O PURIM QUE NÓS VIVEMOS...

Cada época tem a sua beleza. Purim é daquelas festas judaicas que mais alegrias me trouxe, como criança e como jovem. Não posso esquecer a excitação que se apoderava de nós quando aguardávamos, impacientemente, a chegada de uma mala da casa da minha avó e das minhas tias (que moravam em frente de nós) pejada de presentes. A abertura dos pacotes era uma ocasião de felicidade indescritível...

A aproximação de Purim era assinalada por se cantar na sinagoga nos primeiros sábados de Adar, à noite, na Abdalá, o versículo da Meguilah de Esther “Laiehudim haitá orá vê-simhah vê-sasson vikar” e em espanhol, “ A los judios fué Luz y Alegria, Gozos y Honras”. Na noite de Purim, a Arbit com a leitura da Meguilah na Sinagoga era um acontecimento. Para a miudagem, a pândega máxima era bater com os pés no chão ou com paus na carteira sempre que se pronunciava o nome de Haman e dos seus filhos, tal como se faz hoje. Detestei e detesto esse costume, mas não há dúvida que deve ter libertado muitas energias mal contidas.

Em Tefilah, tal como em Arbit, lia-se, como hoje, a Meguilah. Era uma ocasião para encher a sinagoga com gente de todas as idades. Talvez as bandeirinhas, os rebuçados e.. porque não, o sapateado eram as atracções da miudagem.

É costume passar uma taça para recolher os donativos para as várias instituições; a principal, a de Mahassit Hashekel , tem valor fixo, pagável pelos homens com mais de 13 anos. É uma remniscência bíblica do pagamento do Shekel que servia para fazer a contagem indirecta dos homens válidos do povo judeu.

Esta taça de Mahassit Hashekel tambem era levada às casas particulares por equipes de voluntários, jovens e não só (no meu tempo, liderados pelo saudoso Sr. Semtob Querub) que aí completavam a cobrança aos que não tinham estado presentes na sinagoga. Estas equipes eram recebidas nas diversas casas particulares e nos escritórios com muita deferência. Era-lhes oferecido doces, licores, etc e cada membro trazia um ou mais sacos de veludo (de tefilin) em que se recolhiam, também, donativos para outras instituições da Comunidade (Anyim, Guemilut Hassadim, Ozer Dalim, Cemitério, etc).

Além destes grupos, foram organizados outros que incorporavam, sobretudo, senhoras e jovens de ambos os sexos, para a recolha de donativos para Somej Nophlim, Hospital Israelita e Cozinha Económica, instituições autónomas que não estavam na dependência da Comunidade.

Nos anos 60 ainda se organizavam estas recolhas de fundos,com muito êxito. Havia 4 ou 5 carros com 3 a 4 pessoas cada um que cobriam as diversas áreas da cidade.
Recordo o episódio de o Leão Gabriel Esaguy, ilustre médico, nessa altura no 1º ano de Medicina ter chegado tarde ao ponto de partida (sinagoga) porque tinha tido uma operação de .... um cão.

As famílias tinham por hábito mandar bolos e doces umas às outras . Algumas mandavam-nos fazer a indústrias caseiras da nossa Comunidade, e eram uma delícia. Nesse dia era, também, hábito, dar esmolas a numerosos grupos de pessoas necessitadas que vinham às casas, às vezes com cartões de Bom Purim em nome de pessoas já desaparecidas.

Houve um ano em que eu não vivi Purim . Estava em Jerusalém onde Purim se celebra em 15 de Adar. Em 14 de Adar, Purim no resto mundo, viajei para Lisboa onde já cheguei depois do pôr do sol.

É Mitsvah fazer uma refeição antes do pôr do Sol – seudat Purim. Lembro-me que, na minha casa o tínhamos de fazer à pressa porque nessa noite era a Nahalah do Sr. Isaac Levy, falecido em 1939, que foi o 1º Presidente do Comité da Comunidade e Parnás da Sinagoga (era filho de Abraham E.Levy que presidiu à cerimónia da 1ª pedra) e era difícil arranjar Minian.

Last but not the least: os animados bailes e festas de Purim com máscaras ou não, mas, sobretudo, a indispensável representação, sempre diferente em cada ano, da história da rainha Esther. Ensaiados quase sempre pelo Samito Levy, recordo um ano em que a peça em que eu fui Ahashverosh não se falava: foi só por mímica. Arranjaram-se sempre fantásticos trajos. E era um carnaval.

Samuel Levy

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links