Realizou-se o I Encontro Comunitário da CIL

No passado dia 13 de Abril teve lugar o primeiro dos Encontros comunitários que a direcção quer realizar regularmente para reforçar a sua ligação com os membros da CIL. Quarenta pessoas deslocaram-se ao Hotel Diplomático, para ouvirem a direcção apresentar o seu relatório de actividades e darem a sua opinião sobre os diversos pontos.
O debate foi muito animado tendo incidido sobre as questões mais complexas de resolver, nomeadamente o problema das instalações do Centro Israelita, a questão financeira, fonte de grande preocupação para o futuro, e o perfil do novo rabino a contratar, em substituição do Rabino Shlomo Vaknin que deixou a nossa Comunidade.
Estes três pontos, assim como outros, têm sido objecto de análise e de propostas da direcção que tem procurado encontrar soluções concretas para os diferentes problemas. Isto foi, aliás, reconhecido pela maioria dos intervenientes que saudou a actuação da actual direcção. O Relatório de Actividades da Direcção encontra-se disponível, na Secretaria, para consulta ou envio.

Acto Solene de Yom Hashoá

60 Anos do Levante do Gueto de Varsóvia

Foi realizado no passado dia 29 de Abril em nossa Sinagoga Shaaré Tivká, um Acto Solene de Iom Hashoá em homenagem às vítimas do Holocausto. Após o serviço de Minhá, realizou-se uma tocante cerimónia cujo enfoque principal foi dado aos 60 Anos do Levante do Gueto de Varsóvia, data esta homenageada por nossos jovens através da leitura e interpretação de textos sobre os heróicos combatentes judeus. O tradicional acendimento das 6 velas em memória aos seis milhões de vítimas e a homenagem às crianças e jovens que foram barbaramente assassinados, foram de certo também um momento muito emocionante para as várias pessoas presentes neste acto que foi dividido em 2 partes : da tristeza da Shoá (Holocausto) à bravura e orgulho da Tkumá (Levante e a revolta) e a continuidade de nosso povo até os dias de hoje. O acto contou também com a bela participação do Coral Etz Chaim que interpretou “Eli Eli” e de Isaac Assor que realizou as não menos emocionantes orações de IZKOR e EL MALÊ RACHAMIM.

Seder de Pessach no Jewish Linha Club

Mais uma vez e mantendo a tradição dos últimos 14 anos, o Jewish Linha Club organizou o segundo Seder de Pessach no dia 17 de Abril na Quinta de Santo António em Malveira da Serra. Apesar do feriado, a adesão, como já é hábito, foi excelente. Num ambiente alegre e familiar foi possível, durante essa comemoração importante de nosso calendário religioso, mostrar e ensinar a nossos filhos parte das tradições e raízes que mantém unido nosso povo por tantas gerações. A participação das crianças foi significativa, tendo cantado algumas das canções que por gerações vem sendo repetidas e que esperamos continuarão a sê-lo, mantendo viva a chama do judaismo.

II Messibá de Pessach na CIL

Mais de 90 pessoas estiveram presentes na Sala Londres do Hotel Metropolitan para celebrar a II Messibá de Pessach da Cil ou como tradicionalmente chamamos de “3º Seder”. Pais, filhos e avós juntos comemoraram de forma muito alegre e interactiva a Festa de Pessach, participando todos do programa através da leitura de textos e canções da Hagadá. A parte musical ficou a cargo dos jovens e crianças do Movimento Juvenil Dor Chadash, do Coral Etz Chaim e do Grupo Guil Hazaav que dividiram o vasto repertório da festa e juntos mais uma vez, como já havia ocorrido recentemente na Festa de Chánuka, deram um brilho especial ao evento. Os textos, mensagens e bençãos foram lidos e interpretados pelos jovens madrichim do Dor Chadash e pelos pais que participaram de forma efectiva da comemoração. O evento terminou com as crianças e jovens a encenar o também tradicional “Chad Gadiá” e a seguir todos juntos entoaram o hino Hatikvá num desejo forte e irmanado de que tenhamos muita paz e liberdade aos judeus de todo o mundo e a nossa querida Medinat Israel.

     

   

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links