Mensagem do Rabino

A Verdadeira Liberdade

Durante os 30 dias anteriores a Pessach, é costume nos prepararmos tanto fisica como espiritualmente para esta festividade. Fisicamente limpando nossas casas de Chametz e espiritualmente revivendo os temas e as leis desta festividade.
Cada festividade do calendário judaico contém um tema específico com uma oportunidade única de crescimento pessoal. Pessach é chamado o tempo da nossa liberdade. Vamos então explorar o que realmente significa a liberdade.
A redencão do Povo judeu da escravatura no Egipto, foi um processo que dividiu em duas partes. Primeiro foi a redencão física seguida pela espiritual. Quando fomos escravos no Egipto, nao tínhamos a habilidade de tomar decisões relacionadas com a direcção física das nossas vidas. Contudo, sendo fisicamente livres, a escravatura mental pode permanecer ligada ao nosso passado, impedindo o potencial alcance espiritual como pessoas livres.

Na Hagadá dizemos: Éramos escravos do Faraó no Egipto e D-us de lá nos tirou com mão forte. Se o Todo Poderoso não tivesse salvo nossos antepassados no Egipto, nós, os nossos filhos e os filhos de nossos filhos seguiríamos escravizados pelo Faraó. Isto nos ensina que se pelo contrario, a saída do Egipto tivesse sido uma decisão faraónica, entao continuaríamos escravizados espiritualmente pelo Faraó.

Podíamos ter criado um laço espiritual que nos tivesse libertado psicologicamente da experiência, tal aconteceu contemporaniamente na Holanda, onde sobreviventes da Shoá permaneceram escondidos e milagrosamente sobreviveram.
Em maio de 1945 receberam a sua liberdade fisica e sairam de seus esconderijos depois de 1000 dias. Muitos sobreviventes permaneceram escravizados ás suas experiências do Holocausto. Porém outros não. Aqueles que se conseguiram libertar tornaram-se Guemilut Hassidim e ajudaram as pessoas que tinham problemas.
Temos de ser responsáveis pelos nossos próprios valores e por outros. Devemos buscar o nosso lugar na vida, tal como aqueles que decidiram fazer Aliá, entenderam tanto o sentido físico como o espiritual.

Esta é também a mensagem de Pessach : Essas coisas que nos estão a impedir de sermos livres são o verdadeiro CHAMETZ que devemos remover de nossas vidas, para que este Pessach seja um momento que mude a direcção de nossas vidas para um caminho correcto.

Pessach Kasher Vesameach
Rabino Shlomo Vaknin

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links