Cartas dos Leitores

Miguel Bekerman
Av. Visconde Valmor
75-2º Esq
1050-239 Lisboa
Data : 30 Maio de 2003

Exmo. Conselho Editorial
Do Boletim Tikvá da CIL

Por estar ausente de Lisboa, só ontém me foi possível ler o Boletim Tikvá nº 34 do mês de Maio. Ao ler a rúbrica “contando a nossa história, A CIL E OS REFUGIADOS DO HITLER”, vieram-me a memória episódios que, agora, considero de extrema importância.
Não poderei mencionar as datas exactas porque nunca imaginei ter que um dia falar no assunto, razão porque não as fixei na memória, mas passou-se na época desde principio até ao fim da 2ª guerra.

1. No principio da guerra vieram para Portugal dezenas de crianças, principalmente órfãs, salvas da ocupação nazi por pessoas que com risco da própia vida as “contrabandeavam” para Portugal. O problema era o alojamento destas crianças. Uma Senhora ofereceu-se para tomar conta delas. Não me recordo se foi Hicem, Joint ou outra instituição judaica que alugaram uma casa com salas muito grandes em Paço de Arcos (edificio por trás do cinema) onde foi instalado dormitório numa das salas e na outra um refeitório. A Senhora abnegadamente dirigia o orfenato e embora tinha pessoas para a ajudar, não era nada fácil visto tratar-se de crianças. Mas nunca esmoreceu porque no sentimento dela pairava sempre a “Yidishe Mame”. Tempos depois as crianças foram levadas para fora, salvo erro para Israel, e o orfenato terminou.

2. A Senhora era muito religiosa, descendia de uma família rabinica. A casa era Kosher, rigorosamente Kosher. Para as festas de Pesah tinha um fogão e louça guardada num compartimento “hermeticamente” fechado. Diga-se de passagem que o reverendo Disendruk e família acompanhavam os seders de Pesah em casa desta Senhora.
Acontece que entre os refugiados havia muita gente religiosa que se alimentava mal porque não tinham comida kosher. A Senhora, que tinha uma casa relativamente grande, resolveu oferecer-se para servir refeições kosher. Embora contra vontade dos filhos, porque não tinha saúde para tanta esforço, (lembro-me que mantinha uma grande amizade com a avó da Esther Mucznik e iam todos os anos fazer tratamentos nas termas de Monte Real) pós em pratica a sua ideia. È claro que a Hicem (ou Joint) pagavam as refeições, mas os preços mal davam para cobrir as despesas dos alimentos, criada e duas empregadas (que também eram refugiadas) para servirem as mesas. A Senhora levantava-se às 6 horas da manhã para fazer compras, ir ao mercado do Rato para assistir a matança de galinhas (também não me recordo quem era o shohet) ir ao talho judaico do Rato, cozinhar almoço e jantar, as vezes para 40, 50 ou mais pessoas, muitas das quais não era por questões de kosher, mais por gostarem da comida da Senhora do que a dos restaurantes, ajudar a criada a lavar a louça (ainda não havia maquinas de lavar) e geralmente deitava-se a meia noite, trabalhos que fazia gratuitamente.

Tenho a maior honra e muito orgulho de dizer que esta Senhora foi a minha querida e inesquecível Mãe.

Com pedido de publicação desta carta apresento os meus cordiais cumprimentos
Miguel Bekerman

Esta rubrica é um espaço para opiniões, questões, críticas ou manifestações sobre assuntos relacionados ao judaísmo e a nossa Comunidade.
Envie seu texto até o dia 15 de cada mês. Participe !

Rua Monte Olivete, 16 R/C 1200-080 Lisboa Portugal
tikva@cilisboa.org
 

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links