Editorial

Em busca da Liberdade

É com imensa satisfação que fazemos chegar a todos mais esta edição de nosso Boletim Tikvá que para a CIL é motivo de grande orgulho, pois marca a comemoração do 3º aniversário desta importante publicação de nossa Comunidade. Esta edição tem também por destaque a alegria das comemorações de PURIM na CIL. Mas quando esta revista estiver chegado em vossas mãos estaremos às vésperas de mais uma celebração da Festa de Pessach. Momento este de alegria, e de grande tradição, mas que acima de tudo ainda nos traz grandes reflexões nos dias actuais.

Está escrito na Hagadá : “Em todas as gerações, cada judeu deve sentir-se como se ele próprio estivesse vivido no Egipto na era da escravidão”. Já lá se foram mais de 3.000 anos. Temos ainda como maior herança a liberdade de nosso povo que seguiu bravamente contra todas as adversidades até a Terra de Canaan, hoje nossa querida Medinat Israel.

Porém este Pessach 5763 chega a todos em tempos de guerra. Um guerra que muitos renegam, mas que de facto é uma guerra de todos, pois suas motivações e interesses envolvem a toda humanidade e em especial o povo judeu em todo mundo. Esta guerra que, mesmo que deixemos de lado o julgamento dos motivos e as justificativas de sua ocorrência, certamente só faz inquietar nossos irmãos em Israel que mais uma vez podem se ver envolvidos num conflito que de facto não lhes pertence e que vem a acirrar e sussitar o anti-semitismo que os ignorantes e intolerantes aproveitam-se para deixar aflorar. E todo este quadro actual sem dúvida nos exigirá momentos de grandes reflexões ao nos sentarmos na mesa do SEDER no seio de nossas famílias.

Que tenhamos todos um PESSACH SAMEACH e novos tempos de PAZ !

Marcos Prist
Director Executivo CIL

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links