ISAAC HENRIQUES SEQUEIRA

Homenagem ao professor Salomão Amram por Samuel Levy

Em homenagem ao Professor Salomão Amram que faz 80 anos no dia 18/9 publicamos um artigo do Dr. Samuel Levy, baseado numa investigação do sobrinho Arão Levy Sequerra sobre os antepassados da família Sequerra que foi muito numerosa na nossa Comunidade e, antes, em Faro.Trata-se de uma família que, expatriada de Portugal, se espalha por variadas paragens, nomeadamente Hamburgo, Amesterdão, Londres, Copenhague, Pernambuco e até em Madras, na Índia. A passagem do nome SEQUEIRA para SEQUERRA (por vezes encontra-se a versão Esquerra, de uma aldeia espanhola) ocorre em Londres no século XVIII. O primeiro que usa o nome modificado é Isaac Sequerra, nascido em Londres em 1713, filho de Abraham Rodrigues Sequeira que se casa com Paloma Mizrahi, em 1712. O filho de Isaac, Abraham, nascido em Londres em 1741 é o avô de Semtob (Toby) Sequerra, nascido em Londres em 1786, que se casa com Batsheba Abecassis, fundador do Exchange em Gibraltar e o primeiro que compra uma casa em Faro em 1815 e ainda uma outra que transforma em sinagoga (Esnoga Sequerra), activa até 1932. Hoje publicamos as referências aos médicos da família Isaac Henriques de Sequeira (1738-1816) e Isaac de Sequeira Samuda (1696-1731?), o retrato do primeiro pintado por Thomas Gainsborough e existente no Museu do Prado, em Madrid.

Em Lisboa , os únicos representantes da família Sequerra que residem em Lisboa, são o Prof. Dr. Salomão Sequerra Amram, seus filhos e netos, a D. Anita Sequerra Marqués e seu neto, Nicole Judite Levy (neta de minha tia Judith Levy Sequerra), os filhos e netos de Isaac Sequerra (filho de Semtob) e eu próprio.

Isaac Henriques de Sequeira
Médico
(1738-1816)

(clique na imagem para aumentar)

Nasceu em Lisboa. Estudou em Bordéus e em Leida e começa a fazer clínica em Londres, em 1772 em Bath, e já famoso, torna-se médico honorário do príncipe regente de Portugal (futuro D.João VI),adido à Missão Diplomática Portuguesa, disfrutando de grande nomeada como médico e leitor de Medicina .
Pratica medicina no Royal College e é médico de muitos pacientes da alta roda aristocrática. Joseph Montefiore, pai de Sir Moses Montefiore, escreve nas suas memórias sobre o Dr. Sequeira que é um “ homem magro, alto elegante, com cabelos brancos e muito aristocrático” como aliás se pode constatar no seu retrato pintado por Thomas Gainsborough e exposto, em Madrid, no Museu del Prado.
Seu pai, avô e dois tios foram igualmente médicos, como era o seu primo Isaac de Sequeira Samuda (1696 Lisboa – 1731? Londres), famoso médico que frequentou a Universidade de Évora e se formou na Univ. Coimbra, a 21-5-1720. Foi admitido, em Londres, no Colégio dos Médicos em 1721, onde passados alguns meses fazia as suas comunicações cientíificas, e na Royal Society, em 1723. Foi recebido e acarinhado por Jacob de Castro Sarmento.
Foi discípulo do Haham David Nieto ou Nieto de Pinhas e médico na Missão Diplomática Portuguesa. Foi também um poeta muito lido em Portugal e Espanha e percursor da forma bocagiana. O Sermão Fúnebre para as Exéquias dos trinta dias do R. Nieto (1728) foi feito em verso.
O Dr. Augusto d’Esaguy escreveu sobre ele Breve notícia sôbre o Médico Português, Isaac de Sequeira Samuda, 1934, Impr. Universidade de Coimbra.
Samuel Levy
(Informações in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e Historiografia da Família Sequerra de Arão Sequerra, Haifa 1993)

 

UM APELO A FAVOR DE TORAH BETSION TSEDEK

O Rabino Paul Roitman, que tanto se dedicou à nossa Comunidade nos anos 60, de uma forma totalmente benévola, criou em 1980 em Israel uma obra importantíssima para a recuperação de crianças da rua, de todo Israel. (através dos Centros Fanny Kaplan - viúva do Grão Rabino de França).
Tora Betsion Tsedek,é uma instituição apolítica, reconhecida pelo Ministério da Educação pois se ocupa de construir o futuro de crianças e adolescentes em dificuldades, evitando que caiam na droga ou na criminalidade.

ALGUNS NÚMEROS
- 4000 jovens dos 9 aos 18 anos (dos quais, 40% novos imigrantes).
- 30 centros de actividade implantados do Norte ao Sul de Israel, instalados nos orfanatos e nos bairros mais desfavorecidos.
- 250 monitores voluntários dos 17 aos 23 anos, antigos beneficiados pela instituição
- Uma equipa de enquadramento reduzida (apenas 5 pessoas com ordenado) afim de aplicar o orçamento à educação e à actividade dos jovens.

TORAH BETSION TSEDEK PRECISA DA NOSSA AJUDA. O RABINO ROITMAN FEZ IMENSO PELA NOSSA COMUNIDADE. É A OCASIÃO DE MOSTRARMOS A NOSSA GRATIDÃO E ENVIARMOS O NOSSO DONATIVO QUE TEM DE SER GENEROSO.

Os donativos podem ser enviados para a conta nº 267039 de Torah Betsion Tsedek, no Mizrahi Bank, agência 402, em Jerusalem. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do Sr. Olivier Granilic telefones 00 972 2 581 61 62 ou 00 972 54 581 833.

C O N T A M O S   C O N V O S C O

OBRIGADO

Home / Início
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links