ASSOCIAÇÃO SOMEJ NOPHLIM ELEGE NOVA DIRECÇÃO

No passado dia 23 de Março, teve lugar a Assembleia Geral da mais antiga instituição judaica portuguesa ainda em funcionamento, a SOMEJ NOPHLIM (Amparo dos Desvalidos). Criada em 1865 por Simão Anahory (ver Tikvá nº 14) para “ministrar socorros aos necessitados, cuidados aos doentes, instrucção e educação às creanças pobres (...)”, esta associação sempre dirigida por senhoras, entre as quais destacamos Mary Amzalak, Donna Benoliel Levy, Miriam Levy e Isabel Levy, desempenhou um papel fundamental, nomeadamente, criando o Albergue Israelita em 1916, - mais tarde Hospital Israelita -, essencial no apoio aos refugiados judeus durante a Segunda Grande Guerra. Nos últimos vinte anos destacaram-se algumas pessoas na continuidade desse trabalho: Joshua Levy, Esther Seruya, Ellen Nachman e Irene Levy, (QDT), Rudy Aberlé, Rebecca Assor, Emília Ettner, Samuel Ruah e sobretudo Mery Ruah, que apesar das dificuldades e da instabilidade da situação no pós-25 de Abril, mantiveram sempre o apoio aos pobres e necessitados. Os Corpos Gerentes recém-eleitos são encabeçados por Joseph Lustigman, novo Presidente da Assembleia Geral e por Gaby Goldshmidt Ferreira, Presidente da Direcção. Depois da eleição por unanimidade dos presentes, a nova Presidente comprometeu-se, em palavras simples e sentidas, a dedicar todos os seus esforços à continuação desta nobre e difícil tarefa. Aos novos corpos directivos, desejamos as maiores felicidades!

ORAÇÃO PELA PAZ

No passado dia 16 de Março realizou-se um Encontro Inter-Religioso de Oração pela Paz, com a presença de todas as confissões religiosas presentes em Portugal. Perante um público de cerca de 600 pessoas, os representantes religiosos de cada confissão pronunciaram breves orações em português ou na língua original. Nalguns casos estas orações foram seguidas da entoação de cânticos. A CIL esteve representada pelo Rabino Vaknin que leu um salmo pela Paz.

PURIM NA CIL

Muita alegria, integração, criatividade e irreverência... Estas foram certamente as grandes marcas das comemorações do Purim 5763 na Comunidade Israelita de Lisboa. As comemorações tiveram início no domingo de 16 de Março em Vila Giralda quando cerca de 40 crianças e jovens participaram de uma actividade especial preparada com muito carinho para celebrar esta data. À tarde teve início com a chegada dos chanichim (educandos) e suas criativas e divertidas máscaras. Todos eram recebidos pelos seus madrichim (jovens líderes), também devidamente mascarados e dentro do espírito proposto para a actividade. A seguir todos participaram de um divertido “Caça ao Tesouro” e, através da descobertas das várias pistas, chegaram finalmente ao local do grande tesouro que “coincidentemente” era o local do tradicional Baile de Purim, que seguiu-se com toda animação e muita dança. O baile só foi interrompido pelo não menos tradicional “Desfile de Máscaras” que marcou a competição por categorias distintas, de acordo com as faixas etarias. Após um difícil julgamento, foram então eleitos os vencedores que foram devidamente premiados pela criatividade de suas belas máscaras. Foi esta a primeira de muitas comemorações de Purim no Dor Chadash e certamente ficará na lembrança dos jovens ali presentes.
Durante a semana pais e filhos e correligionários da Cil em geral, reuniram-se na nossa Sinagoga para a leitura da Meguilat Esther para juntos manisfestarem através do som de seus “Raashanim” todo o repúdio à figura do maquiavélico Ministro da Pérsia – Aman.
Fechando as comemorações, realizou-se no dia 23 de Março, no Espaço Meninos da Luz a grande Festa de Purim da CIL, dirigida a jovens (a partir dos 12 anos) e adultos. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes a esta festa porém, a alegria, a participação e interacção de todos e o agradável ambiente e espírito que ali reinava, dava-nos a impressão de que centenas de pessoas ali estavam. É um pena que na realidade muitos não estivessem ali presentes ... Também nesta festa, a criatividade e a irreverência foram o ponto alto. Além de muita dança e descontração, com músicas para todos os gostos, e um delicioso buffet, a noite contou também com momentos de muita diversão, marcado por uma série de jogos e brincadeiras que contou com a simpática participação dos presentes. Como não poderia deixar de ser, realizou-se também o tradicional “Concurso de Máscaras”, momento este também de muita alegria para todos que prestigiaram mais esta iniciativa da CIL.

Festa de Purim na CIL

   

 

Festa de Purim Dor Chadash

   

   

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links