Ética
Não resisti a dissecar um pouco um tema de tal maneira importante na vida
judaica como é a “ÉTICA”. Pois sem duvida alguma ela é uma obrigação judaica.
O judaísmo é regido por regras de moral e ética bem amplas e definidas
transmitidas através da Toràh e que abrangem todas as áreas da vida.
Para um judeu ser religioso ele precisa antes de mais nada de ser ético. Esta é
a marca que deve reger o comportamento de qualquer judeu em todos os campos ,
tanto nos relacionamentos interpessoais , dele com outros seres humanos , quanto
dele em relação com D`us .
Desde a Criação do Mundo , do Homem , da Mulher foi a confiança em ambos
depositada pelo Criador que logo definiu qual deveria ser o padrão de conduta
para merecer o recebimento das bênçãos Divinas : um compromisso estabelecido ,
uma palavra dada devem ser sempre mantidas. Esta é uma entre tantas outras
lições que se aprende do pecado ocorrido em Gan Eden (no Paraíso).
O Dilúvio que devastou o Mundo a fim de purificá-lo com suas águas , poupou um
único homem bom e justo , Noach (Noé) e a sua família , dando uma prova ímpar
sobre a importância de quem se conduz com moralidade no Mundo.
Yaacov , (Jacob) , apesar de tantas vezes ter sido enganado pelo seu sogro Lavan
, homem sem escrúpulos , que troca um sem numero de vezes a sua palavra ,
cumpriu compromissos mesmo duvidosos afim de manter intacta a sua integridade ,
o que o levou a sacrificar 20 anos da sua vida trabalhando sem tréguas.
A Torá conta-nos tantos e incontáveis exemplos que nos dão uma visão de qual
caminho devemos seguir e de como devemos agir durante todos os anos da nossa
vida : devemos ser o espelho de D`us aos olhos do Mundo.
Religioso significa ser ético: aquele que pratica actos justo e bons. Um judeu
sem ética não é considerado observante nem religioso , e apesar de cumprir
cuidadosamente as leis do Judaísmo entre o homem e D´us , enquanto permanecer
sem ética , também não chegará a entender que o Criador rejeita a observância de
leis entre o indivíduo e D´us por aqueles que agem de forma imoral.
Como então se explica que judeus religiosos possam ser desprovidos de ética?
É uma questão que incomoda todo judeu sensível quando se confronta com a
existência de judeus que observam muitas leis judaicas , mas são destituídos de
ética. É como possuir apenas uma embalagem , um invólucro que não condiz com o
seu conteúdo . O problema é ocasionado quando parte da comunidade observante
transforma e ensina a Lei Judaica como um fim em si mesma , ao invés de um meio
para “aperfeiçoar o Mundo sob o domínio de D´us”.
Infelizmente há judeus que se acostumaram a restringir as suas preocupações
religiosas á prática de rituais repetitivos . Os Profetas censuraram veemente
aqueles judeus cuja observância mecânica destas Leis demostraram uma falta de
preocupação pelos princípios éticos nela contidos.
Aquele que é observante das leis entre o indivíduo e D'us, dedica cuidado
especial às regras que regem a cashrut, alimentação judaica, ou a suas preces,
por exemplo, deve dedicar a mesma atenção e ser minucioso ao tratar com educação
e respeito a seu próximo. A observância das leis entre pessoa-a-pessoa - amar ao
próximo como a si mesmo, é uma mitsvá de tanto peso que deve ser levada à
prática em todos os actos entre os relacionamentos humanos.
A ética é o equilíbrio permanente na balança onde o bem está acima do mal, e os
actos são direccionados seguindo a orientação apontada pela própria Toráh.
Dominar os nossos maus instintos, vencer obstáculos e tentações da vida é uma
forma de exercer nosso livre arbítrio de forma efectiva, isto é, positiva.
O termo hebraico Halachá, Código das Leis Judaicas, significa caminho. A Halachá
fornece todos os instrumentos necessários para se chegar a um determinado lugar,
que deve ser o da santidade, moralidade e ética. As Leis da ética e conduta do
povo judeu é o meio, mas depende exclusivamente de cada um de nós usá-lo da
maneira certa para realmente nos tornarmos exemplos vivos da Toráh, judeus
verdadeiros, por dentro e por fora.
Isaac Assor
Chag Pessach Sameach