Mensagem da Direcção

Em memória de Moses Bensabat Amzalak Z´L

Moses B. Amzalak faleceu a 6 de Junho de 1978. Por ocasião do 25º aniversário do seu desaparecimento não queremos deixar de prestar a nossa homenagem a um homem que consagrou toda a sua vida à Comunidade Israelita de Lisboa. Este número do Tikvá é dedicado à sua memória aqui evocada por Samuel Levy.
A sua vinda confunde-se com a da Comunidade: seguindo o exemplo do seu pai, Leão Amzalak, que foi Presidente da Comissão de Edificação da Sinagoga Shaarei-Tikvá, o jovem Moses entrou para a primeira direcção da CIL, com apenas 20 anos, nela permanecendo como seu presidente desde 1927 até à sua morte.
Mas Moses Amzalak foi também um eminente académico, professor, escritor e investigador. Esta posição de relevo na sociedade portuguesa e internacional, Moisés Amzalak soube colocá-la no momento exacto ao serviço do povo judeu: durante a 2ª Grande Guerra deu um contributo importante para a política portuguesa de abertura das fronteiras aos refugiados e para a instalação, em território nacional, das organizações judaicas americanas de assistência. Contribuiu assim para o salvamento de milhares de judeus. Nunca é demais lembrá-lo.
Profundamente religioso, Moses Amzalak, tinha a noção da precaridade da existência humana, das suas honras e glórias. Face à morte optou por ser o mais igual de todos os iguais, sendo enterrado a seu pedido e, a exemplo dos seus familiares, no canto dos suicidas. Talvez como forma de afirmação que um cemitério judaico deve ser verdadeiramente um “Campo de Igualdade”.
A vida de Moses Amzalak é um exemplo de dedicação à causa do judaísmo e da Comunidade. Saibamos não apenas lembrá-lo, mas também seguir o seu exemplo.

Esther Mucznik
Vice-Presidente

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links