Juventude comemora Tu Bishvat na CIL

   

    (clique nas fotografias para as aumentar)

Numa tarde muito agradável, quando apesar do frio, reinou um belíssimo sol, cerca de 40 jovens do Movimento Juvenil Dor Chadash reiniciaram suas actividades em 2003 com a realização de um actividade especial em comemoração a TU BISHVAT – o Ano Novo das Árvores. Cada grupo em suas respectivas faixas etárias iniciaram a actividade com a peúla – momento de conteúdo e reflexão, quando os madrichim (jovens líderes) transmitiram a explicação e as tradições desta festa e tiveram a oportunidade de trocar impressões com os seus chanichim (educandos). A comemoração seguiu-se conforme manda a tradição desta data tão celebrada em Israel : muita música, danças folclóricas de Israel , um delicioso piquenique ao ar livre e como não poderia faltar, a plantação de uma árvore que será observada e cuidada durante todas as semanas de actividades que transcorrerão no agradável espaço da Vila Giralda, onde ela foi plantada em meio a outras tantas belas árvores que lá existem.

Nomeação do Dr. Samuel Levy como Conselheiro da Direcção para os Assuntos Religiosos

Temos o prazer de anunciar que, sob proposta da Direcção da CIL, o Dr. Samuel Levy aceitou a sua nomeação como Conselheiro da Direcção para os assuntos religiosos. Esta proposta foi feita devido ao profundo conhecimento do Dr. Samuel Levy da prática e ética judaica, assim como das tradições próprias da nossa comunidade. A sua visão equilibrada e tolerante, na continuidade do que sempre foi a prática da nossa comunidade, é para a nova direcção um apoio de grande importância.

A Direcção

A Direcção da CIL recebida pelo Senhor Presidente da República

No passado dia 20 de Janeiro foram recebidos pelo Dr. Jorge Sampaio, os Senhores José Oulman Carp, Moisés Ayash e Esther Mucznik, em representação dos órgãos dirigentes da CIL. Após a apresentação de cumprimentos, seguiu-se uma conversa informal sobre a situação da Comunidade e dos seus projectos, tendo o Senhor Presidente da República mostrado interesse por aquilo que designou como “renovação” da CIL, quer a nível etário, quer a nível da sua dinâmica. Foi ainda abordada a situação das confissões religiosas em Portugal e a regulamentação da Lei da Liberdade Religiosa.

Parecer da CIL sobre regulamentação da Lei da Liberdade Religiosa

Contactada pelo Ministério da Justiça para dar o seu parecer sobre os dois anteprojectos de Decreto Lei que regulam a Comissão de Liberdade Religiosa e o Registo de Pessoas Colectivas Religiosas, a nossa comunidade, representada por Esther Mucznik e Vera Goldshmidt Ferreira entregou o seu parecer, em reunião com o Gabinete de Política Legislativa e Planeamento. Para além do esclarecimento de alguns pontos dos decretos lei, a nossa comunidade manifestou a sua preocupação relativamente à representação das confissões não católicas na Comissão da Liberdade Religiosa, propondo algumas alterações à redacção do anteprojecto respectivo, no sentido de alargar essa representação.

Laura Cesana é premiada

Membro da nossa Comunidade e do seu Grupo Guil Hazaav, a pintora Laura Cesana foi escolhida pela PALCUS como um dos seis “featured artists” 2002 e foram dedicadas umas páginas à sua obra (ver em www.palcus.or/prog/lcpage.html). Seu livro bilingue – “ Vestígios Hebraicos em Portugal – viagem de uma pintora” – teve recentemente mais umas recensões : em língua inglesa, na BOSTONIA, revista do Boston Univesity (2002) e a outra na revista franco-portuguesa LATITUDE. Nosso parabéns à querida Laura !

Embaixada realiza eventos culturais

Esteve patente ao público, desde o dia 22 de Janeiro a 6 de Fevereiro, a exposição "A Arte da Escrita Hebraica", uma iniciativa conjunta da nossa Embaixada em Lisboa e da Universidade de Lisboa. A Exposição é composta por 25 painéis que descrevem o desenvolvimento histórico da escrita hebraica e da arte dessa escrita manifestada nas diversas comunidades judaicas em todo o mundo (Pérsia, Marrocos, Alemanha, etc.), bem como, de réplicas de material arqueológico de Israel. No dia da abertura (dia 22/1), teve lugar um concerto de música ladina, interpretado pela cantora Yahli Toren, de Israel e pelo saxofonista Tobias Rüger, da Alemanha. Na véspera (dia 21/1) este duo actuou no Goethe Institut de Lisboa. Estes dois concertos realizaram-se com a colaboração da Embaixada de Israel e do Goethe Institut de Lisboa.
No dia 27 de Janeiro, no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, foi proferida uma conferência pelo Prof. Doutor José Augusto Ramos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o tema - A Arte da Escrita Hebraica: pistas de leitura. Informações mais detalhadas sobre estes eventos serão publicadas brevemente na próxima revista da Embaixada a "Prisma". A Embaixada de Israel exprime a sua satisfação e agradece aos membros da Comunidade que estiveram presentes e assistiram a estas duas iniciativas.

Nava Tevet
Adido Cultural da Embaixada de Israel

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links