Tikvá n.º 61, 7º ano
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TIKVÁ BOLETIM INFORMATIVO DA COMUNIDADE ISRAELITA DE LISBOA N º 6 1 ! 7 º A n o
O u t u b r o / N o v e m b r o d e 2 0 0 6
T i s h r i / C h e s h v a n 5 7 6 7
CHANUKA 5767
Festa das Luzes
A chama do Judaísmo
sempre acesa!
A edição Nº 61 do nosso Boletim Tikvá chega
juntamente com mais uma comemoração da
Festa de Chanuka na nossa CIL e obviamente
é este o seu tema central. Momento este que
sempre nos remete aos tempos dos nossos
heróis Macabeus que lutaram bravamente em
defesa da manutenção da nossa crença, da
nossa cultura e tradições, facto este que nos
enche de orgulho e alegria. Entretanto Chanuka,
apesar do seu carácter de certo modo
lúdico e familiar, traz também para nós dias
de reflexão sobre o nosso judaísmo enquanto
indivíduos e enquanto colectivo. Devemos reflectir
sobre a chama de judaísmo que vive
em cada um de nós Macabeus e judeus do século
XXI e enquanto comunidade.
Sabemos todos que hoje os nossos inimigos
são outros e bem mais complexos de serem enfrentados.
No passado o inimigo era conhecido
e declarado, porém hoje lutamos contra o desconhecido.
Um inimigo sim conhecido por terror
e por anti-semitismo, mas cujo exército não se
pode identificar. E para além destes temos a
sempre sombria assimilação que já nos ameaçou
contundentemente na época do ditador Antiochus
Epifanius e que segue a ser um potencial
inimigo para o Judaísmo em todo o mundo.
Assim como os nossos Macabeus do passado
devemos não só estarmos mais do que nunca
unidos, fortes e atentos para que não
"profanem" nem física e nem espiritualmente
o nosso povo e a nossa história, mas também
seguirmos a produzir a cada dia e a cada
momento uma vida judaica mais intensa
e cada vez mais integrada. A CIL seguirá a
não medir esforços para que através da educação
dos nossos jovens e crianças, através
dos seus projectos e actividades comunitárias,
possamos manter a chama do Judaísmo
cada vez mais viva e acesa em Portugal.
Sempre a contar com o fundamental apoio
de todos. o Boletim Tikvá espera que em
2007 possamos seguir sempre a divulgar
grandes, felizes e importantes momentos
na nossa CIL que venham a cumprir com
este enorme desafio !
CHAG URIM SAMEACH E UM FELIZ 2007 !
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Marcos Prist
Director Executivo CIL
E D I T O R I A L
O imposto por ser judeu
Tenho muito orgulho em ser judeu, ter nascido num
lar judeu e ter recebido educação judaica. Sinto que
cumpri meu dever por ter transmitido aos meus filhos
a nossa cultura e sinto uma alegria enorme em poder
transmiti-la agora aos meus netos.
Não é fácil ser judeu e o meu conceito pessoal a
este respeito tem sido modificado no decorrer da
minha vida.
Hoje entendo o que isto significa. É ser participativo
de alguma forma.
Ajudar a manter acesa a chama do judaísmo é dever
e obrigação de cada um de nós nesta pequena comunidade
portuguesa que eu aprendi a conhecer e
admirar.
Tenho certeza de que todos nós sentimos orgulho da
nossa sinagoga e desejamos que ela tenha um rabino
e funcione com qualidade e conforto. Mas é preciso
lutar para alcançar estes objectivos, assim como lutamos
para alcançar outros.
É o caso da educação judaica formal que se tornou,
recentemente, uma realidade.
O Maccabi - um sonho que construímos - é uma dádiva
de D´s. Além de ser um ponto de encontro social,
desportivo e cultural, é um presente para a
nossa juventude que, no futuro, assumirá os destinos
da CIL. Basta ver o Dor Chadash, um exemplo
para muitas comunidades.
Como manter estas instituições funcionando, e mais
que isso, funcionando bem?
Não acredito em milagres. Há que haver renovação
no trabalho voluntário e maior colaboração de todos
nas contribuições financeiras. Creio que todo judeu
deve pagar uma espécie de imposto pelo simples
facto de ser judeu.
Temos de ser solidários a Israel e a nossa comunidade.
Se pensarmos que alguém mais fará o trabalho
ou dará a contribuição necessária, não temos futuro.
Quem pode mais, dá mais - tempo ou dinheiro.
Considero uma covardia a acomodação, seja por
razões políticas ou religiosas. Este tipo de covardia
atinge a todos e transforma, na minha opinião, estas
pessoas pacatas e conformadas num mau exemplo.
Devemos todos, sem excepção, colaborar no crescimento,
desenvolvimento e aperfeiçoamento das nossas
instituições. No próximo ano, com a eleição de
uma nova direcção da CIL, teremos a oportunidade
de manifestar, se for o caso, o nosso desagrado com
a condução de diversos temas, criando uma opção à
actual direcção. É preciso agir. Não concordo com a
acomodação e a falta de participação de cada um.
Arnaldo Grossman
Director de Património
2 Tikvá 61 • Outubro/Novembro
FICHA TÉCNICA Director Esther Mucznik Chefe
de Redacção Marcos Prist Colaboradores Camila
Welikson, Diana Ettner, Gabriel Steinhardt,
Henrique Ettner, Nuno Martins e Samuel Levy
Concepção e produção gráfica Raimundo Santos
Tikvá 57 • Fevereiro/Março 3
Luis Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros, Foto: Lusa
no museu Yad Vashem Holocaust Memorial, em Jerusalém
Chegado a Portugal há apenas
quatro meses, Amir Sagie
assume, na Embaixada de Israel
em Lisboa, as funções de Primeiro
Secretário e "DCM" (Deputy
Chief of Mission"). Destacando o
fortalecimento das relações comerciais
entre Portugal e Israel
como uma prioridade, Amir Sagie
falou-nos, entre outros temas,
sobre a sua chegada a Lisboa,
sobre a nossa Comunidade e
sobre a criação de um Programa
de Estudos do Médio Oriente.
Aqui fica o seu testemunho.
Chegou a Portugal há apenas
quatro meses. Fale-nos um
pouco sobre o seu percurso
até aqui.
Eu nasci e cresci em Jerusalém, cidade
onde ainda hoje vive a minha
família. A minha mãe já nasceu
em Israel e o meu pai é oriundo da
Roménia, tendo chegado a Israel
com 5 anos de idade.
Fiz toda a escolaridade em Israel,
servi o Exército durante 3 anos,
completei o meu bacharelato
("Bachelor's Degree) na "Hebrew
University" de Jerusalém, em estudos
sobre a Ásia Oriental ("East
Asean Studies ") e o meu mestrado
("Masters Degree") na Universidade
de Tel Aviv, em Ciência
Política e Estudos Diplomáticos.
Sempre me interessei e dediquei
bastante aos estudos sobre a
China. Aprendi Chinês e, ainda
enquanto estudante, passei algum
tempo na China.
Depois regressei a Israel e, no Ministério
dos Negócios Estrangeiros,
trabalhei numa primeira fase
no departamento encarregue das
relações com a China e a Coreia e
depois fui Director do Departamento
de Informação e Internet,
que geria o website do Ministério
dos Negócios Estrangeiros e uma
rede de 57 websites de embaixadas
israelitas, espalhadas pelo
mundo inteiro. Era um trabalho
essencialmente ao nível do
conteúdo da informação transmitida,
determinado-se os aspectos
essenciais da informação a ser
prestada pelas Embaixadas.
Fui colocado em Lisboa em Agosto
deste ano, faz agora 4 meses.
Foi opção minha ser colocado na
Europa, depois ter passado bastante
direccionado para o continente
asiático. E, dentro da Europa,
sabia que Lisboa era uma opção,
uma muito boa opção.
A Europa, hoje, é cada vez mais
importante para o trabalho diplomático
de Israel. Durante muito
tempo, a diplomacia israelita
esteve sobretudo orientada para
as relações com os Estados Unidos,
mas nos últimos anos tem-se
assistido a um fortalecimento cada
vez maior do trabalho junto da
Europa, sobretudo junto da União
Europeia, onde todos os membros
são importantes do ponto de vista
político.
E como foram os primeiros
contactos com Portugal?
Eu já tinha estado em Portugal
há alguns anos, mas apenas enquanto
turista. Já conhecia a
paisagem do país para onde
vinha, mas nunca tinha tido
contacto com as pessoas, que
se revelaram muito amigáveis e
hospitaleiras.
De um modo geral, acho que a
forma como os portugueses se
relacionam e recebem os estrangeiros
e os diplomatas é
única na Europa. E devo dizer
que fiquei muito surpreendido
com o bom nível de inglês dos
portugueses!
Como qualifica as relações
entre Portugal e Israel?
Desde há muitos anos que as relações
entre Portugal e Israel são
bastante boas. Mas falta dar mais
conteúdo ao relacionamento
entre os dois países.
Nos últimos 5 a 6 anos, a grande
aposta foi ao nível da cultura.
A maior parte dos grandes
nomes israelitas no domínio da
dança, da música, das artes,
passaram por aqui.
Agora, há que fortalecer a relação
política. A este nível, há muitos
contactos mas há que potenciar e
organizar mais encontros. É nosso
propósito promover mais visitas,
ao mais alto nível, quer de representantes
israelitas a Portugal,
quer de representantes portugueses
a Israel. A recente visita a
Israel do Ministro dos Negócios
Estrangeiros português, Luís
Amado, foi muito importante.
E há também que apostar fortemente
nas relações comerciais
entre os dois países. Israel é o
maior parceiro comercial da Europa
no Médio Oriente e o mercado
da União Europeia é também
extremamente importante
para Israel.
Israel tem muito para oferecer a
Portugal em diversas áreas. Por
exemplo, em matéria de tratamento,
gestão e tecnologias associadas
aos recursos hídricos; no
domínio de técnicas aplicáveis à
agricultura; na área da alta tecnologia,
quer ao nível do software,
quer ao nível dos computadores.
Para além disto, é também importante
assinalar o turismo, cuja importância
para Israel é bem superior
aos números que, actualmente,
lhe estão associados. Há
muito a fazer em matéria de relações
comerciais entre Israel e Portugal.
É preciso criar as estruturas
e procurar abrir as portas.
No segundo semestre de 2007,
Portugal vai assumir a Presidência
da União Europeia. Será um
momento muito importante, que
permitirá potenciar mais diálogo
com o Governo Português.
Foi durante a última Presidência
Portuguesa, em 2000, que foi assinado
um acordo de cooperação
com a União Europeia. Israel
lembra essa Presidência como
uma grande oportunidade.
Outra área em que se têm fortalecido
as relações luso-israelitas é
ao nível da ciência e da tecnologia,
um domínio onde as evoluções
portuguesas têm sido seguidas.
E como têm sido os seus
contactos com a CIL?
Eu nunca tinha tido contacto com
uma comunidade judaica fora de
Israel. Na China, o meu posto anterior,
a comunidade era muito
pequena, sendo o contacto sobretudo
estabelecido entre os israelitas
que aí se encontravam.
Aqui, tenho vindo gradualmente
a conhecer as pessoas da Comunidade
e os dirigentes da CIL,
que se revelaram desde o início
bastante acolhedores.
Numa comunidade tão pequena
como a de Lisboa, é essencial o
trabalho social e educacional e, a
esse nível, o trabalho do Dor
Chadash é fantástico. Os meus
filhos, que frequentam o Dor
Chadash, adoram!
É essencial garantir que as gerações
mais jovens conhecem as tradições
judaicas e, no que respeita
a esse trabalho, Portugal está em
boas condições para ser bem sucedido,
já que não tem tantos problemas
de anti-semitismo como
têm outros países europeus, como
a França e a Espanha.
Outro dos projectos actualmente
em curso respeita à
criação de um Programa de
Estudos sobre o Médio Oriente
na Universidade Católica
Portuguesa. Em que ponto se
encontra esse projecto e qual
a importância que lhe atribui
no contexto actual?
A criação desse programa é um
trabalho muito importante. Há
poucos académicos em Portugal
a debruçar-se sobre as questões
do Médio Oriente e, sobretudo,
não existe nenhum centro institucionalizado
em Portugal que
concentre o material existente
quanto a este tema e que possa
informar, responder e esclarecer
o cada vez maior número de
pessoas que se interessam por
estas matérias.
Desde há alguns anos que estamos
a tentar construir este centro
e criar este programa de estudos,
tendo estabelecido diversos
contactos nesse sentido.
Recentemente, surgiu a possibilidade
de se criar este centro de
estudos na Universidade Católica
Portuguesa, no âmbito do
seu Instituto de Estudos Políticos,
presidido pelo Professor
João Carlos Espada. A ideia é
começar a organizar seminários
e sessões sobre temas do Médio
Oriente, de forma a criar um
centro institucionalizado dedicado
a este assunto.
Israel pode, naturalmente,
contribuir muito a este nível, trazendo
Professores e divulgando o
trabalho de muitos académicos
israelitas. As questões relativas
ao Médio Oriente são cruciais no
mundo de hoje, tendo vindo a assumir
cada vez maior importância
e a despertar cada vez mais
interesse da parte do mundo académico.
E acho que para Portugal
é importante ter um grupo de reflexão
sobre esta matéria, constituído
à margem das instâncias
governamentais, no âmbito da
qual estas questões possam ser
estudadas e debatidas.
Entrevista com
AMIR SAGIE
Conduzida por DIANA ETTNER
" De um modo geral,
acho que a forma como os
portugueses se relacionam
e recebem os estrangeiros
e os diplomatas
é única na Europa "
R O S T O S D A C I L
4 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Tikvá 61 • Outubro/Novembro 5
E S P E C I A L
Na noite de 9 a 10 de Novembro
de 1938, os nazis lançavam
uma operação de grande envergadura
contra os judeus, em
toda a Alemanha. No decorrer desta
operação conhecida sob o nome
de " Noite de Cristal ", 91 judeus
foram assassinados, 7500 comércios
judaicos foram destruídos e
267 sinagogas pilhadas ou incendiadas.
Em memória desses tempos
sombrios contamos hoje aqui
uma história que vem lembrar que
também nessa época houve actos
de coragem e de compaixão humana.
É a história de ..
José de Brito Mendes,
Um "Justo" Português*
"Espero que um dia, quando nos
voltarmos a ver, o meu marido e
eu reencontremos a nossa filha e
voltemos a estar de novo juntos
e felizes." É assim que termina
uma carta escrita em 1942, por
Fojgel (Fanny) Berkovic a Marie-
Louise e José Brito Mendes a
quem ela confiara a guarda da
sua filha Cécile, para a proteger
das rusgas da polícia francesa às
ordens da Gestapo.
Fojgel Berkovic não realizou o
seu sonho. Apenas voltou a ver a
filha, de cinco anos, quando estava
já por trás do arame farpado
do campo de Drancy, a caminho
de Auschwitz de onde nunca voltou.
Mas Cécile sobreviveu. Graças
à coragem da família do português
Brito Mendes.
José Brito Mendes emigrou para
França em 1926 onde casou com
uma francesa, Marie-Louise, e de
quem teve um filho, Jacques. Viviam
em St. Ouen, nos arredores
operários de Paris. Mesmo em
frente à sua casa vivia um casal
de judeus polacos, Aron e Fojgel
Berkovic, com a filha Cécile nascida
em 1937. Aron era sapateiro
e tinha uma pequena oficina na
mesma rua onde moravam. Daí
assistia às brincadeiras de Cécile
e Jacques, praticamente criados
juntos naquele bairro onde se
aglomeravam, na época, imigrantes
espanhóis e italianos,
portugueses e polacos.
Mas em 1942, a 15 de Junho,
Aron é deportado e morre em Auschwitz.
A sua mulher Fojgel esconde-
se algures em Paris, mas
antes confia Cécile à guarda da
família Brito Mendes, numa tentativa
desesperada de a salvar. E
com efeito, meses depois, apesar
de escondida, Fojgel é presa e levada
para o campo de trânsito de
Drancy de onde partiam os transportes
para os campos de extermínio.
Antes da sua partida,
José Brito leva Cécile ver a mãe
uma última vez: tem só cinco
anos, mas já sabe que não a pode
chamar de mãe. Pela sua segurança
e pela segurança de José.
Tem de esconder que é judia,
fingir que é prima de Jacques e
que o seu nome é Bellouin - nome
de solteira de Mª Louise. Mas
as crianças aprendem depressa...
A família Brito toma conta de Cécile,
como uma filha - apesar dos
cartões de racionamento e do perigo
sempre iminente de uma rusga
policial, porque quem esconde
judeus corre o risco de ser deportado.
Esta acontece efectivamente
em 1943 devido a uma denúncia,
mas a Gestapo não encontra Cécile,
momentaneamente ausente.
Para José Brito é o sinal de alarme:
Cécile e Jacques são enviados
para a província, onde ficam em
casa de familiares do casal.
O tempo passa, a guerra acaba, os
pais de Cécile não voltam e o casal
Brito prepara-se para adoptar a
criança. Mas do campo de concentração
de Dachau chega um sobrevivente
da família: um tio de Cécile
que obtém a sua guarda e a leva
para os Estados Unidos, para
bem longe das sombras da Europa...
e dos Brito Mendes que nunca
se consolarão verdadeiramente
da dor da sua perda.
Cécile nunca mais viu a família
que a salvou. Nos Estados Unidos,
mudou de nome, estudou,
exerceu advocacia, casou e teve
duas filhas. Voltou a França em
1987 à procura dos Brito
Mendes, mas não os encontrou.
Morreu sem os rever.
Jacques continuou sempre à procura
da "irmã" perdida. Não a encontrou
mas, em 2002, graças à
Internet e às associações das
"Crianças Escondidas" descobriu
as filhas de Cécile, que embora ao
corrente de que ela nascera em
França e que os avós tinham sido
mortos em Auschwitz, nada mais
sabiam sobre o passado francês
da sua mãe. "Ela não falava nunca,
explica Cara, filha de Cécile.
Era a época em que ficou órfã e o sofrimento
permaneceu muito vivo."
Para Jacques, encontrar as filhas de
Cécile foi "um vazio que se encheu
com o que se tornou Cécile, a sua vida.
O tempo passou, muitos actores
desta história estão mortos, mas se
os nossos filhos se conhecerem, a
história continua."
Em 2004, devido aos esforços de
Cara, a filha americana de Cécile,
o Yad Vashem, Autoridade Nacional
para a memória dos Mártires e
Heróis do Holocausto, de Jerusalém,
atribuiu a José e a Maria Louise
Brito Mendes o título de "Justo
entre as Nações", - já desde 1967
também atribuído a outro português,
Aristides de Sousa Mendes, -
por "arriscando a própria vida terem
salvo judeus perseguidos durante
o período da Shoah na Europa."
O diploma de honra a eles
atribuído refere ainda que "O seu
nome será homenageado para todo
o sempre, e gravado no Muro
dos Justos das Nações no memorial
Yad Vashem em Jerusalém."
Numa época em que a bondade
era um acto demasiado solitário,
em que grassava o medo ou a indiferença,
a denúncia e a colaboração,
não é demais lembrar que
a bondade também existiu. Os
Brito Mendes eram certamente
pessoas simples, não foram heróis
da Resistência, mas à sua maneira
foram dos poucos a praticar o
lema do Yad Vashem retirado do
Talmude: "Quem salva uma vida
salva toda a humanidade".
No memorial de Jerusalém estão
gravados os nomes de dois portugueses.
Mas muitos mais foram
sensíveis ao sofrimento de judeus
e não judeus que fugiam das garras
do nazismo. Segundo Avraham
Milgram, historiador do Yad Vashem
- a quem devo o conhecimento
desta história - em Fevereiro
de 1941, a PVDE (Polícia de Vigilância
e Defesa do Estado) comunicou
ao Ministério dos Negócios Estrangeiros
que "os consulados de
Portugal em Milão, Budapeste, Bucareste
e Antuérpia estão a conceder
vistos em passaportes de estrangeiros,
fora das instruções superiormente
recebidas." O que
mostra que o desrespeito às ordens
recebidas era um fenómeno
amplamente difundido nos meios
consulares. "No geral, as representações
consulares portuguesas
eram sensíveis ao destino dos judeus.
Não encontramos no arquivo
histórico do Ministério dos Negócios
Estrangeiros documentos que
testemunhem preconceitos ou atitudes
anti-semitas da parte de
cônsules portugueses no exterior,
da mesma forma que não havia
denominador comum - ideológico
ou político - entre os diplomatas
portugueses que ajudaram judeus
a sair da Europa via Portugal. A
compaixão pelo sofrimento alheio,
no caso dos judeus, era comum ao
monárquico Aristides de Sousa
Mendes, ao anti-marxista Alfredo
Casanova, ao republicano Alberto
da Veiga Simões, ao liberal Giuseppe
Agenore Magno" escreve A. Milgram.
Podia-se acrescentar Sampaio
Garrido e Teixeira Branquinho
em Budapeste, entre outros dos
serviços consulares de Portugal.
A perseguição e a destruição dos
judeus produziu atitudes diametralmente
opostas: o mal absoluto
e a compaixão humana. Hoje, dia
em que se celebram sessenta e oito
anos da chamada Noite de Cristal
- pogrom que na noite de 9 a 10
de Novembro de 1938 estilhaçou
não só as montras de 7 mil comércios
judaicos e sinagogas, mas
também as vidas dos judeus
alemães - neste dia prefiro, apesar
de tudo, lembrar a compaixão humana
na pessoa de José de Brito
Mendes, um "justo" português.
Esther Mucznik
(Reprodução adaptada de uma crónica
no jornal Público a 10/11/06)
EM MEMÓRIA
DA NOITE
DE CRISTAL
No passado dia 9 de Novembro,
68 ans, dia após
dia, depois da noite que
marcou a violência nazi
organizada, autoridades
oficiais alemãs, dirigentes
da Comunidade
Judaica alemã e representantes
do Estado de
Israel, inauguraram uma
nova sinagoga. Partindo
da antiga sinagoga, o
cortejo oficial percorreu
as ruas da capital bávara
até à nova sinagoga, perante um numeroso público. A cabeça do cortejo
estava o Rabino Yitzak Meïr Lau e outros carregando as Thorah. A
presença do ex-Grão Rabino de Israel e actual rabino de Tel-Aviv tinha
um grande significado : sobrevivente da Shoah, ele descreveu há uns
anos a sua fuga do campo de Buchenwald com o seu irmão Naftali no livro
"Não levantes a mão sobre este rapaz."
O presidente da república alemã, Horst Köhler, evocou a persistência na
Alemanha de uma forma de anti-semitismo. " O dever de cada um de
nós é de agir contra isso. " A presidente do Conselho Central dos Judeus
da Alemanha, Charlotte Knobloch, sublinhou que " Hitler não conseguiu
destruir-nos " e louvou o renascimento do judaísmo alemão que conta
hoje com 110 000 pessoas.
Inaugurada Sinagoga em Munique
sessenta e oito anos depois da Noite de Cristal
6 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Tikvá 61 • Outubro/Novembro 7
Haim Nissim Amzalak
- Cônsul da Nação Portuguesa
Depois da morte do pai, na década de 1850, Haim Nissim
mudou-se para Jaffa, onde se desenrolava a vida
económica da Palestina.
Não abandonou, porém, totalmente a cidade de Jerusalém.
Alugou a mansão da família, onde, como já vimos, a
Moses Hornstein, o dono do Hotel Mediterranean.
Em Jaffa, viveram primeiro na área próxima do mar.
Pouco depois saiu da área mais ruidosa de Jaffa, para
Neveh Tsedek, o bairro a que os árabes chamavam
Manshiya, e foi viver para uma casa de três pisos, pertencente
a um dos seus sobrinhos.
A casa ainda lá está, na Rua Amzalak, mas já foi toda
reconstruída, segundo a traça antiga, e agora está
alugada por apartamentos. Uma placa metálica identifica-
a ainda com "Casa Amzalak"
Trabalhou como banqueiro, tal como seu pai, de sociedade
com Jacob Valero, de outra importante família sefardita.
Mas interessou-se sobretudo pela compra e
venda de propriedades. Tinha terras em Jerusalém,
que administrava através de agentes na cidade.Parte
vendeu e outra parte tinha arrendado com grandes lucros.
Foi dos primeiros judeus a comprar terras nos arredores
de Jaffa. Também em nome de sua mulher Esther
comprou terras, que tinham plantado com pomares
e laranjais e que lhes serviam de casa de verão.
O negócio de propriedades viria a servir-lhe para, sem
quaisquer lucros, ajudar os activistas sionistas a adquirir
terras para o futuro yeshuv judaico.
Para se fazer uma ideia da dimensão dessa actividade,
bastará mencionar que foi Haim Amzalak quem comprou
em seu nome, mas para Zalman Haim Levontin,
os terrenos onde este viria a iniciar a construção do que
é hoje a cidade de Rishon LeZion.
Havia, porém, um óbice muito grande ao exercício dessa
actividade. O Sultão não permitia que cidadãos locais,
sobretudo judeus, adquirissem terras.
Os únicos que podiam fazê-lo eram os que gozavam do
estatuto de estrangeiros, sobretudo os representantes
consulares de países estrangeiros.
Estes gozavam de um estatuto de extraterritorialidade
excepcional, quer em relação às leis e à justiça, quer
em relação aos impostos.
Muitos residentes locais se ofereciam gratuitamente
aos países estrangeiros, para exercer as funções de
cônsules, vice-cônsules e até de intérpretes, apenas
para usufruírem dessas importantes regalias.
Haim Amzalak era cidadão britânico, como seu pai, que
adquiria a nacionalidade em Gibraltar.
A Inglaterra já possuía um cônsul em Jerusalém,
Noel Temple Moore, por tal sinal grande amigo
pessoal de Haim Amzalak, que não escondia a sua
grande devoção por aquele país.
Em Jaffa havia também um vice-cônsul britânico, que,
por qualquer razão, não dependia do Cônsul em Jerusalém,
mas sim do seu homólogo em Beirute.
A solução encontrou-a nas relações que ficaram do seu
falecido tio Moses, ou de seus primos em Portugal6. Graças
a influência dessas relações, em 18 de Janeiro de
1871, Haim Amzalak foi nomeado "Cônsul da Nação Portuguesa
em Jerusalém, Turquia". Portanto um ano depois
de estadia de Eça na que fora a casa dos Amzalak,
Não era um cargo que lhe desse muito trabalho e ele
exercia-o gratuitamente. Mas não deixou de cumprir
com inteira dedicação as obrigações a que o título o
obrigava. Embora já vivesse em Jaffa, abriu um consulado
em Jerusalém, que visitava regularmente, mas era
sobretudo o sobrinho, Joseph Navon, que tomava conta
das actividades consulares. E quando este não se encontrava
na chancelaria, havia lá pelo menos um "dragoman"
para atender o público.
Quem parece não ter levado muito a sério a ideia de
um consulado português em Jerusalém foi o governador
otomano.
Todos os pedidos de Amzalak para que fosse colocado
um "kavass" (sentinela) à porta do consulado foram
ignorados. Alegou o governador que o cônsul raramente
lá se encontrava.
Em 1882, a embaixada da Itália em Constantinopla foi
encarregada de defender os interesses portugueses no
império. E logo o cônsul em Jerusalém se dirigiu ao embaixador
de Itália solicitando a sua intervenção junto
do palácio, não só para corrigir esse desrespeito pela
Nação Portuguesa, mas sobretudo por o governador
não ter mandado hastear a bandeira na Cidadela, no
dia do aniversário do Rei D. Luís. Ele, cônsul, tinha-o
avisado por escrito e por portador, na véspera, como
era o costume de todos os cônsules estrangeiros.
O governador alegou que a comunicação lhe chegara
na sexta-feira, dia de descanso dos muçulmanos, e por
isso no dia seguinte já se esquecera.
Além disso, logo que foi conhecida a abertura de um
consulado português, apareceram doze judeus de Jerusalém
para o felicitar e para lhe pedir que lhes reconhecesse
a nacionalidade portuguesa, que lhes cabia de
direito por seus antepassados. Haim Amzalak consultou
o Ministério, mas a resposta foi negativa. E pouco mais.
Em 9 de Dezembro de 1886, foi "exonerado por conveniência
de serviço das funções de Cônsul de Portugal
em Jerusalém, conservando-lhe as honras e nomeado
vice-cônsul de Portugal em Jaffa". Em 1892 foi substituído
por outro vice-cônsul.
Na realidade, o cargo já representava um ónus para Amzalak,
pois em 1869, demitiu-se o então vice-cônsul da
Grã-Bretanha, e o nome de Haim Amzalak foi sugerido para
o cargo. Não foi fácil, pois a primeira recomendação foi
recusada. O seu amigo Moore conseguiu que Londres remediasse
a anomalia de sujeição do cargo a Beirute, alegando
que Jaffa era, na realidade, o porto marítimo que
servia Jerusalém. Finalmente em 1872 Amzalak foi nomeado
vice-cônsul com sujeição ao cônsul em Jerusalém.
Igualmente exerceu o cargo gratuitamente, recusando o
vencimento que lhe propunham, sob a alegação de que
não era próprio. E agora exerceu o cargo com muito mais
trabalho e não menor zelo.
Haim Amzalak havia sido agente dos Lloyds de Londres
em Jaffa. Ao cabo de alguns anos desistiu do cargo, recomendando
um seu filho para o substituir, o que efectivamente
sucedeu depois da direcção em Londres lhe ter
atestado os maiores louvores, no desempenho do cargo.
Essa actividade tinha-lhe granjeado muita experiência
na recolha e compilação de dados sobre as actividades
económicas locais.
Assim, em compensação das importantes vantagens
que o estatuto consular lhe concedia, Amzalak preparava
e enviava para Londres, com regularidade e frequência,
relatórios detalhados, que incluíam não só o movimento
de entrada e saída de navios, estatísticas de importação
e exportação e preços praticados no mercado,
mas também previsões futuras, sobretudo sobre as colheitas
de cítricos e outros produtos agrícolas.
O sobrinho, Joseph Navon, era o seu braço direito.
Era a época em que toda a região tinha principiado um
novo período de modernização, que os súbditos estrangeiros
e os seus representantes aproveitaram para a
realização de grandes lucros.
Joseph Navon estava bem colocado para isso, quer pelo
grande prestígio da sua família paterna, descendente
de rabinos famosos no Império Otomano e também
em Jerusalém, quer pela experiência adquirida no trabalho
com os seus tios Amzalak.
Terceiro filho de Eliahu Navon e de Esther Amzalak,
nasceu em 1852, e foi circuncidado por seu tio Haim
Amzalak.
Estudou numa yeshivá em Jerusalém, e foi depois completar
os estudos em Paris, onde se inteirou de tudo
quanto era moderno na Europa.
Falava árabe, francês, italiano, alemão, alemão e ...
yiddish, sim yiddish, e dizem que quando falava nesta
língua ninguém diria que não era ashkenazi.
De regresso à Palestina, Navon contraiu matrimónio precisamente
com uma ashkenazi: Gisha Frumkin. Gisha foi
muito bem recebida pelos Navon e Amzalak. Só que lá
em casa nunca ninguém lhe chamava pelo seu nome.
Passou a ser a Bolissa, um puro nome "sefardita" e pronto...
Foi um dos primeiros "casamentos mistos" entre
sefardim e ashkenazim!
Gisha-Bolissa tinha um irmão, Dov Frumkin, dono de
um dos primeiros jornais hebraicos, o "Havatselet". Isso
abriu a Navon as portas para um órgão de informação
importante para a propagação das suas ideias e
seus projectos.
Não vamos entrar em detalhes sobre a imensa actividade
comercial e pública de Joseph Navon. Bastará
salientar que também se dedicou à compra de terrenos
e construção de novos bairros em Jerusalém, fora
das muralhas, para serem habitados pelos judeus
que começavam a chegar ao país. Também entre Jerusalém
e Jaffa, em Ramla, etc, comprou terrenos e
fundou povoações judaicas.
A primeira linha de caminho de ferro
Empreendedor por natureza, em 1885 começou a germinar
nele a ideia da construção de uma primeira linha de caminho
de ferro de Jaffo para Jerusalém. Um engenheiro fez
o estudo da viabilidade do projecto. Conseguiu alguns sócios,
empréstimos, endividou-se com altos juros, conseguiu
o apoio do nosso já conhecido Noel Temple Moore,
cônsul de Sua Majestade Britânica e outros cônsules estrangeiros,
e também do Pashá governador de Jerusalém.
Foi a Constantinopla e conseguiu da "Sublime Porta" um
firman para a construção e exploração durante 71 anos, de
uma linha de caminho de ferro de Jaffa para Jerusalém,
com opção de futuros ramais para Gaza e Nablus.
Como era de esperar, o projecto revelou-se desde logo
como muito mais dispendioso do que inicialmente os seus
8 Tikvá 61 • Outubro/Novembro
EÇA DE QUEIROZ
E OS AMZALAK
(continuação e fim)
Inacio Steinhardt
Reproduzido do site www.geocities.com/ishluz,
com autorização do autor.
C O N T A N D O A N O S S A H I S T Ó R I A
Tikvá 61 • Outubro/Novembro 9
O cônsul Haim Amzalak
10 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Tikvá 61 • Outubro/Novembro 11
promotores pensavam. Navon estava já quase falido e as
obras nem sequer tinham começado.
Então foi a Paris e cedeu a concessão, por um milhão de
francos, a uma companhia que então se formou, a
"Companhia do Caminho de Ferro Otomano Jaffa-Jerusalém
e seus ramais". Joseph Navon ficou com uma pequena
parte das acções. E também com dois títulos honoríficos.
O sultão Abudl Hamid II deu-lhe o título de
Bey - Yussuf Navon Bey - e o governo francês condecorou-
o com a Legião de Honra.
O exílio
Em 1914 foi decretado que todos os cidadãos estrangeiros
teriam que se naturalizar otomanos ou abandonar
a Palestina. Haim Amzalak morreu em Alexandria
em 1916. Joseph Navon faleceu em Paris em 1934. O
primeiro comboio partiu de Jaffa para Jerusalém em
26 de Setembro de 1892.
Nalgumas ruas velhas de Tel Aviv, junto a Jaffa, ainda
se vêem aqui e ali pequenos troços de linha férrea semi-
enterrados. A "gloriosa" estação de Jaffa ainda se
encontra em ruínas, escondida entre silvados por detrás
da Rua Eilat, cercada de arame farpado, aguardando
que um dia alguém na Câmara Municipal decida
a sua conservação histórica.
Fradique Mendes e o comboio na Terra Santa
Prometemos voltar ao nosso Eça? Pois vamos terminar
com ele analisou o projecto do comboio.
Em 1891 começa Eça de Queiroz a escrever a sua "Correspondência
de Fradique Mendes", esse quase heterónimo
colectivo, fruto da criação de um grupo de escritores:
Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Eça de
Queiroz, pois cada um deles escreveu sob a personalidade
fictícia desse indivíduo.
Ao chegar-lhe a notícia do caminho-de-ferro na Palestina,
Eça redige a carta de Fradique a "Mr. Bertrand B., engenheiro
na Palestina"7, datada de Paris, Abril, mas como
todas as outras sem indicação do ano..
"Decerto, à porta de Damasco, com
as botas fortes enterradas no pó de
Josafat, o guarda-sol pousado sobre
uma pedra tumular do profeta, o lápis
ainda errante sobre o papel, sorris,
todo te dilatas, e através das lunetas
defumadas, contemplas, marcada
por bandeirinhas, a 'linha' onde em
breve, fumegando e guinchando, rolará
da velha Jepo para a velha Sião o
negro comboio da tua negra obra!
....
É em Jafa, na antiquíssima Jepo, já
heróica e santificada antes do Dilúvio,
que a tua primeira estação com os alpendres,
e a carvoeira, e as balanças,
e a sineta, e o chefe de boné agaloado,
se ergue entre esses laranjais,
gabados pelo Evangelho, onde S. Pedro,
correndo aos brados das mulheres, ressuscitou Dorcas,
a boa tecedeira, e a ajudou a sair do seu sepulcro.
Dai a locomotiva, com a sua primeira classe forrada de
chita, rola descaradamente pela planície de Saaron, tão
amada do céu, que, mesmo sob o bruto pisar das hordas
filistinas, nunca nela murchavam anémonas e rosas. Corta
através de Beth-Dagon, e mistura o pó do seu carvão
de Cardiff ao vetusto pó do Templo de Baal, que Sansão,
mudo e repassado de tristeza, derrocou movendo os ombros.
Corre por sobre Lida8, e atroa com guinchos o grande
S. Jorge, que ainda couraçado, emplumado, e o guante
sobre a espada, ali dorme o seu sono terrestre. Toma
água por um tubo de couro, do poço santo de onde a Virgem
na fugida para o Egipto, repousou sob o figueiral,
deu de beber ao Menino. Pára em Ramleh, que é a velha
Arimateia ("Arimateia, quinze minutos de demora!"), a
aldeia dos doces hortos e do homem doce que enterrou o
Senhor. Fura, por túneis fumarentos, as colinas de Judá,
onde choram os profetas. Rompe, por entre ruínas que
foram a cidadela e depois a sepultura dos Macabeus. Galga,
numa ponte de ferro, a torrente em que David errante
escolhia as pedras para a sua funda derrubadora de
monstros. Coleia e arqueja pelo vale melancólico que habitou
Jeremias. Suja ainda Emaús, vara o Cédron, e estaca
enfim, suada, azeitada, sórdida de felugem, no vale
de Hennon, término de Jerusalém!"
Que belo texto para se ler durante a pachorrenta e hoje
quase inútil viagem no moderno comboio de Tel Aviv
para Jerusalém!
E continua o profético Fradique/Eça:
"Ora, locomotivas manobrando pela Judeia e Galileia,
com a sua materialidade de carvão e ferro, o seu desenvolvimento
inevitável de hotéis, ónibus, bilhares e
bicos de gás, destroem irremediavelmente o poder
emotivo da Terra dos Milagres, porque a modernizam,
a industrializam, a banalizam."
6. Ver nota n.º3
7. Havia um M. H. De Bertrand, entre os directores da Companhia. Teria
ou não qualquer relação com o nome escolhido por "Fradique Mendes"?
Provavelmente nunca o saberemos. O engenheiro que traçou os primeiros
planos para o empreendimento chamava-se George Franjei.
8. Onde agora está o aeroporto de Ben Gurion!
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Estação de Jaffa em 1895
O nosso maior e mais sincero agradecimento ao querido amigo e nosso webmaster
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12 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Tikvá 61 • Outubro/Novembro 13
A Associação de Amizade Portugal Israel realizou no
passado dia 9 de Novembro na sua sede em Lisboa,
uma sessão especial, de homenagem póstuma ao
Senhor Dr. Carlos Capelas. Nesta justa homenagem,
foi apresentada um pouco mais da vida e da
obra do homenageado pelo orador convidado e um
dos grandes amigos de Carlos Capelas, o distinto
médico estomatologista, Dr. Delberto Aguiar.
Carlos Capelas foi um homem de múltiplas facetas,
um humanista virado para o futuro. Interveio como cidadão
em diversos fóruns: da política, da cultura e da
vida associativa e foi também como se sabe Presidente
da Direcção da AAPI e, um amigo dos Judeus e de
Israel - como gostava de dizer. Repartiu essencialmente
a sua actividade profissional pela engenharia,
pelo ensino e pela gestão empresarial.
Após a celebração dos IAMIM NORAIM (Rosh Hashaná
e Yom Kipur) que ocorreu mais uma vez
com toda dignidade e com grande mobilização e afluência
na nossa Comunidade, foram também comemorados
com muita alegria as outras Festividades do mês de
Tishri, nomeadamente de Sucot e Simchat Thorá
5767. Como manda a tradição todos os dias, durante
o "Chag" as pessoas participaram dos serviços religiosos,
visitaram e estiveram reunidas na nossa Sucá,
mais uma vez carinhosamente construída neste ano.
Neste ano também durante o Chol Hamoed de Sucot
foram realizadas várias actividades na Sucá da Sinagoga,
nomeadamente as aulas de Judaísmo do Departamento
de Ensino Judaico e a actividade semanal do
Grupo Guil Hazaav. Também em Simchat Thorá várias
pessoas estiveram na nossa Sinagoga para celebrar
com muita alegria a realização das "akafot". O nosso
agradecimento especial e os parabéns ao Alain Hayat
(Coordenador para assuntos da Sinagoga), Isaac Assor
(Chazan) e Samuel Levy (Conselheiro da CIL para assuntos
religiosos) pela colaboração e empenho na
condução destes serviços. Chazak ubaruch!
No passado dia 21 de Novembro teve lugar, em Lisboa,
o primeiro encontro-jantar dos fundadores
do Fórum Abraâmico de Portugal que congrega membros
das três religiões monoteístas, judeus, cristãos e
muçulmanos. O encontro, reunindo cerca de 50 pessoas
tinha como objectivo a confraternização e a reflexão
sobre projectos de acção comum. Usaram da palavra
o presidente do Fórum, Abdool Vakil, também
presidente da Comunidade Islâmica que apresentou os
objectivos do Fórum e Sidney Shipton, representante
do Three Faith Forum de Londres, que falou sobre a experiência
da organização similar em Inglaterra.
Cumprindo mais uma vez com os nossos milenares
preceitos de Tzedaká (justiça com solidariedade)
e Tikun Olam (aperfeiçoamento do mundo) a CIL esteve
de 15 de Agosto a 30 de Setembro a angariar
roupas e agasalhos para a 4ª edição desta campanha
realizada pelo seu Departamento de Assistência Social.
Esta arrecadação resultou numa excepcional colecta
de doações que foram durante o mês de Outubro
entregues à AMI - Assistência Médica Internacional,
entidade que atendem a diversas faixas etárias
deixando-nos muito gratificados e felizes pela manifestação
de apoio de muitos dos nossos correligionários,
aos quais agradecemos e esperamos novamente
contar nas próximas iniciativas. A vossa ajuda tornará
mais digno e humano o Inverno de muitos em Portugal!
Aos que não colaboraram desta vez, fica desde já
o apelo de engajamento nas próximas edições!
Chaguei
Tishri
5767 Grupo Guil Hazaav na Sucá
OMovimento Juvenil Dor Chadash de Lisboa que
está prestes de completar o seu já 5º ano de
actividades permanentes, realizou durante todo o
mês de Novembro um programa especial baseado
no sagrado mandamento "Ve haavta leerecha Kamocha"
(Ame ao próximo como a ti mesmo"). O programa
denominado " Respeito e Tolerância: Respeitando
as nossas diferenças" foi um importante
exercício de informação, reflexão e consciencialização
sobre temas muito importantes entre os quais,
as diferenças de raça, cor, credo e religião, preconceitos,
discriminações, deficiências físicas e psicológicas
entre outros. Durante o programa foi realizada
uma interessante actividade com a presença do
Sr. Vítor Graça, representante da APEC - Associação
Promotora do Ensino de Cegos
que falou para os nossos
jovens e crianças sobre o papel
desta entidade, sobre a
sua história de vida como um
deficiente visual e sobre a actual
situação e inserção dos
cegos na nossa sociedade, especialmente
em Portugal.
Também esta actividade foi realizada com base nos
mandamentos bíblicos Levítico 19:14 - "Não amaldiçoarás
o surdo, nem porás tropeço diante do cego;
mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR" e Deuteronômio
27:18 "Maldito aquele que fizer o cego errar
o caminho. E todo o povo dirá: Amém!"
As jovens Johanna Luís, Livia Catran e Vivian
Bernfeld - madrichot do Dor Chadash - participaram
recentemente de um programa especial dedicado
às religiões que foi transmitido no Clube do Morangos
- programa da TVI dirigido à adolescentes.
Este foi um dos constantes e variados pedidos de informação
e integração com as outras confissões que
felizmente nos têm chegado e que dentro das suas
possibilidades a CIL tem sempre procurado atender.
O programa foi gravado na nossa sinagoga.
Jovens da CIL no
Clube dos Morangos
Homenagem ao Dr. Carlos Capelas
Actividade Especial no Dor Chadash
Homenagem a
Itzhak Rabin
A CIL realizou no passado dia 2 de Novembro
na Biblioteca Elias Baruel na Sinagoga um acto
solene em memória e homenagem aos 11
anos da morte do ex- Primeiro Ministro de Israel
- Itzhak Rabin.
O programa do evento apresentou um detalhado
áudio - visual, para além de canções e
textos que marcaram a trajectória deste grande
líder do Estado de Israel.
IV Campanha do Agasalho na CIL
Encontro de fundadores do Fórum Abraâmico Sr. Vítor Graça da APEC
14 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Tikvá 20 • Agosto/Setembro 11
I S R A E L E M F O C O
Aconvite da Embaixada de Israel, esteve em Lisboa,
nos passados dias 16 e 17 de Outubro, a
Deputy Chief Scientist do Ministério da Indústria e
Comércio de Israel. Esta deslocação teve lugar na
sequência de um encontro entre o Embaixador de
Israel e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Prof.
Doutor Mariano Gago, que demonstrou grande interesse
pela iniciativa. Formada em Engenharia Aeronáutica
pelo Haifa Technion, Mina Goldiak conta
com 25 anos de experiência na gestão das mais
avançadas tecnologias do mundo e de estratégias
de I&D (Investigação e Desenvolvimento).
A sua passagem por Portugal teve como principal
objectivo a promoção da cooperação no campo da
I&D industrial entre Portugal e Israel, país que investe
cerca de 5% do PIB em investigação, estando
à frente do Japão e dos Estados Unidos da América.
Neste âmbito, e para além de reuniões com o
Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e com
o Coordenador do Plano Tecnológico, Mina Goldiak
encontrou-se com entidades nacionais relevantes
no âmbito da Tecnologia e I&D, como sejam a
Agência de Inovação, o INETI, a Agência Portuguesa
de Investimento, a UMIC, a Fundação para a
Ciência e Tecnologia, o Instituto Gulbenkian de
Ciência e a COTEC. Aproveitando os pontos comuns
e as sinergias existentes entre os dois Países, a
conceituada Cientista crê ser possível a implementação
do Acordo de Cooperação assinado com o Ministério
da Ciência Português em 1995. Planeada ficou
também a deslocação a Israel de uma missão
de empresários e investigadores Portugueses para
explorar as potencialidades do mercado.
Judeus "perdidos" na Índia
começam a ir de vez para Israel
Dalia Doliani Sela, 63, mãe de 10 filhos, faz
parte do grupo de 218 judeus dos 7.000 da
comunidade Bnei Menashe, que vive perto de Manipur,
que imigraram para Israel a 16 de Novembro
2006. O grupo clama ser descendente de uma
das 12 tribos dispersas pelos Assírios há 2.700
anos. O seu carácter judaico foi reconhecido, numa
cerimónia de conversão colectiva realizada
por lideranças religiosas sefaraditas de Israel, no
ano passado. Ao chegar em Israel o grupo foi
acolhido pelos primeiros 1.000 membros da comunidade
que se estabeleceram em Israel, na cidade
de Karmiel. A intenção é a aliá (imigração)
de toda a comunidade. O governo da Índia deu
luz verde para a operação.
Embora por motivos compreensíveis, uma das perguntas
enervantes para as quais um judeu da diáspora
se vê forçado a ter uma resposta na ponta da língua,
na amena cavaqueira do café depois do almoço ou
em qualquer outra ocasião social, é: então como é que
vão as coisas lá em Israel? E não me digam que isso não
acontece convosco. Fica-se logo com aquela sensação
de que se é suposto dominar perfeitamente o tema e
estar a par dos acontecimentos de ontem à noite, a milhares
de quilómetros e quiçá vários anos de distância da
última (e por vezes única!) visita à Terra Prometida.
E, se se tem o azar de até saber um pouco sobre como
vão "as coisas", o problema complica-se, pois a resposta
é bem mais longa e complicada do que o título sensacionalista
do Diário de Notícias de hoje de manhã e,
normalmente, o interlocutor não está minimamente interessado
em saber nem em receber uma explicação
profunda. Consequentemente, ao ver-nos confrontados
com a dificuldade de sintetizar, começa-se geralmente
a resposta por uma figura de discurso - "Bem…". Mas,
infelizmente, também se poderia começar por "Mal…",
porque ao interlocutor é-lhe indiferente e as coisas vão
mais mal do que bem. Ou não é verdade?
Assim sendo, convém dizer que vão mal, muito mal
mesmo. Péssimo. A norte, o Hizbolá dispara Katiushas.
A sul, o Hamas lança Kassams. A leste, os palestinianos
preparam suicidas armadilhados com bombas. Os Sírios
querem reocupar-lhes os Montes Golan. Os Iranianos
ameaçam-nos com armas nucleares. E como se tudo isso
não bastasse, a imprensa pseudo-esquerdista vende
mais jornais sendo editorialmente contra Israel e criando
assim uma opinião pública parcial e anti-israeliana.
E os israelianos, não fazem nada? Claro, que sim. Mas,
coitados (não se esqueça de dizer "coitados", pois está
provado que a sociedade ocidental tem uma imensurável
empatia com os coitados dos libaneses, os coitados dos
iraquianos, os coitados dos coreanos, os coitados dos subsaharianos
e, sobretudo, os coitados dos palestinianos),
apesar de viverem num país pequeníssimo, ganham prémios
Nobel, desenvolvem e exportam tecnologias que são
exemplo para todo o mundo, têm uma medicina avançadíssima
mas…. não acertam uma com os árabes. Ou
seja: estão mesmo a precisar de uma ajudinha nossa.
Por vezes, a conversa acaba por girar em torno da "luta
contra o terrorismo" e aí há mais hipóteses de que se
torne participativa e até interessante. Ao formular a pergunta
("lá em Israel"), o seu interlocutor, repito, já lhe
está a indicar que está pouco interessado em saber. Mas
ao abordar o tema do terrorismo, por muito que a pátria
comum, lusitana e de brandos costumes, não tenha padeça
deste mal, estamos a trazer o problema para mais
perto de nós (Espanha, Inglaterra, Irlanda) e a atenção
aumenta. Além disso, claro está, ficamos logo do mesmo
lado, porque somos todos contra o terrorismo embora
nenhum de nós saiba exactamente como lidar com ele.
Agora esqueçamos o nosso interlocutor. Aqui entre nós,
o que parece ser óbvio é que a estratégia da "guerra
contra o terror" do Presidente Bush não resultou. E que
a estratégia de Israel não tem dado melhores resultados:
construiu-se um muro na Cisjordânia e… não resultou;
abandonou-se unilateralmente o Líbano e a
Faixa de Gaza, sem negociações e sem pedir nada em
troca e… não resultou; atacou-se o Hizbulá com toda a
potência militar e… não resultou; tal como não resultaram
as incursões militares a esta ou aquela cidade palestiniana.
E tal como os E.U.A. estão hoje menos seguros
de terrorismo do que no período anterior à declaração
de guerra ao terror, o incontestável poderio militar
de Israel parece ter perdido pontos na sua própria luta.
O regresso à mesa de negociações, mesmo sem estar
em posição de superioridade nem impor condições prévias,
poderá ser a única via. O Hamas e o próprio Hisbulá
têm um braço político profundamente enraizado
na população civil, ao contrário de outros movimentos
terroristas. E têm um compromisso para com a população
palestiniana, que anseia desesperadamente por
paz e pela melhoria da sua qualidade de vida.
Quanto à população de Israel, os seus anseios são exactamente
os mesmos, apesar de o ponto de partida ser
diferente. Não tem nada para perder e tem tudo para
ganhar. Permitam-me uma comparação: os brasileiros
e outros sul-americanos endireinhados vêm-se obrigados
a residir em condomínios de luxo fechados, rodeados
de seguranças armados e de câmaras de vigilância,
e onde ninguém entra. Viajam em viaturas blindadas,
de vidros fumados e de portas trancadas. Deste modo,
conseguem proteger-se a si e aos seus, vivendo numa
espécie de gaiola dourada. A população comum de Israel
vive hoje num outro tipo de gaiola, que cada vez a
protege menos e nem sequer é dourada.
Gabriel Steinhardt
Israel concorrerá ao Oscar
com `Adamá Meshugaat`
A indústria cinematográfica israelita
participará do Oscar com
"Adamá Meshugaat" (Terra Enlouquecida)
na categoria de longametragem,
concorrendo a melhor
filme estrangeiro em Fevereiro de
2007, em Los Angeles. A indicação
foi feita pela Academia Cinematográfica
de Israel, onde a fita competia
com `Aviva, minha amada",
uma das produções de maior sucesso
do cinema israelita. "Adamá meshugaat" do director
Dror Shaúl, conta a história de um menino de doze anos,
que morava em um kibbutz no sul de Israel, nos anos 70
e descobre que sua mãe era doente mental. Japão, França
e Alemanha participaram da produção do filme.
Fonte : Yediot Aharonot
14ª Quinzena de Dança de Almada
- 8ª Plataforma Coreográfica
Internacional de Almada
Decorreu de 28 de Outubro a 12 de Novembro de
2006, a 14ª Quinzena de Dança de Almada, que este
ano contaou com a presença da "Tami Dance Theatre
Company / Nimrod Freed" de Israel, que participou na
Gala e na Plataforma Coreográfica
Internacional. A companhia de dança
israelita apresentou dois espectáculos:
No dia 4 Nov, no Auditório Augusto
Cabrita, Barreiro; A Hole in
the View / Waltz behind the Fence,
de Nimrod Freed e no dia 8 Nov., no Teatro Maria Matos
em Lisboa, a Gala Internacional
Conferência no ISCSP
O Núcleo de alunos de Ciência Política do Instituto Superior
de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) em Lisboa,
tomou em mãos a iniciativa de fazer uma Semana
do Médio Oriente entre os dias 16 e 20 de Outubro.
No quadro de inúmeras temáticas incontornáveis no
quadro das actuais Relações Internacionais, esteve,
como não poderia deixar de ser, o tema do conflito Israelo-
Palestiniano a inaugurar a Semana. A conferência
subordinada ao tema "Israel, Palestina: Que Soluções?",
contou com as intervenções do Embaixador de
Israel, Sr. Aaron Ram e da Delegada-Geral da Autoridade
Palestiniana, Sra. Randa Nabulsi, moderada pelo
Prof. Dr. Hélder Santos Costa. Urgem mais iniciativas
como esta nos circuitos académicos para dar a
conhecer os dois lados do conflito.
"doclisboa 2006 - 4º Festival
Internacional de Cinema
Documental de Lisboa"
Decorreu de 20 a 29 de Outubro na Culturgest, o "doclisboa
2006 - 4º Festival Internacional de Cinema Documental
de Lisboa", que este ano faz uma retrospectiva
dedicada à obra de um autor. Neste contexto, esteve
presente no Festival o realizador israelita,
Amos Gitai que apresentou as suas duas
célebres trilogias documentais e que deu
uma Masterclass no dia 21 onde falou
sobre a sua extensa obra, com especial
incidência no seu método de trabalho e
nas duas trilogias.
Os filmes apresentados foram -"News
from Home/News from House", "Wadi
1981-1991", "Bait (House)", "Wadi Grand Canyon" e
"Une Maison à Jerusalém". Na secção do Festival "Mostrar
Trabalho" o "doclisboa" apresentou no dia 23 o filme
"Makom, Avoda", da realizadora israelita Nurith Aviv.
Fonte : Press - Embaixada de Israel em Lisboa
Mina Goldiak
em Lisboa
Lá em Israel
nem a gaiola é dourada
Tikvá 59 • 16 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Junho/Julho 13
Responsáveis do Vaticano e
de várias organizações judaicas
lançaram um apelo aos
governos a favor de "cuidados
paliativos sem restrições" para
doentes de HIV/sida. A iniciativa
surgiu no final de uma reunião do
Comité Internacional de Ligação
Católico-Judaico, que decorreu
na Cidade do Cabo.
A escolha da África do Sul deveuse
ao facto de o país ter uma das
mais altas taxas de infectados do
Mundo. No final do ano passado,
500 mil pessoas viviam com o
HIV e quase mil pessoas morriam
por dia, de acordo com dados nas
Nações Unidas. Mas no país há
também diversas respostas da
Igreja Católica e das comunidades
judaicas à pandemia - várias
instituições foram visitadas
pelos participantes na reunião.
No encontro, os responsáveis
prestaram atenção às razões
que levam à estigmatização dos
afectados. Vincaram também a
necessidade de o ensino religioso
sublinhar que "toda a pessoa possui
uma dignidade inviolável, pois
foi criada à imagem e semelhança
de Deus". Essa dignidade, acrescentam,
"nunca pode perder-se
ou ser arrebatada, independentemente
das circunstâncias ou da
situação das pessoas".
Em declarações à AFP, o vicepresidente
do Congresso Mundial
Judaico, Israël Singer, sublinhou
a importância do apelo
conjunto: "Trata-se de um acordo
importante, que mostra que
podemos trabalhar juntos, além
de ser um grande desenvolvimento
no diálogo entre judeus e
católicos", até aqui centrado em
questões teológicas.
"Este é um diálogo dos que querem
agir para salvar vidas", afirmou
Singer. "Judeus e católicos
têm um objectivo comum, que é
salvar da fome e das doenças a
humanidade criada à imagem de
Deus." De acordo com Singer, há
vontade de incluir também muçulmanos,
não deixando que a religião
fique refém de quem quer
atingir "objectivos violentos". O
comité é co-presidido pelo cardeal
alemão Walter Kasper, responsável
do Conselho Pontifício para a
Unidade dos Cristãos, e por David
Rosen, responsável das relações
inter-religiosas no Comité Judaico
Americano. Já na reunião anterior,
há dois anos, em Buenos
Aires, o comité decidira apoiar o
financiamento do fabrico de produtos
agro-alimentares, tendo
em vista a crise económica que
atingiu a Argentina.
António Marujo
Público 13/11/06 (extractos)
* Título da responsabilidade da redacção do Tikvá
Como é do conhecimento público,
o Irão organizou uma
exposição e um concurso internacionais
de caricaturas e desenhos
humorísticos sobre o Holocausto,
em "resposta" à publicação pela
imprensa dinamarquesa das caricaturas
de Maomé. A exposição
abriu em Agosto, no Museu de Arte
Contemporânea de Teerão, com
204 "obras" provenientes do Irão
e de outros países. Todas elas
estão disponíveis num site iraniano
e os seus autores foram
contemplados com uma estatueta
representando uma criança palestiniana
a lançar pedras sobre soldados
israelitas. O primeiro prémio,
no valor de 12 mil dólares foi
atribuído a um marroquino, Abdallah
Darkaoui, o segundo a um brasileiro
e a um francês ex. Aequo, e
o terceiro a um iraniano. Segundo
o ministro iraniano da cultura "a
grande vitória da exposição e do
concurso é ter quebrado finalmente
o tabu do Holocausto." Já para o
organizador da exposição, esta
terá lugar anualmente "até à destruição
de Israel". Convém lembrar
que o presidente do Irão, Ahmadinejad,
esteve presente em
Setembro na Assembleia-geral
das Nações Unidas, onde as suas
provocações contra Israel e Holocausto
foram aplaudidas por parte
da Assembleia, sem nenhum protesto
ou reacção oficial.
A C O N T E C E U N O M U N D O
Governo holandês
promete reprimir uso
de burcas islâmicas
Ogoverno holandês anunciou recentemente que irá
buscar uma forma de proibir o uso de burcas e
outros véus muçulmanos em lugares públicos do país.
Possivelmente será o primeiro país europeu a adoptar
essa proibição. O debate sobre os véus e sua suposta
influência na dificuldade de integração dos muçulmanos
vem mobilizando a Europa e já foi alvo de comentários
de líderes como o britânico Tony Blair e o
italiano Romano Prodi. Em Dezembro, o Parlamento
holandês aprovou uma proposta do deputado Geert
Wilders, de ultra direita, para proibir que as pessoas
cubram o rosto, em parte por questões de segurança.
Os parlamentares pediram à ministra da Imigração, Rita
Verdonk, que examinasse a viabilidade do projecto.
Verdonk disse que o fato de o véu ser usado por razões
religiosas pode colocar a nova lei em conflito com as
leis de liberdade religiosa da Holanda, mas sinalizou
que o governo buscaria uma forma de contornar isso.
"O gabinete considera o uso da burca indesejável, mas
não pode no momento cumprir uma proibição total",
disse ela após reunião do governo, segundo a agência
local de notícias ANP.
A actual legislação já limita o uso da burca e de outras
peças nos transportes e em escolas públicas, segundo
Verdonk, mas o gabinete vai discutir na próxima semana
uma ampliação da prorrogação. A comunidade islâmica
estima apenas cerca de 50 mulheres na Holanda
use a burca, que cobre da cabeça aos pés, ou o niqab,
um véu que cobre todo o rosto, excepto os olhos.Embora
habitualmente sejam tolerantes em questões sociais
-- estiveram entre os primeiros a legalizar o porte de
maconha, a prostituição e a eutanásia -, os holandeses
adoptaram nos últimos anos algumas das leis mais rígidas
contra a imigração na Europa. As tensões sociais e
religiosas cresceram nos últimos anos, agravadas pelo
assassinato do cineasta Theo van Gogh por um militante
marroquino-holandês em 2004. Grupos muçulmanos
da Holanda alegam que a proibição da burca só tornaria
a comunidade, com cerca de 1 milhão de pessoas, mais
isolada e vitimada, mesmo entre aqueles que não aprovam
o uso das vestimentas tradicionais.
"O que o governo está fazendo agora é totalmente
desproporcional ao número de mulheres que de facto
usam a burca", disse Ayhan Tonca, presidente de uma
coalizão de entidades islâmicas da Holanda.
"A legislação que já temos para proteger as pessoas
por razões de segurança é adequada", argumentou.
A holandesa muçulmana Hope disse usar o niqab porque
gosta. "Ninguém tem o direito de proibir. Se alguém decidir
que não posso vesti-lo, me sentirei tolhida."Alguns
países europeus já proibiram o uso de véus islâmicos em
determinados tipos de lugar, mas nunca houve no continente
uma proibição nacional.Em 2004, a França proibiu
o uso de símbolos religiosos em escolas, como crucifixos,
véus e solidéus judaicos, alegando que isso violava
o princípio da separação entre Igreja a Estado.
Alexandra Hudson
Fonte: Reuters
Prémio Nobel
de Química
O Professor Roger Kornberg
da Stanford University ganhou
o Prémio Nobel de Química
deste ano. Kornberg é meio israelita,
professor convidado da
Universidade Hebraica de Jerusalém
e a sua mulher, Yaheli
Lorch é uma cientista israelita.
Católicos e judeus
juntos contra a Sida
Irão distribui prémios para a
"melhor" caricatura sobre o Holocausto
Argentina pede prisão
de iranianos acusados
do ataque à AMIA
O juiz federal Rodolfo Canicoba Corral assinou ontem
a ordem de prisão para os ex-funcionários iranianos
acusados de haver planejado e organizado o atentado
de 1994 contra a AMIA - Associação Mutual Israelita,
de Buenos Aires. Em sua resolução, o magistrado
considerou o ataque como sendo de lesa humanidade.
A medida abrange o ex-presidente do Irão, Ali Rafsanjani
e uma ampla lista de funcionários de diversos
níveis. Entre eles o ex-chanceler Ali Abkar Velayatti, o
ex-comandante da Guarda revolucionária Moshen Rezal
e o ex-comandante das forças QUDS Ahmed Vahidi.
Também foram incluídos os nomes do ex-embaixador
iraniano na Argentina, Hadi Soleimanpour, o exagregado
cultural da embaixada iraniana Moshen
Rabbani,o ex-funcionário Ahmed Reza Ashari e exchefe
do Serviço de Segurança Exterior da organização
libanesa Hezbollah, Imad Fayez Moughnieh.
Fonte : Clarin/Associated Press
Irão: distintivos coloridos
para judeus e cristãos
Grupos de Direitos Humanos estão alarmados com
uma nova lei aprovada pelo parlamento iraniano, segundo
a qual judeus e cristãos no pais deverão usar
distintivos coloridos para serem identificados, juntamente
com outras minorias religiosas não muçulmanas.
A lei deve ser aprovada pela Corte Suprema. `Esta
é uma reminiscência do Holocausto, disse Rabbi
Marvin Hier, deão do Centro Simon Wiesenthal de Los
Angeles, `o Irão está se aproximando cada vez mais
da ideologia nazista. A lei exigirá também que todos
iranianos usem um tipo de roupa islâmica padrão
Fonte : Associated Press
Representantes de três religiões
oram juntos em Buenos Aires
Representantes das três maiores religiões da Argentina,
reuniram-se em Buenos Aires na Igreja de Santa
Catalina para rezar pela paz e reafirmar a convivência
e o diálogo na cidade de Buenos Aires e no país. O encontro
começou com uma missa e prosseguiu com
uma reza dos representantes das três religiões. O rabino
Sergio Bergman, do Templo Liberdade, presidente
executivo da Fundação Judaica, pronunciou a oração
pela comunidade judaica um dia depois de celebrar
o Yom Kippur. O professor Omar Abboud, secretário
geral do Centro Islâmico, rezou em nome dos
muçulmanos que vivem na Argentina, e padre Fernando
Giannetti, responsável pela arquidiocese de
Buenos Aires para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso,
orou pela igreja católica.
Fonte: AJN/TELAM/Iton Gadol
Tikvá 61 • 18 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Outubro/Novembro 19
Durante a semana passada,
aceleraram-se os esforços
para obter auxílio e espalhar a
consciência sobre a expulsão de
mais de meio milhão
de Judeus de países
Árabes e Muçulmanos.
Numa conferência
sobre este tema que
teve lugar em 22 e 23 de Outubro,
o Governo de Israel, que se
absteve de apoiar este esforço
oficialmente, anunciou que o irá
financiar e dar assistência.
Cerca de 900.000 Judeus foram forçados
a deixar as suas casas em
países Árabes e Muçulmanos no decurso
do séc. XX. O Alto-comissário
das Nações Unidas para os Refugiados
(UNHCR) afirmou por duas
vezes que os Judeus que escaparam
à perseguição em países Árabes
eram efectivamente Refugiados em
todo o sentido legal da palavra.
A Organização Mundial de Judeus
em Países Árabes, uma das
56 organizações que tomaram
parte no esforço,
estima que os Judeus
foram roubados
em mais de 100.000
milhões de Dólares em bens pessoais
e comunitários, pelos governos
Árabes e Muçulmanos.
"Mas não se trata de dinheiro",
disse Stanley Urman, directorexecutivo
da JJAC (Justiça para Judeus
em Países Árabes), "trata-se
de documentar a História Judaica
sobre este episódio e o seu legado"
Entre os objectivos da campanha
conta-se o estabelecimento de museus
em locais tais como Egipto e
Marrocos, a protecção to túmulo de
Ezra o Escriba, localizado em Batzra,
Iraque, e actualmente sob a
ameaça de destruição e a protecção
e devolução de 400 rolos de
Torah a apodrecer nas caves do
Museu do Iraque. Outro tema levantado
por muitos dos participantes
na conferência que emigraram
para Israel depois de terem sido
expulsos dos seus respectivos
países foi um apelo pessoal aos
Árabes que ainda vivem em campos
de Refugiados na região: "Quero
apelar aos meus camaradas refugiados",
disse um homem. "Perguntem
a vocês próprios: por que
razão estou ainda nestes campos?"
Saibam que estão a ser usados como
garantia e peçam ao vosso próprio
povo que faça como fez Israel,
permitindo-lhes reconstruir as suas
vidas e ir para a frente.
Onúmero de deputados e congressistas de origem
judaica no mundo alcançou um recorde histórico
em 2006 e se situa em 246, segundo informe do
Conselho Internacional de parlamentares Judeus (ICJP).
Trata-se de um aumento de 18% em relação à
2005. Estes números não incluem parlamentares israelitas.
Segundo o jornal Haaretz, as e eleições parciais
dos EUA elevaram o número de senadores judeus
de 11 para 13 e de congressistas de 26 a 30. A
Grã-Bretanha encabeça a lista do ICJP, com 59 membros,
18 da Câmara dos Comuns e 41 na dos Lordes
e entre estes últimos sete barões que receberam os
seus cargos por herança. Na sequência vem a França
e Ucrânia, com 18 cadeiras cada uma, Rússia com 13,
Brasil com 11 e Canadá e Hungria, com 10 cada um.
Com um deputado de origem judaica, Túnez é o único
país árabe que aparece na lista, criada em 1988. A
organização esclarece que em muitos casos não se
trata de `judeus`, segundo o conceito ortodoxo, e
sim de pessoas de `origem judaica`.
Fonte : AJN/EFE
A C O N T E C E U N O M U N D O
Lançada Campanha para procurar
Justiça para Refugiados Judeus
Recorde de deputados
e congressistas
judeus no mundo
O Congresso Judaico
Mundial denuncia
o anti-semitismo
Reunido em Paris, o Congresso Mundial Judaico
reuniu com representantes comunitários de 80
países. A tónica da reunião centrou-se na denúncia
do crescimento do anti-semitismo e no apelo
à mobilização para impedir o Irão de aceder à arma
atómica. O Congresso europeu apresentou
um relatório sobre "os incidentes e o discurso anti-
semita na Europa durante a guerra entre Israel
e o Hezbollah", feito com a colaboração das comunidades
judaicas dos 25 países do continente,
revelando a multiplicação do discurso anti-semita
na Europa, neste verão. Por sua vez o presidente
do Congresso Judaico Mundial, Edgard
Bronfman considerou o projecto do Irão de se dotar
da arma atómica, "o mais grave perigo desde
o Holocausto". "As intenções iranianas são claras:
trata-se de destruir Israel e de dominar o
Médio-Oriente. A neutralidade já não é uma opção
possível para o mundo civilizado."
E S P A Ç O A B E R T O
E m 1939 existiam
cerca de
cento e quarenta
mil Judeus
na Holanda. A maioria vivia
em Amesterdão, estando os
restantes distribuídos pelo resto
do país. Praticamente todas
as cidades Holandesas tinham a
sua comunidade Judaica e a sua
Sinagoga.
A cidade de Delft é famosa pela
sua faiança e por ter sido o local
onde nasceu o pintor Johan Vermeer
(autor do famoso quadro
Rapariga com Brinco de Pérola).
Poucos saberão que existe uma
pequena sinagoga em Delft que
é um marco cultural desta pequena
cidade.
Em 1821 foi formalmente oficializada
a comunidade Judaica celebrando-
se as festas e os demais
serviços numa casa privada.
Em 1840 existiam oitenta e
três Judeus e, em 1860, os mesmos
já totalizavam cento e noventa.
O aumento da comunidade
levou à construção de uma
Sinagoga na Koornmarkt,
uma das ruas
que atravessa o centro
da cidade. Em
1862 foi finalmente
construída a Sinagoga,
de acordo com o
estilo neoclássico,
em voga na época, e
passando, desde logo,
a ser um marco
da cidade e da comunidade
Judaica.
Na primeira metade
do século XX a comunidade,
ao perder
uma grande parte
dos seus membros
que se deslocaram
para as grandes metrópoles
vizinhas
(Haia e Roterdão),
solicitou a sua dissolução
ao Conselho
das Comunidades
Holandesas. Porém,
este pedido não foi
atendido e durante a
2.ª Guerra Mundial,
a maior parte dos membros que
ainda se encontravam na cidade
foram deportados para os campos
de extermínio.
A Sinagoga sobreviveu ao nazismo,
mas o interior da mesma
desapareceu, acabando o edifício
por ser vendido ao Município
de Delft em 1952.
Após este acontecimento,
a Comunidade
Judaica foi
dissolvida e os
seus membros oficialmente
integrados
na Comunidade
da Haia.
Desde então, a Sinagoga
foi declarada
monumento nacional
e alvo de um
restauro em 1974.
A partir de então
passou a funcionar
como centro cultural
e, de vez em
quando, celebramse
serviços religiosos.
Em 1996, a
Fundação para a
preservação da Sinagoga
de Delft,
entretanto criada,
procedeu a uma nova
remodelação,
tendo o edifício sido
reaberto em 2003.
O edifício demarca-se no seio da
rua onde se encontra. Aliás, foi
precisamente num Sábado de
manhã que me deparei com a
abertura da Sinagoga. Na mesma
realizava-se um concerto de
música clássica. De imediato dirige-
me e perguntei aos presentes
pelos responsáveis. Fui
imediatamente informado que o
Município é a entidade responsável
pela gestão do edifício e que
havia uma tentativa do mesmo
de celebrar as festas Judaicas.
Para tanto, tinha sido convidado
um Rabino de Roterdão para oficializar
os serviços de Rosh Hashaná
e de Yom Kippur.
A tentativa de criar o passado
judaico de uma cidade, que é um
marco no país e no mundo, pertence
aos próprios locais mais do
que aos poucos Judeus que ainda
vivem em Delft. Estes deslocam-
se às Sinagogas Liberal e
Ortodoxa da Haia para a celebração
dos serviços religiosos.
Nuno Wahnon Martins
A Sinagoga de Delft
Tikvá 61 • 20 Tikvá 61 • Outubro/Novembro Outubro/Novembro 21
Ano após ano, ao chegar a época
de Chanuká, em cada lar judaico
acendem-se velas para celebrar
eventos e milagres ocorridos há mais
de 2.200 anos na Terra de Israel.
A luz destas velas faz-nos recordar a
histórica vitória dos macabeus sobre
o poderoso império Grego.
E por falar em milagres…Será que
nos nossos dias eles já não acontecem?
Ao ler sobre os eventos milagrosos
que ocorreram com os nossos ancestrais
durante o Êxodo do Egipto, em
Chanuká ou Purim, esta pergunta
ocupa a nossa mente.
Na realidade, os milagres acontecem
diariamente na vida de cada um de
nós e a própria sobrevivência de Israel
e do povo judeu é prova disto.
Em breve festejaremos a festa de
Chanuká, a festa das luzes, e durante
oito dias o nosso mundo ficará iluminado.
Tanto quanto chanuká comemora
o passado, celebra também
o presente e o futuro, pois enquanto
comemora o milagre do pequeno jarro
de azeite, utilizado para o acendimento
da sagrada menora, este que
possuia a quantidade suficiente para
arder um dia, também imbuíu o
mundo com a esperança de que a luz
triunfará sobre a escuridão e a paz
sobre a guerra.
Israel e os judeus estão a passar por
um período sombrio, marcado por
terrorismo e violência. O anti-semitismo
voltou à tona em vários
países, acompanhado - sem disfarces,
desta vez por um forte sentimento
anti-israelita. Precisamos
mostrar ao mundo que Israel não esta
só, que o povo judeu e Israel são
um único povo, unido por laços indestrutíveis.
Este ano quando acendermos
a Chanukiá, nós judeus de
Portugal, do Mundo e de Israel estaremos
a acender as verdadeiras
luzes contra a escuridão da intolerância
- e entoaremos as nossas
preces para que a maldade e a violência
deixem de ser parte do vocabulário
dos homens.
Deixemos a luz penetrar nos nossos
lares e, mais ainda, dentro de nós
para que possamos traçar os nossos
objetivos para o futuro das nossas
famílias, da nossa Comunidade e do
nosso povo. Sozinhos, somos como a
primeira vela, sozinha na tarefa de
iluminar e divulgar o milagre.
Juntos e unindo esforços - somos
como a luminosidade do oitavo dia
da festa - espalhamos luz!
Que as luzes de Chanuká se disseminem
pelos quatro cantos do mundo,
iluminando a alma de todo o ser humano,
e que traga a tão almejada
paz, para Israel e para toda a humanidade.
Moré Laercio Hillel Pintchovski
Os primeiros
2 meses
dos cursos
Passados os 2 primeiros meses do início dos cursos,
é com alegria que constatamos e transmitimos a todos
os significativos resultados já obtidos. Foram 63
pessoas inscritas nos diversos cursos existentes para as
várias faxas etárias. Destes apenas 15% (era esperado
pelo menos o dobro deste percentual) "desistiu" ou não
iniciou a frequência, e em todos os casos constactados,
foi por motivo de indisponibilidade pessoal ou profissional
, mas nunca devido a insatisfação com o curso ou
com o projecto de ensino
como um todo, o
que para nós é também
uma grata satisfação.
São cerca de 92 alunos
a circular e frequentar
diariamente as aulas
que ocorrem de 2ª a
5ª feira das 17h30 às
21h00 na sedes do
Monte Olivete (crianças)
e na Biblioteca
Elias Baruel (jovens e
adultos).
Temos reunidas nestes
cursos várias gerações,
desde crianças dos 6
anos até a "geração de
ouro", que como
sempre dá o seu exemplo
e participa com todo
afinco e dedicação.
Os primeiros testes de
desempenho e aproveitamento
em algumas
turmas já foram
aplicados e os resultados
também foram
bem satisfatórios.
Esperando que estes
resultados e dinamismo
sigam no decorrer
do programa e do trabalho
do recém criado Departamento de Ensino Judaico da
CIL, aproveitamos o ensejo para sinceramente agradecer a
todos por todo apoio, esforço, confiança e dedicação manifestada,
especialmente àqueles que participam nos cursos
e que tão rapidamente contribuíram para tornar mais este
grande projecto numa realidade e em mais um relevante
serviço para a nossa CIL !
CURSOS 2006/2007
Bar e Bat Mitzvá
Curso preparatório para Bar- Mitzvá
Pedagógico e cerimónia
2ª Feira das 17h30 às 18h20
Local: Sede da CIL - Rua Monte Olivete
Curso preparatório para Bat- Mitzvá
Pedagógico e cerimónia
3ª Feira das 17h30 às 18h20
Local: Sede da CIL - Rua Monte Olivete
Hebraico
Língua Hebraica - Ivrit 1
Crianças Iniciantes - 6 a 9 anos
4ª Feira das 17h30 às 18h20
Local: Sede da CIL - Rua Monte Olivete
Língua Hebraica - Ivrit 2
Crianças Iniciantes - 10 a 14 anos
5ª Feira das 17h30 às 18h20
Local: Sede da CIL - Rua Monte Olivete
Língua Hebraica - Ivrit 3 - Adultos Iniciantes
3ª Feira das 19h30 às 20h30
Local: Biblioteca Dr. Elias Baruel - Sinagoga
Língua Hebraica - Ivrit 4 - Adultos adiantados
5ª Feira das 19h30 às 20h30
Local: Biblioteca Dr. Elias Baruel - Sinagoga
Língua Hebraica - Ivrit 5 - Curso Livre - Iniciantes
2ª Feira das 19h30 às 20h20
(para não membros da CIL)
Local: Biblioteca Dr. Elias Baruel - Sinagoga
Judaísmo e Religião
Conceitos Básicos do Judaísmo Módulos I e II
4ª Feira das 19h30 às 20h30
(somente para membros da CIL)
Local: Biblioteca Dr. Elias Baruel - Sinagoga
Curso Livre de Conceitos Básicos
do Judaísmo Módulos
2ª Feira das 20h30 às 21h30
(para não membros da CIL)
Local: Biblioteca Dr. Elias Baruel - Sinagoga
D E P A R T A M E N T O D E E N S I N O J U D A I C O
Uma Luz para todos
Magazine Metropolis
dedicado a Lisboa
Em Israel, o Magazine
METROPOLIS acaba de
publicar, totalmente em
hebraico, um excelente
número com ca. de 140
paginas, sobre Lisboa,
com dezenas de belas fotografias
e úteis indicações
dos lugares a visitar,
restaurantes, hotéis,
etc. Trata-se de uma publicação
regular, independente,
não subsidiada, em que cada número
é dedicado a uma cidade diferente. É
distribuída essencialmente a assinantes. A
parte mais interessante da publicação é os
textos, muito informativos sobre aspectos diferentes
de Lisboa, subscritos por autores israelitas
e portugueses de renome. O roteiro
turístico da cidade foi escrito por uma equipa
de redactores de Metropolis, que esteve para
isso em Lisboa. Os pedidos podem ser enviados
a eretz@eretz.co.il
O Grande Conspirador
David Liss
"Condeno-o à morte por enforcamento, Sr.
Weaver, pelo hediondo assassinato que praticou."
Ao ouvir a sentença do juiz, Benjamim
Weaver, judeu português,
antigo pugilista, actual caçador
de criminosos e futuro mestre
do disfarce, começa um dos
dias mais infelizes da sua vida.
Atirado para a terrível prisão
londrina de Newgate, Weaver
terá de empregar a sua considerável
energia e inteligência
para fugir para as ruas fedorentas
da capital. Na sua mente,
apenas um desejo: quem se
deu a tanto trabalho para o incriminar por
um assassinato que não cometeu? E as coisas
só vão piorar, como revela David Liss em
O Grande Conspirador, uma novela exuberante
na Londres do século XVIII, repleta de
acção, aventura, humor e uma teia de
conspiração que envolve os mais poderosos
do império britânico.
Clandestino
Eliette Abécassis
Colecção Dois Mundos - nº 274
No cais de uma estação de caminho de ferro,
uma jovem funcionária do Estado salva
da prisão um homem de aparência sólida,
quase brutal, que é na verdade um apátrida,
um trabalhador indocumentado. Clandestino
é a história do seu encontro, e do
modo como essas duas pessoas que tudo
parecia separar vão na verdade relacionarse.
Um relacionamento que nasce sob o signo
sombrio dos medos e das incompreensões
gerados por um mundo doravante
entregue à obsessão da segurança. A
melancolia e o desespero dos dois protagonistas,
a paixão assim experimentada por
duas personalidades à deriva, tudo isso a
autora nos descreve sem excessiva emoção.
E talvez nunca a ficção de
Eliette Abécassis tenha atingido
um tal grau de maturidade,
com uma escrita profundamente
trabalhada onde aqui e
além irrompem inesperadas
fulgurações. Uma história
eterna sobre as barreiras que
a sociedade impõe ao encontro
entre as pessoas, sobre a força
do desejo e sobre a solidão
que nada permite quebrar
R E L I G I Ã O
22 Tikvá 61 • Outubro/Novembro
A CIL NA TV
RTP 2
29 de Novembro - 4ª Feira - 18h30
Programa Fé dos Homens
A Cultura Judaica
29 de Janeiro - 2ª Feira - 18h30
Programa Fé dos Homens
Tema a definir
4 de Fevereiro - Domingo - 9h00
Programa Caminhos
Tema a definir
Eventual mudança no horário da emissão
é de total responsabilidade da emissora.
Quer estudar Talmud ou saber mais
sobre esta obra fundamental da nossa Torá?
Venha saber mais sobre ciclo mundial DAF YOMI
De 2ª a 5ª feira - às 08h30 na nossa Sinagoga.
Grupo de Estudos sobre a Parashá da semana
Todas as 6ªs feiras às 18h00 na Sinagoga. Aberto a todos.
Coordenação: Alain Hayat
Tikvá 61 • Outubro/Novembro 23
Participe nos Serviços Religiosos da nossa Comunidade
6ªs feiras às 19h00 Sábados às 9h00
Venha e traga toda a sua família !
A partir de meados
de Setembro,
o nosso amigo
Inácio Steinhardt iniciou na Internet
um blog sob o título
História das Palavras, com
artigos curtos, muito interessantes
e evidenciando a vasta
cultura do autor. Cerca de 1000
visitantes em apenas 15 dias
Ver em steinhardts.blogspot.com
A S N O S S A S S U G E S T Õ E S
Durante as obras de restauro da
nossa Sinagoga em 2003
/2004 foi constatado que o importantíssimo
e valioso património que
temos nos objectos de culto estão
num estado lastimoso de degradação.
Muitos não podem ser usados,
alguns já não têm recuperação.
Estes objectos constam essencialmente
em Rimonim (adornos de
prata dos Sifrei Torah), Mapot (as
cobertas bordadas), Etz Chaim
(eixos dos próprios Sefarim), 24
Meguilot Esther, 8 "Yad" le Sefer
Torah (Torá
Reader) e
vários Meilim
(mantos
dos Sifrei
Torah). A
m a i o r i a
destes objectos
são muito antigos e todos foram
doados pelas várias Famílias
que faziam parte da Comunidade de
então. Infelizmente, nunca foi encontrado
um inventário completo, e
há muito pouca informação sobre o
seu historial - de que anos datam,
por quem foram doados. etc.
Trata-se de objectos que constituem
um património de enorme valor,
tanto monetário como histórico;
na verdade, muitos dos objectos
datam de há vários séculos. São objectos
sagrados. Por isso, temos o
dever de os cuidar e lhes restituir a
condição para que possam ser usados
no nosso culto.
Após ter encontrado este "cenário",
a nossa querida correligionária Sonia
Huli Bernfeld deitou mãos à
obra, e ao longo dos últimos dois
anos tem-se dedicado incansavelmente,
com muita paciência e carinho,
ao levantamento - inventariação
e avaliação da condição
destes objectos. Ela própria desenhou
o que encontrou, fez um registo
muito cuidado, e tendo alguns
conhecimentos sobre joalharia, limpou
e arranjou o que pôde.
Com a ajuda de alguns membros da
Comunidade já foi possível restaurar
9 dos 26 pares de Rimonim existentes
e um Keter Torá (Coroa). Esta
infelizmente já não teve recuperação,
mas devido à generosidade
de um membro da família que a
doou foi possível a reprodução integral
de uma nova.
Já foram gastos cerca de 9.500 Euros
no restauro de alguns destes
objectos preciosos, e são precisos,
só para o restauro dos 18 pares de
Rimonim restantes mais 15.000 Euros.
Os nossos
recursos financeiros
são insuficientes
para o
efeito, uma vez
que nem sequer
temos um orçamento
equilibrado
para as nossas
despesas
correntes.
Assim, pretendemos
convidar
os correligionários,
interessados em preservar o
nosso património, a contribuir para
o nosso objectivo: dar o devido relevo
público ao património histórico
da nossa Comunidade. As contribuições
que pretendemos obter podem
destinar-se ao restauro de um objecto
específico, ou ao projecto de
restauro global que pretendemos
levar a bom termo no decurso dos
próximos anos.
Temos muito trabalho pela frente!
Ajude-nos a realizá-lo!
Contamos consigo!
COMUNICADO
IMPORTANTE
Na altura das obras de restauro da
nossa Sinagoga durante os anos de
2003/2004 enviámos circular a solicitar
até a data limite de 7/10/03 a retirada
de todos os pertences das gavetas,
afim de que pudéssemos realizar
o devido restauro das mesmas.
Finda as obras de restauro e passados
já 2 anos da comemoração do
centenário da nossa Sinagoga,
constatamos ainda a existência de
vários objectos pessoais (livros, talitot
e outros) alguns inclusive identificados
e que se encontram guardados
na nossa Sinagoga.
Comunicamos então que, caso estes
objectos não sejam reclamados impreterivelmente
até ao próximo dia
29/12/06, a Direcção da CIL reservar-
se-á o direito de decidir o destino
definitivo a dar a este espólio.
Agardecemos pela atenção e compreensão.
SHALOM!
A Direcção
CAMPANHA DE RESTAURO DOS OBJECTOS RELIGIOSOS
AJUDE-NOS A RESTAURAR OS OBJECTOS DE CULTO DA NOSSA SINAGOGA SHAARÉ TIKVÁ !
Favor enviar a sua generosa
contribuição para:
Comunidade Israelita de Lisboa
Rua do Monte Olivete, 16 R/C
1200-280 Lisboa - Portugal
Se preferir, pode enviar a sua contribuição
através de transferência
bancária para:
BANCO BES
NIB: 0007 0006 0000 5570009 02
Em ambos os casos, favor especificar:
Fundo Sinagoga
Para mais informações contacte:
e-mail: administrativo@cilisboa.org
Tel. 21 393 1130/ Fax 21 3931139
Futuro Promissor
No dia 22 de Outubro, o Dr. João César das Neves esteve no Maccabi
para falar sobre um assunto de bastante interesse a todos que
cá vivem: o futuro de Portugal. Quem esteve na palestra saiu satisfeito
com as previsões optimistas do economista. Para o Dr. João César das Neves, o país já
esteve em situações piores e neste momento está a andar para frente.
Embaixador de Israel no Maccabi
O embaixador de Israel em Portugal, Aaron Ram, foi o convidado especial de
um Oneg Shabat realizado no dia 27 de Outubro no Maccabi. O embaixador fez
uma esclarecedora análise sobre a situação de Israel e alertou para os perigos
que o Estado Israelita enfrenta actualmente.
Mais notícias do Médio Oriente
No dia 29 de Outubro, os sócios
e amigos do Maccabi tiveram
mais uma oportunidade
de ouvir um especialista a falar da
condição de Israel nos dias de hoje e os
conflitos naquela região. O jornalista João
Pereira Coutinho proferiu uma palestra
sobre a actual situação do Médio Oriente,
dando ênfase a complicada posição de Israel.
Para o palestrante, o país é como
uma "pedra no sapato" para muita gente.
Um pouquinho da
Grécia em Portugal
Cerca de 35 pessoas
participaram
do jantar grego
realizado no sábado,
dia 11 de
Novembro. Além
do buffet, com ingredientes
vindos
directamente da Grécia, houve apresentação
de dança típica e as pessoas presentes arriscaram alguns passos
de dança. O Maccabi manteve a tradição da quebra de pratos, o que
animou ainda mais a festa.
Actividades Sociais e Culturais
Movimento Juvenil Dor Chadash de Lisboa - Ano V
A cada semana um novo participante! Mais de 80 jovens já participam. Agora só falta você !
Actividades todos os domingos, das 15h00 às 18h00 no Maccabi Country Club
Jovens e crianças a partir dos 3 anos | Participação: 5 € por semana
Descontos especiais na compra de senhas antecipadas
Coral Etz Chaim - Ano IV Coral Musical representativo da CIL
Para adultos entre os 20 e os 60 anos
Encontros semanais - às 3 ª e 5ª feiras, das 19h00 às 20h30 - Monte Olivete
UPEJ - União Portuguesa de Estudantes Judeus
Super actividades mensais para jovens entre os 18 e 30 anos
DANÇA ISRAELITA NO MACCABI
Sempre com novas danças e coreografias do folclore israelita!
TODOS OS DOMINGOS NO MACCABI
DAS 12H30 ÀS 13H30 - HARKADÁ
CURSO LIVRE DE DANÇA FOLCLÓRICA ISRAELITA PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 7 ANOS
DAS 18H30 ÁS 19H30 - LEHAKAT HAMACCABI | GRUPO DE DANÇAS - COREOGRAFIAS
PARA JOVENS DOS 12 AOS 25 ANOS
DIRECÇÃO: LILIAN PRIST
ATENÇÃO ! NÃO SÓCIOS DO CLUBE PAGAM UMA TAXA ESPECIAL DE PARTICIPAÇÃO !
Mais informações e inscrições através da nossa secretaria.
Participe nas actividades e eventos da nossa Comunidade, pois a nossa Comunidade é você.
A S N O S S A S A C T I V I D A D E S
24 Tikvá 61 • Outubro/Novembro
Grupo Guil Hazaav - Ano IV (Idade de Ouro)
Não perca mais tempo ! Venha participar connosco !
Actividades Especiais Permanentes (música, ginástica, palestras, passeios ...)
Para adultos a partir dos 60 anos | Encontros semanais às 4ªs feiras, das 15h30 às 17h00
Sede no Monte Olivete | Participação: 5,00 €
MACCABI COUNTRY CLUB
3ª a 6ª Feira - Das 9h00 às 17h00
Tel: 21 9111188 - Tratar com Rosina | maccabi@netcabo.pt
Tratar com Rosina
Agenda
Escolinha de Futebol
A escolinha de futebol do
Maccabi continua e promete
formar grandes jogadores.
Participe, traga seus filhos.
Mais informações na secretaria
do clube.
26 de Novembro | 15h
O já tradicional Shuck do
Maccabi promete ser um
sucesso. Este ano, novos
produtos serão vendidos e
surpresas estão a ser
preparadas. Não deixe de
participar e contribuir para o
crescimento do nosso clube.
3 de Dezembro | 16h
A fórmula de Deus
Este é o nome do mais recente
livro de José Rodrigues
dos Santos. E para
falar sobre este novo trabalho,
o autor vai estar no
Maccabi para uma
palestra, seguida de uma
tarde de autógrafos.
Informações: 21 911 11 88
O Maccabi
é a sua casa!
Tikvá 61 • Outubro/Novembro 25
H O M E N A G E N S
Participe nestas homenagens. Actualize os seus registos junto da nossa secretaria através do tel. 21 393 1130
de 2ª a 5ª feira - das 14h00 às 17h00 | administrativo@cilisboa.org
26 Tikvá 60 • Agosto/Setembro
N A H A L O T
2 DEZEMBRO Aló Levy 11
Messoda B.Esaguy 12
Yolande Cohen 12
Mery Tangi Israel 13
Matilde Presente Spieguel 14
Pinhas Segal Levy Bem Haim 14
Ida Helena Aberlé 14
Oswald Levy 14
Joshua Amram 16
Erika Draiblate 17
Simy Azavey Azancot 17
Helena Kaezar 17
Menahem Adrahi 17
9 DEZEMBRO Joachim Draiblate 18
Shlomo Bekerman 18
Fraim Adrahi 19
Paulo Cymerman 19
Szindla Goldrajch 20
Simy Benzmien Barreiros 20
Maximiliano Bachman 21
José Tuati 21
Isaac Marques 21
Mazaltob David 22
Alegria Obadia 23
16 DEZEMBRO Clementino Benoliel de Carvalho 25
Jacob M. Sequerra 27
Raquel Toledano 27
Myriam Fresco dos Santos 27
Theodor Richheimer 28
Lúcia Terlo 29
Alegria Bendelac 29
Margot Berkowitz 30
TEVET
23 DEZEMBRO Mordehai Audaj 2
António Monteiro Azancot 2
Raquel Tangi Bitton 3
George Herzfeld 3
Elias Isaac Tuati 5
Branca Azancot Bensimon 5
Elias Ritvo 5
Ilse Maria Friman Loewenthal 6
Moisés Libermann 7
Abrahão Obadia 8
30 DEZEMBRO Harry Bendi 9
Branca Araújo 9
Hilda Benatar 9
Samuel Marques 11
Alfonso Cassuto 11
Menasse Bensimon 12
Moisés Cagi Ruah 12
Abraham Bensimon 12
Adolfo Stieglitz 12
Jacob Adrahi 13
Pauline Muginstein 14
Semtob Querub 14
Leon Juda Katzan 15
6 JANEIRO Hannah Gabriel Benoliel 16
Simy Benoliel Israel 16
Isaac H.Levy 17
Esther Helhazar 17
Symche Friman 18
Esther Sara Yarus Bar Deborah 18
Ugo Basola 19
Salomão Marques 19
Sara Seruya 20
Sara Azancot 20
Samuel Sequerra Bar Moshé 20
Lily Glaser Aberlé 21
Itzhak Katzan 21
Josef Kofler 21
13 JANEIRO Moisés Bentes Ruah 23
Amélia Esaguy Coimbra 24
Adolf Nojmark 24
Miriam Sebag Seruya 25
Melita Friedberg 26
Chuna Jablonski 26
João Freudenthal 26
Esther Benoliel Ruah 27
Rosalia Friman 27
Ketty Azun Uzan 27
Arthur SJosef Assor 29
Mazaltob Levy 29
Myriam Mayper 29
SHEVAT
20 JANEIRO Rafael Israel 1
Rosel Feist 1
Moisés Benodis 2
Rebecca Abuaf Huber 3
Miguel Smith Carvalho 3
Gizela Kaczor de Egyed 3
Lopo (Wolf) Steinhardt 3
Moisés David Kummer 4
Lea Monderer 5
Miriam Sequerra 5
Elias Sabat 5
Miriam Jaffé Azriel 5
Nathan Stopnitzki 7
Saul H.Katzan 7
Clara Amar da Silva 7
27 JANEIRO Regina Rosenthal 8
Jaime Bensimon 8
Meir Abraam Bensusan 8
Dário Taranto 10
Esther SequeIsaac Sequerra 11
Colombo T.Stern 11
Jacob Obadia 12
Moisés Assayag 12
Simy Esaguy 12
Lídia Buzaglo Vieira de Castro 12
Judith Levy 13
Ester Henriques de Sousa 13
Mazal Tov !!
Os nossos parabéns e os votos
de muitas felicidades a todos !
ANIVERSÁRIOS
DEZEMBRO
Johanna Luis 1
André Levy 2
Sílvio Korish 3
Marcelo Benasulin 4
Samuel Bensimon 5
Laércio Pintchovski 5
Lucie Levy 10
Rosa Maria Banon de Jesus 12
Ruben Obadia 13
Samuel Tuati 13
Guilherme Grossman 14
André Brodheim 18
Emma Benasulin 18
Patricia Zisman 20
Esther Mucznik 25
Amit Schliesser 25
Sarah Hayat 27
Graça Bachmann 27
Raquel Arié 29
JANEIRO
Débora Ettner 4
Daniela Mitrani 5
Sylvia Loretta Lakeland 6
Rafael N. Benoliel Carvalho 7
Richard Markovitch 7
Ana Weinberg 7
Marian Chilber Izydorczyk 12
Daniela Fernandes Teruskin 13
Mordechai Atzmon 15
Vera Spiegel 17
Helena Finkelstein 19
Sofia Tuati 19
Clara S. T. Freitas Lomelino 20
Clara Kopejka Cassuto 21
Ana Cristina Anahory Garin 21
Leonor Obadia B.Martins Benodiz 23
Samuel Obadia 23
Jonathan Pintchovski 24
Joaquim Vaz Morão 25
Edmundo da Silva Pereira 26
Ralf Pinto 28
Rivca Alt-Livni 29
Mara Lucia Kuminsky 30
Patricia Bensaude Fernandes 31
Kylie Koshét 31
FEVEREIRO
Dov Goldrajch 04
Rivka Grozovinski 06
David Bernfeld 07
Marcia Horn Albuquerque 08
Ester Benezra Alcântara 09
Igor Catran 09
Isak Jafe Azriel 14
Yvete Davidofe 16
Avinoam Rosenberg 18
David Botelho 18
Mery Ruah 19
Zina Lieberman 20
Dany Prist 21
Jona Joanes 24
Marcos Prist 24
Maria Antonieta Santos 25
Ana Bekerman 26
Miriam Glasberg 28
Jaime Samuel Joanes 28
MAZAL TOV e muitas felicidades ao nosso querido amigo e colaborador
Bernardo Abecassis - agora Binyamin após o sucesso da sua tão
almejada conversão realizada recentemente pelo Beit Din do Rabinato
de Israel. É de salientar o grande esforço e determinação do candidato,
bem como o importante apoio e colaboração do Rabino Boaz
Pash neste processo
NASCIMENTO
Marcos Alexandre Sechter Ruah nasceu em Lisboa no dia 27 de Outubro
de 2006 - 5 de Cheshvan de 5767. Filha de Fany e Carlos Ruah.
Lia Mitrani nasceu em Barcelona no dia 19 de Outubro - 27 de
Tishri - filha de Daniela Cesana Maissa Mitrani e de Roberto Mitrani e
neta da nossa querida Laura Cesana.
NOTA DE FALECIMENTO
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do
Sr. Salomão Rosenfeld Z´L (Q.D.T)
No dia 29 de Setembro de 2006 - 7 de Tishri de 5767
Apresentamos as nossas sentidas condolências à Família enlutada
TIKVÁ
Envie os seus textos e sugestões para TIKVÁ até ao dia 30 de cada mês.
Rua do Monte Olivete, 16 r/c. esq. 1200-280 Lisboa | e-mail:tikvá@cilisboa.org
A quem se dirigir
Horário de funcionamento da Secretaria
Segunda a Quinta-feira, das 9h00 às 17h30
Sexta-feira e vésperas de festas judaicas, das 9h00 às 13h00
Horário de almoço
das 13h00 às 14h00
Atendimento ao público
Segunda a Quinta-feira, das 13h00 às 17h30
Os espaços para reuniões devem ser agendados
com aviso prévio, mínimo de 48 horas
Tesouraria
Maria João Geraldes
tesouraria@cilisboa.org
Telf. 213 931 134
Atendimento de Segunda a Quinta-feira, das 10h00 às 13h00
Telf. 213 931 130 | Fax 213 931 139
Director Executivo
Marcos Prist
director@cilisboa.org
Departamento de Ensino Judaico
Moré Laercio Hillel Pintchovski
more@cilisboa.org
Movimento Juvenil Dor Chadash
dorchadash@cilisboa.org
Secretária
Estrella Assayag
administrativo@cilisboa.org
Visite o nosso site: www.cilisboa.org
Direcção
Presidente Jose Oulman Carp
Vice-Presidente Esther Mucznik
Vice-Presidente Ronald Brodheim
Tesoureiro José Salomão Ruah
Secretário Eva Ettner
Vogal efectivo Clara K. Cassuto
Vogal efectivo Charles Arie
Vogal efectivo Sonia Bernfeld
Vogal efectivo Arnaldo Grossman
Vogal Suplente Salomão Kolinski
Vogal Suplente Vera G. Ferreira
Mesa da Assembleia Geral
Presidente Moisés Bendrao Ayash
Vice-Presidente Mordechai Atsmon
1º Secretário Nuno Wahnon Martins
2º Secretário Diana Ettner
Conselho Fiscal
Presidente Samuel Tuati
Vogal Efectivo David Bentes Ruah
Vogal Suplente Guilherme Grossman
Presidente Honorário Dr. Samuel Ruah