Ética

Não resisti a dissecar um pouco um tema de tal maneira importante na vida judaica como é a “ÉTICA”. Pois sem duvida alguma ela é uma obrigação judaica.

O judaísmo é regido por regras de moral e ética bem amplas e definidas transmitidas através da Toràh e que abrangem todas as áreas da vida.
Para um judeu ser religioso ele precisa antes de mais nada de ser ético. Esta é a marca que deve reger o comportamento de qualquer judeu em todos os campos , tanto nos relacionamentos interpessoais , dele com outros seres humanos , quanto dele em relação com D`us .
Desde a Criação do Mundo , do Homem , da Mulher foi a confiança em ambos depositada pelo Criador que logo definiu qual deveria ser o padrão de conduta para merecer o recebimento das bênçãos Divinas : um compromisso estabelecido , uma palavra dada devem ser sempre mantidas. Esta é uma entre tantas outras lições que se aprende do pecado ocorrido em Gan Eden (no Paraíso).
O Dilúvio que devastou o Mundo a fim de purificá-lo com suas águas , poupou um único homem bom e justo , Noach (Noé) e a sua família , dando uma prova ímpar sobre a importância de quem se conduz com moralidade no Mundo.
Yaacov , (Jacob) , apesar de tantas vezes ter sido enganado pelo seu sogro Lavan , homem sem escrúpulos , que troca um sem numero de vezes a sua palavra , cumpriu compromissos mesmo duvidosos afim de manter intacta a sua integridade , o que o levou a sacrificar 20 anos da sua vida trabalhando sem tréguas.
A Torá conta-nos tantos e incontáveis exemplos que nos dão uma visão de qual caminho devemos seguir e de como devemos agir durante todos os anos da nossa vida : devemos ser o espelho de D`us aos olhos do Mundo.
Religioso significa ser ético: aquele que pratica actos justo e bons. Um judeu sem ética não é considerado observante nem religioso , e apesar de cumprir cuidadosamente as leis do Judaísmo entre o homem e D´us , enquanto permanecer sem ética , também não chegará a entender que o Criador rejeita a observância de leis entre o indivíduo e D´us por aqueles que agem de forma imoral.

Como então se explica que judeus religiosos possam ser desprovidos de ética?

É uma questão que incomoda todo judeu sensível quando se confronta com a existência de judeus que observam muitas leis judaicas , mas são destituídos de ética. É como possuir apenas uma embalagem , um invólucro que não condiz com o seu conteúdo . O problema é ocasionado quando parte da comunidade observante transforma e ensina a Lei Judaica como um fim em si mesma , ao invés de um meio para “aperfeiçoar o Mundo sob o domínio de D´us”.
Infelizmente há judeus que se acostumaram a restringir as suas preocupações religiosas á prática de rituais repetitivos . Os Profetas censuraram veemente aqueles judeus cuja observância mecânica destas Leis demostraram uma falta de preocupação pelos princípios éticos nela contidos.

Aquele que é observante das leis entre o indivíduo e D'us, dedica cuidado especial às regras que regem a cashrut, alimentação judaica, ou a suas preces, por exemplo, deve dedicar a mesma atenção e ser minucioso ao tratar com educação e respeito a seu próximo. A observância das leis entre pessoa-a-pessoa - amar ao próximo como a si mesmo, é uma mitsvá de tanto peso que deve ser levada à prática em todos os actos entre os relacionamentos humanos.
A ética é o equilíbrio permanente na balança onde o bem está acima do mal, e os actos são direccionados seguindo a orientação apontada pela própria Toráh. Dominar os nossos maus instintos, vencer obstáculos e tentações da vida é uma forma de exercer nosso livre arbítrio de forma efectiva, isto é, positiva.

O termo hebraico Halachá, Código das Leis Judaicas, significa caminho. A Halachá fornece todos os instrumentos necessários para se chegar a um determinado lugar, que deve ser o da santidade, moralidade e ética. As Leis da ética e conduta do povo judeu é o meio, mas depende exclusivamente de cada um de nós usá-lo da maneira certa para realmente nos tornarmos exemplos vivos da Toráh, judeus verdadeiros, por dentro e por fora.

Isaac Assor
Chag Pessach Sameach

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links