Mensagem da Direcção

E um dia o editorial correu mal.

O tema era polémico, a altura não era a ideal, o ambiente podia ficar pesado, e de problema em problema o prazo de entrega foi chegando, e chegando e... E por pouco este espaço ficava em branco.

Caro Amigo Correligionário, desta vez quase se safava da mensagem da Direcção, quase.

Sem um tema de fundo, porque não é necessário ter sempre um tema de fundo, hoje, época conturbada das nossas vidas enquanto Judeus, foi-nos mostrada uma luz.
Tivemos a oportunidade de ver o Tzahal Ensemble.

A vida, e a vontade de viver, e sobretudo a vontade de partilhar demonstrada por um punhado de jovens adultos, que fazendo a sua vida militar através das artes de palco, nos trouxeram valeu por uma centena de discussões daquelas mesmo boas mas fúteis e sem nexo acerca deste ou daquele detalhe.

O que estes Homens e Mulheres nos mostraram, foi que o Judaísmo e muito mais vasto que apenas a religião, que se quer fulcral e central, é também vida, sentimento, paixão, solidariedade, reconhecimento e aceitação das diferenças, inquietude, alegria e tristeza, emoção.

Confesso, senti que pertencia, que pertencia a algo de muito maior que o grupo presente, que a Comunidade, que qualquer outro grupo que pudesse imaginar, senti que pertencia ao Judaísmo.

E tive orgulho.

Estou seguro que os que lá estiveram sentiram como eu senti. Espero que quem não esteve, tenha um dia a oportunidade de sentir.

Esta mensagem de Esperança que nos foi transmitida por um pequeno grupo de soldados, homens e mulheres do oficio da guerra, é aquela que aqui tento re-transmitir, na expectativa de contribuir para o futuro da nossa pequena Comunidade.

E um dia o editorial correu...

Shalom

José Ruah

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links