Comunidade Judaica do Algarve

Jewish Community of Algarve

Cemitério / Cemetery

Fotografias

Photos

Visitas - Cemitério Judaico de Faro

Jewish Cemetery in Faro - visits

 ___________________________________________________________________________________________

 

Cemitério Judaico de Faro (1838 a 1932) no Algarve em Portugal.
O Cemitério contém 107 túmulos , restaurados em 1992.

Um acervo histórico para visitas foi organizado ao lado da parede Oeste do cemitério, com a fachada alinhada com os 18 ciprestes que foram plantados na frente do cemitério em 1993 em honra ao humanitário Português da segunda guerra mundial, Dr. Aristides de Sousa Mendes.

O mobiliário preservado de uma de duas Sinagogas originais, que serviram 60 famílias da comunidade Judaica de Faro no século 19 e 20 é a peça central deste acervo, uma Sinagoga na qual um Casamento e um Bar Mitzvah (confirmação dum rapaz com idade de 13 anos) se efectua. Presente em exibição estão modelos convenientemente vestidos a representarem os respectivos papeis.

O acervo abriga livros valiosos, documentos e artefactos judaicos, coleccionados nos últimos 15 anos e presentemente em armazém. Na recepção há um balcão de vendas com artigos judaicos, livros, vídeos, lembranças, etc.

O Cemitério regularmente atrai grupos de crianças de escolas e turistas de todas as partes do mundo. O livro dos visitantes comprova o espírito de serenidade sentida pelos visitantes do cemitério – que reflexão maravilhosa sobre o Judaísmo! O pequeno museu fascina com a sua cópia fac-simile do Pentateuco imprimido em 1487 em Faro, por Samuel Gacon; a peça exibida do Torah numa caixa envidraçada; a luz eterna de 1870, que comemora Joseph Sicsu, etc. etc. Imagine o impacto e o valor educacional de se poder ver um Bar Mitzvah e um casamento num cenário em tamanho natural! Que benefício para o Judaísmo e para o turismo em Portugal!

VENHA VISITAR O NOSSO O CEMITÉRIO

 

   

  


Contactos/Contacts :

Tel: +351 289 829 525

Fax : +351 925 071 509

  a_a_valente@sapo.pt

 

Home
Feedback
TOC / Mapa
Search / Pesquisa
Links