Mensagem da Direcção

SHANÁ TOVÁ UMETUKA!

Um ano bom e doce….é o que costumamos desejar uns aos outros em Rosh Hashaná, momento único em que celebramos o início de um ano novo, a criação do mundo e do Homem e a abertura do Livro da Vida. É um tempo de reflexão e balanço, mas sobretudo um tempo de renovação e de esperança.
Na nossa Comunidade vivemos um momento de esperança: o ano de 5763 foi um ano de renovação, em que concretizámos projectos e dinamizámos a vida comunitária. E certamente como reflexo disso, pela primeira vez desde há longos anos, o saldo demográfico da nossa Comunidade é positivo: temos a lamentar 14 falecimentos, mas tivemos a alegria de acolher 21 novos membros o que, somado aos 5 novos nascimentos, perfaz um balanço muito positivo.
A análise destes números, alerta-nos no entanto, para a importância vital para a nossa Comunidade de captarmos sempre novos membros. Só esse esforço permanente poderá compensar o envelhecimento da nossa Comunidade e assegurar a sua vitalidade futura.
E como foi claramente demonstrado, é com novos projectos, com uma actividade dinâmica e atractiva, com educação religiosa e, sobretudo, com o empenho de todos, que a nossa comunidade poderá crescer.

Neste momento, em que por todo o mundo o povo judeu se une para celebrar Rosh Hashaná, o nosso pensamento e as nossas preces vão sobretudo para os nossos irmãos de Israel, que são hoje os que mais sofrem sob a ameaça permanente do terror e da violência. Que o ano de 5764 traga finalmente a Paz para Israel e para os povos do Médio-Oriente é o nosso desejo mais ardente.

Esther Mucznik
Vice-Presidente

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links