“O QUE FOI O HOLOCAUSTO”?
A PALAVRA ÀS TESTEMUNHAS

No passado dia 7 de Fevereiro, teve lugar, no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, a apresentação pública dos resultados do inquérito levado a cabo em cinco escolas do concelho de Cascais subordinado ao tema “O que foi o Holocausto?”, numa iniciativa conjunta da CIL e da Câmara Municipal de Cascais. Dos 600 alunos inquiridos, menos de um terço conseguiram definir aproximadamente o que foi o Holocausto e apenas cerca de um quarto souberam identificar o nome de Auschwitz. Também o nome de Aristides de Sousa Mendes é desconhecido de 60% dos alunos inquiridos.

Estes resultados embora previsíveis mostram-nos a importância e a necessidade de um trabalho em profundidade sobre este tema, nomeadamente como forma de contrariar a propaganda negacionista e acima de tudo para aprender com esse passado doloroso.

Para além de duas excelentes conferências sobre o tema, de Manuel Loff e de Irene Pimentel, ambos historiadores, foi apresentado o filme-documentário de Esther Mucznik “A palavra às testemunhas”, realizado a partir de entrevistas a ex-refugiados e sobreviventes da Shoah, a maioria da nossa comunidade.
O filme, que foi visto com grande interesse e emoção, será muito em breve mostrado ao conjunto da Comunidade.

ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE PORTUGAL ISRAEL INAUGURA UM NOVO ESPAÇO

Rua Freitas Gazul, Lote 34, loja 4 (junto ao cemitério dos Prazeres)

No passado dia 24 de Fevereiro, foi inaugurado o novo espaço da Associação, com a presença do Embaixador de Israel, Shmuel Tevet e Senhora Nava Tevet. Presentes também o Presidente da CIL, José Oulman Carp e o Presidente da Associação de Estudos Judaicos, Roberto Bachman, assim como muitos sócios e amigos. Na ocasião foi proferida uma conferência subordinada ao tema “Tensão e criatividade na diáspora sefardita”, pelo Prof. Daniel Strum da Universidade Hebraica de Jerusalém que se encontra em Portugal, no âmbito da investigação para o seu doutoramento.

Embaixador de Israel realiza jantar de Abertura da Campanha 2003 do Keren Ayessod em Lisboa

O Embaixador de Israel – Shmuel Tevet e sua esposa – Sra. Nava Tevet receberam em sua casa dezenas de pessoas, num jantar memorável que contou ainda com uma bela participação musical. O anfitrião e o convidado de honra da noite, o Embaixador Avi Pazner – Presidente Mundial do Keren Ayessod pronunciaram discursos a respeito do actual momento de Israel, apelando a solidariedade dos presentes que na ocasião tiveram a oportunidade de contribuir de forma efectiva com o Keren Ayessod.

Uma noite com Israel

Foi no passado dia 27 de Fevereiro, no Espaço Chiado, que cerca de cento e trinta pessoas, na sua maioria membros da CIL, se reuniram para prestar uma homenagem a Israel.

Embaixador Avi Pazner  Presença marcante do GUIL HAZAAV  Juntos no Palco GUIL HAZAAV E TSAHAL 

Momento de emoção com Yidish Mame   

    Jovens do Tsahal e da CIL reunidos após o show

Marcando a abertura da sua campanha de 2003, o Keren Hayesod regressou, passados trinta anos, a Lisboa, organizando conjuntamente com a CIL e a Embaixada de Israel em Portugal , um evento inesquecível.

A sala estava cheia e a assistência ansiosa por receber tudo o que aquela noite teria para dar!

Contando com a presença especial do Presidente do Keren Hayesod, o Embaixador Avi Pazner e do representantentes para Europa, os primeiros momentos do evento foram dedicados aos respectivos discursos, marcados por mensagens de esperança num futuro de paz no Médio Oriente.

O Embaixador de Israel em Portugal, Shmuel Tevet, e o Presidente da CIL, José Oulman Carp, também dirigiram algumas palavras ao público.

E até o Presidente de Israel se juntou à homenagem, através de uma mensagem transmitida por vídeo. Foi apresentado outro importante vídeo sobre a dramática situação que vive actualmente o Estado de Israel, sob a ameaça constante dos atentados terroritas e que vive e o fundamental papel humanitário desempenhado pelo Keren Ayessod.

O momento que se seguiu foi de grande alegria. Foi a vez de entrar em cena o Coral da CIL, Guil Hazaav ! Mostrando, de forma orgulhosa, o trabalho desenvolvido ao longo dos meses passados, este maravilhoso coro encantou a assistência e aqueceu o palco para a actuação que se seguiria.

Essa actuação foi inteiramente entregue ao grupo Tzahal Ensemble, grupo musical formado por jovens soldados do Exército de Israel que durante cerca de hora e meia deixaram em euforia todos os presentes.

Fazendo uso das suas magníficas vozes, aqueles jovens invadiram a sala com todo o calor e magia das músicas israelitas, que são músicas de todos nós. A melodia de “Ierushalaim shel Zahav”, de “Kol haolam kulo” e de tantas outras canções encheu aquele espaço e deu força a todos para saltarem das suas cadeiras e correrem para a frente do palco, dançando, saltando e celebrando.

Foi aí, acho, que se prestou a verdadeira homenagem a Israel. Puxados pela força das músicas, pela magia das vozes, pelo significado das letras, todos deram as mãos, cantaram a uma voz e celebraram, com alegria e contentamento, a unidade e a identidade que todos partilhamos!

E quando foi entoado o “Hatikva”, acho que todos os corações bateram em uníssono por aquela que é também a Terra de todos nós.

Com Israel Agora!

Diana Ettner

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links