TIKVÁ COMPLETA TRÊS ANOS DE IDADE !

     

(Nota: clique nas imagens para as aumentar)

O nosso Boletim Tikvá está de parabéns! Faz agora exactamente 3 anos, em Abril 2000 que saía o primeiro número do nosso boletim, graças em grande parte ao entusiasmo e dedicação do casal Lustigman.

Em Abril 2002, com a vinda de Marcos Prist para Portugal, alterámos o formato no sentido do melhoramento da sua imagem e conteúdo. Mas apesar das dificuldades e do esforço que representa a edição mensal de um boletim como este, podemos orgulhar-nos de uma regularidade sem falhas, o que constitui um acontecimento inédito na imprensa judaica lisboeta em todo o século XX, durante o qual se assistiu a numerosas tentativas de publicação de boletins e revistas mas que não conseguiram ultrapassar uma duração efémera (ver o suplemento especial do Tikvá nº 12, de Abril 2001).

Conforme o editorial do 1º número, escrito por Samuel Levy, à data Presidente da CIL, o objectivo do Boletim era “aproximar mais a Direcção de todos os membros da Comunidade, mantendo-os melhor informados (...) e também servir de convite a todos para entrarem em contacto connosco, com observações, sugestões, etc...”.

Tem o Tikvá cumprido a sua missão de elo de ligação comunitária? No essencial, acreditamos que sim. Mês após mês levamos aos nossos leitores as principais informações das actividades comunitárias e de interesse judaico, comentários de natureza religiosa, notícias de Israel e do mundo judaico, sugestões culturais, reflexões e contribuições de leitores. O Tikvá tem hoje uma tiragem de 500 exemplares e é distribuído pelos quatro continentes, quer na sua edição impressa quer na sua edição on-line, através do site da CIL.

Mas também temos consciência de muitas insuficiências quer na imagem quer no conteúdo. Continuamos com uma equipe demasiado pequena e com poucos meios e apesar das manifestações de apoio que nos tem chegado de todo o lado, a colaboração dos nossos membros é insuficiente: em artigos, cartas, opiniões e sugestões e em apoio financeiro também.

Por isso, este terceiro aniversário é também uma oportunidade para solicitar uma maior participação e apoio: enviando notícias para podermos cumprir melhor o nosso papel informativo; transmitindo-nos as vossas opiniões e reflexões para que o Tikvá seja uma tribuna de debate de questões de interesse judaico e comunitário; contando as vossas memórias e histórias da Comunidade; cedendo-nos ilustrações e fotos; e “last but not least” apoiando financeiramente para podermos melhorar sempre o aspecto e a imagem. Sem a vossa colaboração, o Tikvá não poderá realmente cumprir cabalmente a sua missão.

Finalmente, resta-me destacar e agradecer, neste terceiro aniversário, o esforço e a dedicação da equipe que tem realizado o nosso boletim, assim como a todos os leitores que nos têm manifestado o seu apoio.

Ao Tikvá aqui ficam os votos de uma longa e próspera vida!

Esther Mucznik

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links