Viagem a Israel – Seminário Diplomático para Jovens Judeus

Entre os dias 23 de Março e 4 de Abril participei, como representante da C.I.L. no 8.º Seminário Diplomático promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel e que ocorreu no Hotel do Kibbutz Ma’ale Hachamisha.

Nunca tinha visitado Israel e estava extremamente curioso em saber o que é estar num país em que a grande maioria da população é judaica. O sentimento minimamente expresso é o de apetecer abraçar tudo e todos, porque estamos em casa. A minha maior alegria foi estar diante do Ha-Kotel, porque aí senti algo de inexplicável, que arrepia a espinha e nos faz chorar como se tivéssemos no paraíso, ali está o Templo (ou o que resta dele), nós somos o Povo, aquela é a Terra e Hashem é o nosso D-us.

O seminário foi extremamente intenso, fizemos visitas políticas, vimos Jenin, visitámos árabes israelitas, debatemos com deputados do Knesset, conhecemos pessoas de todos os quadrantes políticos. Falámos de demografia, como combater o anti-semitismo, de fundamentalismo islâmico, etc.
Éramos 15 participantes de toda a Europa, desde a Finlândia, França, Suiça, Inglaterra e outros. A nossa relação foi excelente, conseguimos apresentar as lutas do Povo Judeu na diáspora, debatemos problemas comuns, nomeadamente os das pequenas comunidades.

Quando visitámos o Knesset, fomos recebidos por três deputados, um do Meretz, outro do Shas e por último um do Shinui, de nome Reshef Chayne, e foi precisamente este último que levantou um debate extremamente curioso com o nosso grupo. Um dos pontos políticos do partido Shinui é tentar criar um Minhag Israelita e que haja apenas um Grande Rabino em Israel, o que alguns do nosso grupo se opuserem porque defendem a preservação das culturas. O curioso desta discussão foi que o deputado do Shas, que porventura seria o mais polémico, não foi, mas sim o do Shinui, que, a meu ver tem pontos positivos, nomeadamente tentar que os não religiosos tenham uma voz, mas que por outro lado, tem aspectos negativos, que é precisamente o caso de não ter membros sefarditas, havendo quem os acuse de racismo, o que me parece ser exagerado.

Conhecemos três Rabis, o Rabi David Rosen, Responsável pelas relações com o Cristianismo, o Rabi Lau, sobrinho do Grande-Rabino, um jovem extremamente interessante e com uma visão moderna, e, por último, conhecemos um Rabino Conservador, extremamente simpático, que nos falou sobre o combate do anti-semitismo. O espaço é curto para se poder dizer uma palavra de todos aqueles que falaram seminário, mas disponibilizei um programa na comunidade.

Por último, gostaria de agradecer à Irit Savion, que me convidou para participar no Seminário, à Direcção da C.I.L, que me apoiou na Viagem, ao Marcos Prist, que foi a minha base na comunidade e ao Isaac Assor que teve a amabilidade de me ajudar com a viagem, depois de um “pequeno” problema criado pela Lufthansa.

Fiquei com a certeza de que voltarei porque Israel é de facto diferente.

Nuno Wahnon Martins

     

Movimento Juvenil
Dor Chadash de Lisboa

Actividade todos os domingos
Das 15h00 às 18h00
Jovens e crianças a partir de 4 anos
Participação : 5 € por semana

Mais informações pelo tel.: 21 393 1130
Das 14:00 às 17:00 horas ou pelo e-mail:
dorchadash@cilisboa.org

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links