Visitas de grupos de turistas na Sinagoga

A nossa sinagoga é regularmente visitada por numerosas escolas, recebidas por Anita Beckerman, e também por numerosos turistas desejosos de conhecer o nosso templo. Recentemente recebemos a visita de dois simpáticos grupos: um grupo de judeus franceses ligado a uma Sinagoga liberal de Paris (Rue Copernic) e um grupo do Centro Cultural Judaico de Milão, Itália. Foram recebidos por Esther Mucznik que fez uma palestra sobre a história da Comunidade e da Sinagoga, seguindo-se numerosas perguntas por parte dos visitantes não só sobre a história, mas também sobre a vida comunitária, relações com a sociedade e os poderes públicos, etc... No final, os turistas fizeram generosas ofertas à Comunidade.

Seminário “O Marranismo”

Teve lugar, de 26 a 29 de Junho, em Lisboa e de 4 a 6 no Porto, um seminário proferido pelo Rabbi Leo Abrami (USA). Dedicado ao tema do marranismo, o seminário abordou alguns aspectos das tradições sefarditas, o significado da Bíblia Hebraica para os Anussim e aspectos da doutrina messiânica no Judaísmo. O Seminário foi organizado pelo grupo virtual Saudades-Sefarad, animado por Rufuna Bernardetti Silva Mausenbaum, da África do Sul, em colaboração com a Associação de Amizade Portugal-Israel.

Processo de selecção do novo Rabino da CIL

Ainda não podemos dizer, porque não foi escolhido, mas podemos sim adiantar que o processo de selecção está em curso. Recebemos recentemente em Lisboa, os Rabinos Moshé Garelik e Eliahu Birnbaum, do Rabbinical Centre Of Europe (afiliado de Chabad Lubavitch) e Amiel Institute .O objectivo destas visitas foi o de dar a conhecer a cada um deles de forma rápida as vária necessidades e tendências da nossa CIL. Nesse sentido foram preparados painéis de discussão tendo sido efectuados convites a membros da CIL para estarem presentes e poderem de viva voz perguntar, dar a conhecer, enfim elucidar cada um destes Rabinos. No final das reuniões cada um deles ficou com uma melhor opinião da Cil e prometeu fazer-nos chegar informações sobre candidatos potenciais. Uma vez recebidos esses Curricula Vitae procederemos a uma primeira escolha a que se seguirá uma entrevista pessoal com os candidatos saídos dessa selecção.

José Ruah – Director da CIL para Área de Religião

Filme "Mariage Mixte" é rodado em Portugal

Foi rodado recentemente em Sintra, um filme francês dirigido pelo realizador Alexandre Arcady de origem marroquina. As cenas gravadas em Portugal eram especificamente a respeito de uma festa de um casamento misto, realizado segundo a tradição judaica. Participaram também das gravações o famoso grupo ADAMA, pessoas do meio cinematográfico e membros das Comunidades judaicas de Lisboa e Paris que actuaram na figuração deste filme. A secretaria da CIL colaborou com a mobilização de figurantes da nossa Comunidade.

CIL participa da Campanha Contra a Fome

Cumprindo com os milenares preceitos de Tzedaká (justiça com solidariedade) e Tikum Olam (aperfeiçoamento do mundo), a CIL participou recentemente em mais uma edição da já tradicional Campanha de Recolha de Alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome, que destribui as doações recolhidas por mais de 200 Instituições de Solidariedade que apoiam 50.000 pessoas que sofrem o flagelo da fome. A CIL desta feita colaborou com a divulgação desta nobre iniciativa e com a efectiva doação de alimentos que nos foram entregues por membros da CIL que atenderam ao nosso apelo, alimentos estes que foram transmitidos directamente aos organizadores desta campanha. Esperamos que muitos outros tenham dado a sua contribuição nos vários postos de arrecadação instalados em Lisboa e que nossa Comunidade possa contribuir cada vez mais com as próximas campanhas.

CIL aprova as contas do ano de 2002

Teve lugar no final de Junho na Sala Porto do Hotel Diplomático, mais uma Assembléia Geral da Comunidade Israelita de Lisboa, presidida pelo Sr. Dr. Moises Ayash. Na ocasião, após as devidas apresentações, debates e esclarecimentos foi aprovada quase por unanimidade entre as dezenas de pessoas ali presentes (apenas 3 dos presentes abstiveram-se da votação) o Relatório das Contas do exercício de 2002 e das actividades do perído entre outubro de 2002 a Fevereiro de 2003.

"FOI BOM RESPIRAR UM AR QUE NOS REGENERA !"

Diário da viagem efectuada a Israel pelo Presidente da CIL,
a convite do American Jewish Committee

     

Sexta-feira, dia 6 de Junho (Shavuot)

Estou hospedado no hotel David Citadel ao lado do King David em Jerusalém. O hotel está cheio, o que não acontecia há mais de três anos. As ruas estão vazias, pois é Shavuot. Muitos religiosos no hotel, Israelis, franceses e americanos. Usei a 'kippa' todo o dia. Muita segurança nas entradas e saídas dos estabelecimentos públicos, mas não se vê um único polícia nas ruas. Jantámos com o Rabi Ed Retting do AJC ( American Jewish Committee ) que leu o livro de Ruth. O grupo é composto de cerca de 100 convidados. americanos e dois europeus occidentais, um espanhol e eu. Mais alguns Europeus de Leste.

Sábado, 7 de Junho (Shabat)

Almoço com o Rabi David Rosen, (International Director of Interreligious Affairs for the American Jewish Committee). Pessimista quanto ao 'Road Map', comentou a eleição do novo Presidente da Câmara de Jerusalém, o Sr. Lupolianski. Jerusalém é a cidade mais pobre de Israel, 1/3 de ultra-religiosos que não trabalham, 1/3 de árabes que não contribuem e só 1/3 produz. Visita a Latrun, onde em 1948, 2200 soldados perderam a vida em três tentativas de ataque para 'abrir' o acesso a Jerusalém. Mas com a descoberta ocasional da 'Burma road' Jerusalém foi abastecida. Latrun só foi libertada em 1967. Foi-nos apontada a aldeia de Neveh-Shalom, como a primeira experiência 'ecuménica', com terras doadas pelo Mosteiro de Latrun. Vivem juntos na mesma aldeia, desde há vinte anos, 60 famílias de judeus, cristãos e muçulmanos, sem qualquer probema. À noite, tivemos um debate com o jornalista do Ha'aretz, Ari Shavit, muito contestado quando disse que o Governo era 'cínico'.

Domingo, 8 de Junho

Pequeno almoço com Ehud Olmert, Vice-Primeiro Ministro e Ministro do Comércio e Indústria. Falou do 'Road Map' e do que fez quando foi Presidente da Câmara de Jerusalém. Debate com o journalista palestiniano, Khaled Abu-Toameh, que criticou a 'corrupção' na sociedade palestiniana. Reunião com o Presidente do Estado de Israel, Moshe Katsav. Comentou o 'Road Map' o 'Muro' e a 'ameaça' nuclear Iraniana. Cerimónia de Homenagem ao 'Zaka' (voluntários que actuam depois de cada atentado suicida). Jantar com Colette Avital, MK, que falou sobre a economia, segurança social e grupos minoritários. Foi óptimo voltar a vê-la.

Segunda-feira, 9 de Junho

Pequeno almoço com Ohad Marani, 'Director General of the Ministry of Finance'. Quer acabar com a burocracia, os monopólios de Estado, reduzir os impostos e educar as pessoas a procurarem emprego em vez de sobreviverem da segurança social. Visita de uma base militar nos arredores de Tel-Aviv com uma escola de formação profissional. Visita da cidade nova de Or Akiva e de uma escola com um projecto pioneiro no ensino. Fomos recebidos pelo Presidente da Câmara. Visitámos Caesarea, e jantámos com convidados de Or Akiva.

Terça-feira, 10 de Junho

Pequeno almoço com o General Yossi Kuperwasser, que nos falou sobre 'segurança'. Visita à Universidade de Tel-Aviv e conferência do Director Gadi Ariav sobre High-Tech management. A' High-Tech ' representava 30% das exportações antes da queda do 'Nasdac'. Almoço com Efraim Halevi, Head of the National Security Council. Falou sobre a 'ameaça' Iraniana, o seu apoio ao terrorismo, nomeadamente ao Hetzbolah.
Encontro com o Ministro da Defesa, Shaul Mofaz, que falou sobre o 'Road Map' , 'muro', terrorismo e Irão. À noite, para finalizar a visita, a AJC convidou o Corpo Diplomático, com a presença de vários Embaixadores, entre os quais, o Embaixador da India, do Brasil, do Japão, da República Checa. Estava também presente o Presidente da Universidade de Tel-Aviv, o Sr. Embaixador Itamar Rabinovich.

Quarta-feira, 11 de Junho

Joguei 'golf' em Caesarea. À tarde, notícia do terrivel atentado em Jerusalem.

Quinta-feira, 12 de Junho

Pequeno almoço na residência do Sr. Embaixador de Portugal. Fomos recebidos pelo 'Chargé d'Affaires' em Israel, o Sr. Mário Martins, em companhia de Fernando Ferreira da Silva (Attaché de Presse) de Inácio Steinhardt e de Abraham Peer que foram de uma extrema simpatia. Prontificaram-se a ajudar no que for preciso. Ainda visitei dois museus com Inácio Steinhardt, antes de almoçarmos juntos.

Assim acabou a minha visita a Israel extraordinariamente bem organizada pela AJC. Há 22 anos que não visitava Israel. Que mudança! Tornou-se um país moderno, com uma rede de auto-estradas, túneis e prédios de arquitectura moderna. Jerusalém é a cidade espiritual, política e universitária. Tel-Aviv, a cidade cosmopolita, social e também universitária. Foi bom respirar um ar diferente que nos enaltece, purifica e regenera.

Shalom, José Oulman Carp

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links