Editorial

A CIL e as emoções de nossa intenso calendário judaico

Os recentes dias vividos para os judeus são tradicionalmente envoltos de um misto de vários sentimentos. Partimos da escravidão do Egipto para a liberdade, que nos foi novamente tomada juntamente com milhões de vidas judaicas, de forma bárbara e covarde durante o Holocausto. Lembramos porém de nossos mártires e heróis que lutaram bravamente por suas vidas durante este trágico genocídio e dias depois lembramos também dos bravos soldados caídos que lutaram e seguem a lutar pela independência e soberania de nossa querida Medinat Israel. Até que finalmente chegamos ao alegre momento de celebrar os 55 anos de Independência deste ainda jovem Estado Judaico que segue a buscar o caminho de uma paz duradoura e do bem estar de seus filhos que ali vivem, bem como a tranquilidade dos judeus em todo o mundo. Como diz o seu hino : “uma esperança milenar, de sermos um povo livre em nossa Terra, a Terra de Sion e Jerusalém”...

São de facto momentos sensíveis a todos os judeus que vivem estas datas na sua essência e de forma activa. E a CIL os viveu intensamente, celebrando mais uma vez estas datas de forma muito digna pelos seus membros que mais uma vez dignificaram estas datas sagradas de nosso calendário judaico.

Esta edição do Boletim Tikvá retrata aos leitores este momentos recentes vividos em nossa Comunidade, na esperança de seguir sendo o porta voz de uma cada vez maior participação e mobilização de todos nestes e nos vários outros momentos em que a união e participação de todos se faz tão necessária para o seu fortalecimento e sua continuidade.

Marcos Prist
Director Executivo CIL

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links