AS FADAS DA MAYA E DA NOY – HOMENAGEM À SHOSHANA BRODER Z´L

   

(clique nas fotografias para as ver em tamanho real)

Juntámo-nos em Shabat de 12 de Abril, 2003 para celebrar o primeiro aniversário da Maya e da Noy. Aproveitamos o Tikvá, para transmitir o nosso agradecimento de todo o coração a todos vocês por terem vindo participar nas fadas das nossas filhas.

Tínhamos preparado algo para vos contar que infelizmente, dado as circunstancias, não conseguimos e portanto optámos por contá-lo através da vossa leitura no Tikvá!

Desde que a Maya e a Noy nasceram a nossa vida mudou drasticamente: noites em branco, muito choro em casa, muitas fraldas, muitos bolçados mas sobretudo muita alegria, felicidade e amor.

Nestas fadas, reunimo-nos amigos e família. Mas esta celebração estava longe de ser perfeita pela falta da presença da nossa querida Savta/Avó Shoshana.

Desde a que a Maya e a Noy nasceram, não tivemos coragem de festejar o nascimento delas pela trágica perda na família. Desde que a Shoshana faltou, a nossa vida mudou. E não há dia que não pensemos nela e que dizemos o que diria se…, o que faria se… e como estará ela lá em cima?

A Shoshana faltou no dia 5 de Fevereiro de 2002 e a Maya e a Noy nasceram a 12 de Abril de 2002: 2 meses após o seu falecimento. Nos seus últimos dias, a Shoshana lutou com toda a sua força para poder presenciar o nascimento das gémeas. Este foi o seu maior desejo que infelizmente não concretizou.

A Shoshana acompanhou-nos na gravidez da Vera e assistiu a todas as análises e visitas de médico, mas infelizmente não teve o direito de assistir ao maior momento de todos: vê-las nascer.

Nós lembramo-nos que no dia em que as gémeas nasceram, não sabíamos se chorar de felicidade ou de tristeza. Durante o parto também pensámos e falámos que triste a Shoshana não estar presente como esteve em todos os outros nascimentos de todos os netos.

Nós resolvemos homenagear a memória da nossa querida mãe e adicionámos os nomes da Shoshana às gémeas. Assim, a Maya será Maya Shoshana Koshet e a Noy será Noy Ester Koshet.

Estes nomes ficarão inscritos no livro de Registos da Comunidade Israelita de Lisboa.

Nunca esqueceremos a Shoshana e a sua memória acompanhar-nos-á eternamente para todo o lado, todos os dias, todas as horas.

Obrigado

Saghi e Vera Koshét

Esta rubrica é um espaço para opiniões, questões, críticas ou manifestações sobre assuntos relacionados ao judaísmo e a nossa Comunidade.
Envie seu texto até o dia 15 de cada mês. Participe !
tikva@cilisboa.org

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links