Cartas dos Leitores

Um dos textos mais interessantes do último Tikvá foi a “razão de ser” do Dr. Samuel Levy. O que nos liga enquanto Judeus é a nossa religião, e um dos elementos fundamentais do Judaísmo é a Sinagoga. A promoção de iniciativas na Sinagoga só terá êxito com um fluxo considerável de membros da Comunidade. O que é necessário para que a frequência aumente na Sinagoga? Na minha opinião coexistem alguns factores que, em vez de promover uma ida ao nosso pequeno Templo, afastam os membros daquela que é nosso símbolo máximo.

O primeiro factor é a questão da segurança, a nossa comunidade deve ter uma feição agradável, antipatia não pode ser sinónimo de segurança. Sempre que viajo visito a Sinagoga local e, em todas as que visitei, está intrinsecamente ligada a questão da segurança, porém, o elemento conexo não é a antipatia mas o profissionalismo.

O segundo factor está na tristeza da Sinagoga, nós temos hoje um templo triste, muito bonito, mas com uma imensa tristeza humana. Seria necessário conjugar o rito com a alegria de orar, como acontece em muitas sinagogas sefarditas.

O terceiro factor é a “falta de chá” de alguns “frequentadores da Sinagoga”, que são constantemente malcriados. Bem sei que será difícil educar este tipo de pessoas, mas o justo não pode pagar pelo pecador. Se estes três factores se resolvessem, poderíamos ter uma sinagoga alegre e activa. Cabe ao Dr. Samuel Levy, entre outros, a dura tarefa de impor a vontade dos parnassim, porque, enquanto reinar a desordem, aos de direito serão imputadas as culpas e o Senhor é Parnas.

Por último queria apenas focar uma questão que extravasa o texto. Não posso admitir, enquanto descendente de Judeus enterrados no Cemitério Israelita da Estrela que decidam não deixar restaurar a campa dos meus antepassados. Se a Direcção da Comunidade permitiu que restaurassem o Cemitério, não podemos aceitar que poucos se oponham a tal decisão, nomeadamente quando não têm ascendentes nesse mesmo local.

Nuno Wahnon Martins

Esta rubrica é um espaço para opiniões, questões, críticas ou manifestações sobre assuntos relacionados ao judaísmo e a nossa Comunidade.
Envie seu texto até o dia 15 de cada mês. Participe !

Rua Monte Olivete, 16 R/C 1200-080 Lisboa Portugal
tikva@cilisboa.org
 

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links