Aconteceu no Mundo

Inauguração de uma lápide em judeu-espanhol em Auschwitz



No dia 29 de Março próximo, Simone Weil presidirá à cerimónia de descerramento de uma lápide em judeo-espanhol em memória de todos os jufeus sefarditas assassinados em Auschwitz e em Birkenau. Esta
iniciativa foi lançada há dois anos, pela Lettre Sepharad, com uma petição que circulou em todo o mundo sefardita recolhendo os apoios necessários à sua concretização.

Conselho das Comunidades Portuguesas

A pedido da Embaixada de Portugal em Telavive - Dr. Fernando Ferreira da Silva, Vice-Cônsul – foi gentilmente encaminhada à Cil através do amigo e seu membro Inácio Steinhardt, residente em Israel – uma portaria àcerca das eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas, que terão lugar em 30 de Março de 2003. O Conselho das Comunidades Portuguesas é constituido pelos representantes das comunidades portuguesas no estrangeiro. Embora o número de cidadãos portugueses, residentes em Israel, não seja suficiente para apresentarmos candidaturas, os portugueses residentes em Israel serão certamente incluídos num círculo eleitoral e, aqueles que estão inscritos na Secção Consular da Embaixada terão direito a voto. A portaria na íntegra está dísponível na secretaria da CIL, àqueles que estiverem interessados.

Anti-semitismo no Egipto

Na revista francesa l’Express, foi publicado um artigo sobre o anti-semitismo no Egipto. O Conselheiro do Presidente Mubarak, Oussama al-Baz, considerado o mais próximo do Chefe de Estado egípcio, escreveu numa das colunas do quotidiano Al-Ahram, uma série de três artigos que denunciavam o anti-semitismo. Foi uma critica profunda à apresentação dos “Protocolos dos Sábios do Sião”, numa série da televisão egípcia. Esta tomada de posição mostra a diferença entre a opinião pública e a opinião oficial, num país onde Israel faz o papel de inimigo. O jornal do Cairo é o mais respeitado e o mais lido em todo o Egipto.

Filme francês denuncia parcialidade dos media

Estreou em França, no passado dia 22 de Janeiro, nas salas de cinema, o filme “Decryptage”. Este filme de Jacques Tanero e Philippe Bensoussan, aborda o conflito Israelo-Árabe, analisando o tratamento mediático do mesmo. Trata-se de uma crítica profunda ao tratamento dado pelos meios de comunicação social, nomeadamente franceses, ao conflito. Vem no seguimento da discussão acerca da objectividade dos meios de comunicação.

Acordo histórico entre o Governo da República Federal Alemã e o Conselho Central dos Judeus na Alemanha

Foi recentemente assinado um acordo entre estas duas entidades, visando a preservação e o desenvolvimento da herança cultural germano-judaica e a reconstrução das Comunidades Judaicas na Alemanha. Este acordo vem selar um pacto de confiança entre os perto de 100 mil judeus (a maioria vindos de leste, nomeadamente da ex-União Soviética) e a Alemanha, país no qual optaram por viver. Este acordo tem sido celebrado pela imprensa alemã como um passo profundamente simbólico na normalização das relações judaico-alemãs.

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links