Uma Preciosa Doação

Recebemos para a Comunidade e para o futuro Museu uma doação de grande valor, por parte do Dr. Samy Katz do Brasil. São documentos do século XIX e início do século XX, que constituem um testemunho precioso da história e da fundação da nossa Comunidade. Esta doação chegou até nós através dos bons ofícios do nosso amigo Alberto Dines, jornalista e escritor, que durante alguns anos viveu em Portugal para escrever "Vinculos de Fogo", uma excelente obra sobre "António José da Silva, O Judeu, e outras histórias da Inquisição em Portugal e no Brasil", publicada pela Companhia das Letras em 1992. A Alberto Dines agradecemos também todo o apoio e disponibilidade que permitiu que esta doação chegasse até nós. Ao Dr. Samy Katz os nossos maiores agradecimentos pela generosa doação !
A Direcção

A história do Samy Katz é a seguinte: ele é a segunda geração de imigrantes poloneses que se fixaram em Belo Horizonte, Minas Gerais. Terminava o doutorado de História em Paris sobre a imigração judaica no Brasil desde o fim do século XIX e ajudou-me muito nos Vínculos do Fogo, conseguindo documentos e cópias dos arquivos franceses. Certa vez veio a Lisboa e hospedou-se em minha casa. Como era sábado convidei-o a participar do meu programa sabático -- visitar os alfarrabistas. E num deles, no Bairro Alto, enquanto eu buscava uma coisa ele achou uma caixa com este material maravilhoso que, presumo tenha pertencido ao Amzalak. Presumo porque comprei neste alfarrabista algumas separatas que pertenceram ao próprio Amazalak. Infelizmente, o Samy interrompeu o doutorado e não terminou a tese. Voltou ao Brasil e está envolvido em inúmeras atividades comunitárias e empresariais. Volta e meia cobro dele a promessa de publicar o material fabuloso que colheu no Yivo Institute e em Jerusalem sobre os primórdios da imigração judaica no Brasil moderno. Tenho a certeza que esta doação terá um grande efeito sobre ele. O historiador está vivo, breve teremos notícias dele.

Alberto Dines

“LADINO KERIDO MIO”

(clique na imagem para aumentar)

Organizada pelo historiador e linguista Michael Studemund-Halévy, teve lugar em Hamburgo, na Alemanha, uma exposição de literatura judeo-espanhola no século XX, de 23 de Maio a 5 de Julho 2003. A mostra, em caracteres hebraicos ou latinos, inclui poesia, também de carácter religioso, como os piyutim, novelas e romances, teatro, folclore, com os seus contos, provérbios e expressões próprias, e finalmente, jornais e revistas. Agradecemos a Michael Studemund Halévy o envio do bonito catálogo, também da sua autoria. Estamos certos que a apresentação da sua exposição em Portugal suscitaria o maior interesse.

APELO

Pedimos a todas as pessoas que tenham fotografias antigas e menos antigas de acontecimentos no Centro Israelita ou na Comunidade (passeios, jantares, festas, reuniões e cerimónias) ou fotografias dos refugiados durante a 2a Guerra, do Monte Olivete nessa época, da Cozinha Económica e do Hospital Israelita, o favor de nos emprestar, temporariamente, esse material para o informatizarmos. O nosso amigo Bernardo Guerra Abecasis voluntariou-se gentilmente para fazer esse trabalho tão necessário à constituição de um arquivo fotográfico que permita manter a memória visual da nossa Comunidade.Comprometemo-nos a devolver o material emprestado no mais curto prazo de tempo. É favor contactar com a nossa Secretaria.

Esta rubrica é um espaço para opiniões, questões, críticas ou manifestações sobre assuntos relacionados ao judaísmo e a nossa Comunidade.
Envie seu texto até o dia 15 de cada mês. Participe !
tikva@cilisboa.org

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links