As Nossas Sugestões

Livros

A Cidade da Luz

por Jacob D'Ancona -  tradução e anotações de David Selbourne

Editora Bizâncio

 Em 1270, um instruído mercador judeu veneziano de nome Jacob, lança-se numa extraordinária viagem. Partindo do porto adriático de Ancona, numa jornada que o levaria de Itália à Síria, passando pelo Golfo Pérsico e pela Índia, chegaria à China antes de Marco Polo, desembarcando na metrópole costeira de Zaitun, A Cidade da Luz. O magistral relato desta viagem, é uma narrativa fascinante sobre o mundo medieval. 

Histórias de Lisboa e outras

Antologia do conto português contemporâneo

Selecção e Posfácio: Lúcia Liba Mucznik - Tradução: Miriam Tivon - Editora Hasifriah Hahadasha

 Acaba de ser publicada em Israel, em lingua hebraica, uma antologia do conto português contemporâneo, reunindo contos dos mais significativos autores portugueses da actualidade, tais como, José Cardoso Pires, Lídia Jorge, Jorge de Sena, Miguel Torga, José Saramago, Agustina Bessa-Luis, Mário de Sá Carneiro e Eça de Queirós, entre outros. A selecção e organização dos contos esteve a cargo de Lúcia Liba Mucznik, de quem partiu a iniciativa durante a sua estadia em Israel, onde foi leitora de Português na Universidade de Tel-Aviv, durante 5 anos. A literatura portuguesa tem em geral boa aceitação em Israel. Esta antologia vem assim contribuir para uma maior divulgação da mesma.

AZAHROT ou Exortações

 Passado Shavuot é interessante assinalar que, sobre as Azahrot que se dizem nesta festa, existe um opúsculo publicado em 1922 pela Imprensa da Universidade de Coimbra com comentários do Prof. M. B. Amzalak. As Azahrot são poesias hebraicas de vários autores, tendo por tema de inspiração os 613 preceitos mosaicos. No 1º dia lêem-se os 248 preceitos positivos  e no 2º dia os 365 negativos.

 O primeiro poeta hebraico que compôs Azahrot na Península Ibérica foi Isaac ben Gikatila (910-970). Seguiu-se Salomão ben Gabirol (1025-1070?) de Málaga, autor do Keter Malhut (A coroa do reino) e Fons Vitae, entre outras obras. Em Lisboa, era costume ler no 1º dia, as Azharot da autoria do Gaon Rabenu Itshac ben Reuben e, no dia 2º dia de ben Gabirol.

 

Exposição

Daniel Blaufuks em Siena

 Até 14 de Setembro, Daniel Blaufuks e dezenas de outros artistas integram a exposição "Il palazzo delle libertà", patente no Palazzo delle Papesse - Centro de Arte Contemporânea, em Siena. A exposição inclui pintura, vídeo, fotografia, instalação e escultura

Sites

Todo o Tanach e Mishná disponível para download em Hebraico e Português  http://www.mechon-mamre.org

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links