Judaica, afirmou na conferência que “um os maiores problemas é o elevado custo da educação no Ocidente, e têm que ser encontradas formas de ajudar as famílias a pagar a educação judaica dos seus filhos”.

Deixando no ar uma mudança na sua opinião sobre o Grande Israel, Meridor diz que a ameaça demográfica que cai sobre Israel, devido ao aumento da população não Judaica e ao controlo israelita sobre os territórios, “deve certamente influenciar a nossa política de fronteiras”.
Mas acrescenta que “também significa que não podemos ceder perante os Palestinos na questão do direito ao retorno. E, particularmente, devemos aumentar a imigração. É essa a necessidade vital para Israel”

Meridor apelou ainda para uma atitude mais branda dos Rabinos em relação à conversão dos imigrantes não Judeus “Eu espero que a conversão continue a ser uma porta de entrada para o povo Judaico, porque acredito que o povo de Israel e a religião de Israel andam juntas. Mas isso só até ao ponto em que os valores religiosos não coloquem em risco as necessidades nacionais... Não existirá uma significativa imigração no futuro que não inclua os membros não judeus das famílias, e aqueles que estiverem desde já dispostos a esquecer essas pessoas, devem desistir do esforço demográfico”.

Ross, por seu lado, afirmou que “temos de examinar quais os métodos que funcionaram no passado e quais os que não resultaram”, realçando que as escolas judaicas, os campos de Verão e as viagens organizadas para Israel foram sempre os melhores métodos utilizados para manter os jovens Judeus interessados no destino do Povo de Israel. Para mais, “se Israel se quer manter como o centro do Povo Judeu, deve permanecer um Estado Judaico e Democrático”.

Fonte : Jornal Haaretz

Esta rubrica é um espaço para opiniões, questões, críticas ou manifestações sobre assuntos relacionados ao judaísmo e a nossa Comunidade.
Envie seu texto até o dia 15 de cada mês. Participe !
tikva@cilisboa.org

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links